Canais de distribuição: o que são, tipos e importância para empresas

Cada vez mais o comportamento de consumo dos clientes tem mudado, principalmente pela facilidade de acesso às informações e às propagandas. Assim, quando um potencial lead vê um produto seu na internet ou na televisão e deseja comprá-lo de imediato, ele consegue encontrar facilmente em alguma loja? Se realiza a compra pela internet, ela chegará dentro do prazo?

Essas dúvidas são ligadas aos canais de distribuição da sua empresa, ou seja, como os produtos são entregues, os prazos, as quantidades, a qualidade e a integridade dos itens, a localização e mais. Confira o post abaixo e entenda tudo sobre o assunto.

O que são?

Os canais de distribuição são utilizados por organizações que precisam entregar seus produtos aos consumidores. Dessa forma, entregam nas quantidades corretas e dentro do horário previsto. Alguns pedidos podem ser distribuídos por intermediários, como representantes, empresas atacadistas ou varejistas.

Na prática, são diversos processos e ações vinculados a essas entregas. Quando as organizações não conseguem realizar essas atividades, contratam empresas, terceirizando parte dos processos logísticos.

Entenda também o que é logística de distribuição: importância, como funciona e etapas.

Como funciona um canal de distribuição?

As empresas fabricantes avaliam e procuram a melhor forma de distribuição, considerando custo-benefício, agilidade e qualidade na entrega, além da preservação dos itens a serem enviados.

Os canais de distribuição também precisam realizar a coleta de produtos devolvidos pelos clientes e levá-los ao fabricante. Esse processo reverso também deve ser considerado pela empresa, tanto pelo custo quanto pelos processos de coleta.

Qual a importância dos canais de distribuição para as empresas?

Os canais de distribuição estão diretamente ligados à experiência do consumidor, afinal, quanto mais rápido ele recebe um pedido, mais satisfeito com a empresa ele fica e maiores são as chances de ele voltar a comprar com ela.

Da mesma forma é com a compra na loja física, se ele viu o produto em uma propaganda na televisão ou na internet e encontra o item com facilidade nas lojas da cidade em que mora, a experiência de compra é otimizada.

O custo-benefício é outro fator a ser considerado. Assim, se a empresa consegue reduzir esses custos e pode abaixar os preços estipulados pelos seus produtos ou serviços, garante maior competitividade de mercado e melhores vendas.

Quais os principais tipos?

Existem três tipos diferentes de canais de distribuição. São diferenciados pela forma da entrega, sendo possível entregar diretamente, por meio de intermediários ou ainda de forma híbrida. Confira-os abaixo:

Direto

Conhecido como canal direto ou distribuição direta, ocorre quando a empresa produtora realiza a entrega diretamente para o consumidor final. Assim, a própria fabricante cuida de todos os processos logísticos e da cadeia de compartilhamento, desde o fornecimento e venda à entrega.

Confira também: Demanda de mercado: entenda o que é, quais os tipos e importância

Indireto

Conhecido também como distribuição indireta, ocorre quando as entregas são realizadas por intermediários. A intermediação pode ser feita por uma loja, um franqueado, um representante comercial e mais. Dependendo da estratégia de cada empresa, é possível ter vários intermediários entre os canais de distribuição, resultando em um número maior de clientes atendidos.

Híbrido

Na modalidade híbrida, há uma mistura dos canais direto e indireto, dessa forma, a empresa consegue alcançar diferentes consumidores. Nesse tipo, a companhia mantém contato com os clientes, além de fazer a divulgação da marca e dos produtos.

A diferença é que a venda e a entrega são realizadas por distribuidores autorizados. Inclusive, você pode utilizar geotags para que os clientes possam encontrar essas lojas com facilidade.

Como escolher o melhor para sua empresa?

É possível investir em canais de distribuição para melhorar a experiência dos seus clientes. Confira algumas dicas e entenda qual a melhor opção para investir.

Localização

Considerar a localização dos seus clientes é o primeiro passo para saber onde suas entregas serão realizadas, para isso, utilize estratégias de marketing de geolocalização. Assim, você consegue alcançar seu público-alvo e também encontrar empresas que possam fazer parte dos seus canais de distribuição nessas regiões.

Estoque e logística

Ter um setor de logística na sua empresa é muito importante, assim, você sabe exatamente quantos produtos tem no estoque e como deve entregá-los. Caso precise contratar transportadoras terceirizadas, verifique os prazos de entrega, os meios de transporte e de armazenamento dos produtos, garantindo a qualidade e integridade dos seus itens.

Custo-benefício

Se a sua prioridade é custo-benefício, faça orçamentos e análises sobre todos os custos dos canais de distribuição para que o produto chegue até seus consumidores.

Por fim, canais de distribuição são essenciais para as empresas que precisam entregar seus produtos aos clientes, independentemente se a entrega for diretamente ao consumidor final, a lojas, a atacados e mais. Essa entrega ou a facilidade de encontrar seus produtos estão diretamente ligados à experiência dos seus consumidores. Caso a experiência tenha sido positiva, podem voltar a comprar e se fidelizar à sua marca.

Você também pode se interessar: Dados demográficos: como utilizar nas estratégias da sua empresa

Gostou do conteúdo? Continue no nosso blog e conheça outros artigos sobre estratégias, segmentos, geomarketing, pesquisa de mercado e mais. Aproveite para conferir também 5 estratégias atuais para encontrar clientes em potencial. Até lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário