Segmentação comportamental: importância, tipos e vantagens

A segmentação comportamental é uma estratégia de marketing antiga, mas somente agora com as tecnologias e marketing digital que essa estratégia tem sido utilizada de forma eficiente e prática.

Você conhece o comportamento de consumo do seu público-alvo? Com a segmentação comportamental, você consegue saber o que eles compram, com que frequência utilizam, qual a linguagem que se comunicam e a melhor forma de abordá-los e oferecer o que eles precisam. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

O que é a segmentação comportamental?

Originado do termo inglês Behavioral Targeting, a segmentação comportamental é um conceito de marketing que envolve a coleta e análise de dados relativos ao comportamento do público-alvo. Dessa forma, segmentando os anúncios e ações que serão direcionadas para cada grupo. Conheça algumas características dos perfis que são avaliados na coleta de dados:

  • Gastos regulares: saber os gastos da sua persona, te dá uma ideia do quanto eles estão dispostos a gastar com seus produtos. Esse fator deve ser considerado ao estipular os preços;
  • Marcas favoritas: conhecer as marcas preferidas pelo seu público-alvo, permite que você analise como diferenciar seus produtos e até mesmo sua empresa;
  • Área de atuação profissional: a profissão do seu cliente interfere diretamente no seu comportamento de consumo. Afinal, seu trabalho pode demonstrar seu círculo social, o que gostam de consumir, onde gastam seu dinheiro e mais;
  • Assuntos de interesse: as pessoas costumam consumir tudo o que é relacionado aos seus assuntos de interesse. Se o seu público-alvo gosta de pets, tudo o que aborda essa temática estará no seu radar de compra, desde comedouros até hotéis e cidades pet friendly.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da segmentação comportamental é a capacidade de fornecer campanhas altamente personalizadas para o seu público-alvo. Afinal, ao realizar a coleta e fazer uma boa análise de dados, você consegue entender o gosto do seu público-alvo para saber como abordá-lo. Essa estratégia apresenta grandes impactos nas vendas.

Imagem preta e cinza, com contornos rosas, emojis e circulo azul, a imagem é composta com um homem representando um social mídia, anunciando algo, passando uma mensagem para atrair pessoas! A imagem é um estilo de recorde.

De modo geral, investir nesta estratégia apresenta outros benefícios, como aumento da taxa de cliques e das taxas de conversão. Além de compreender melhor os gostos da sua persona, melhorando seu relacionamento com seu público.

Apesar de apresentar muitas vantagens, a segmentação comportamental possui desvantagens, como falta de previsibilidade do comportamento de consumo das pessoas, que costuma mudar constantemente. Além de ser necessário saber manusear e analisar os dados para não chegar em resultados incorretos.

Confira também: Segmentação demográfica: o que é e qual a sua importância

Conheça os tipos de segmentação comportamental

Existem quatro tipos, confira:

  1. Segmentação comportamental por ocasião: acontece quando o produto ou serviço é adquirido para uma ocasião particular;
  2. Orientada ao uso: esse método leva em conta a frequência e a intensidade com que o consumidor utiliza o produto;
  3. Segmentação geográfica: separa os clientes conforme sua localização, como região, cidade ou estado;
  4. Orientada para os benefícios buscados: a segmentação se dá de acordo com os benefícios que o cliente busca;
  5. Lealdade orientada: são os consumidores que já são fiéis a sua marca. Essa métrica está relacionada às taxas de retenção.

Por que fazer uma segmentação comportamental?

Ao utilizar esta estratégia, gera-se uma conexão mais profunda com seus consumidores, pois você sabe a melhor forma de se comunicar e que tipo de produto ou serviço oferecer para atender suas necessidades.

O aumento nas vendas e na lucratividade resultam da compreensão dos consumidores e da oferta do que eles necessitam ou desejam, tornando a negociação mais fácil e promovendo a fidelização e o engajamento com a sua marca.. Veja 5 estratégias para encontrar clientes em potencial.

Como fazer uma segmentação comportamental na sua empresa?

Veja como fazer, conquistar novos leads e aumentar suas vendas:

1. Traçar os objetivos

O primeiro passo é traçar os objetivos. Por qual motivo fazer a segmentação comportamental? Reflita sobre os tipos de ações que você pretende realizar com essa estratégia, como vai beneficiar sua empresa e monte o seu plano de ação.

2. Analisar os dados

Saber como analisar os dados é uma das etapas mais importantes do processo, para isso utilize ferramentas de inteligência, ou ainda contrate empresas especializadas em análise de dados. Assim, você consegue ter insights baseados em dados precisos, resultando em estratégias eficazes.

3. Estabelecer estratégias para cada grupo

Após segmentar seus clientes trace estratégias diferentes para cada grupo, e procure alcançar cada um deles de forma precisa, conforme as características já levantadas. Dessa forma, é possível alcançar resultados melhores. Além disso, utilize o geoprocessamento para otimizar as metas de vendas.

Segmentação psicográfica x comportamental

Apesar de parecidos, na prática, os dois conceitos são bem distintos. A segmentação psicográfica considera os aspectos comportamentais, porém de uma forma profunda, focando no entendimento do comportamento humano. Enquanto a segmentação comportamental é focado nas ações e não nas motivações de consumo.

Você também pode se interessar: Inteligência de Mercado: como transformar informação em poder de decisão.

Concluindo, a segmentação comportamental é uma estratégia de marketing bastante valiosa para entender o comportamento do seu público-alvo ou novos leads que deseja alcançar. Através da coleta e análise de dados, é possível entender e montar estratégias de vendas certeiras para cada segmento. É um investimento que vale a pena, mas é preciso ter objetivos claros para otimizar os custos.

Imagem colorida, composta por uma mesa cheia de conteúdo e duas mãos, a imagem remete a organização e uma equipe de marketing, planejando e organizando as estratégias. Então é apresentada uma cartolina cheia de ideias de prospecção, avanços e ideias junto com um notebook que demonstra gráficos e métricas.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e conheça outros artigos relacionados a inteligência de mercado, geolocalização e mais. Leia também: Segmentação de mercado: entenda o que são os principais tipos. Até lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário