Inteligência competitiva: importância, como aplicar e ferramentas

Várias estratégias e ferramentas têm ganhado espaço nas empresas devido às mudanças sociais e tecnológicas, como a inteligência competitiva. Visando manter a concorrência de mercado do negócio e ainda se antecipar diante dos concorrentes, resultando no aumento da lucratividade e autoridade da marca.

Os dois grandes pilares da inteligência competitiva são a informação e o conhecimento que se ramificam em diversos detalhes, desde a coleta de dados até qualificações estratégicas. Saiba mais sobre o assunto no conteúdo abaixo.

O que é?

A inteligência competitiva (IC) é quando uma empresa sabe analisar diversos dados e oportunidades para se antecipar no mercado. Assim, as informações coletadas e avaliadas beneficiam as estratégias e, consequentemente, em resultados eficientes. As informações analisadas consideram o comportamento de compra dos clientes, os concorrentes, possíveis ameaças, cenários do mercado e mais.

As empresas que atuam com a IC conseguem alcançar novos mercados. Além de melhorar processos internos, otimizam produtos, posicionamento da marca, tomam melhores decisões e pesquisam novas ferramentas. Dessa forma, seguem tendências que possam ser incorporadas e tornam-se competitivas no mercado.

Confira também: Demanda de mercado: entenda o que é, quais os tipos e importância

Importância da inteligência competitiva

Investir e aplicar em inteligência competitiva resulta positivamente nos resultados da empresa. Com a era digital, as organizações precisam se adaptar às mudanças sociais e tecnológicas, por isso, fazer planejamentos estratégicos se tornou uma necessidade. Veja como a IC pode auxiliar no seu negócio:

  • Identificar tendências e novas oportunidades: com a inteligência competitiva é possível identificar tendências e oportunidades, como otimizações e adequações de produtos e serviços, inovações, alcance de novos leads, ferramentas, estratégias e mais;
  • Competitividade: além da antecipação, sua empresa se mantém competitiva e atual diante de um mercado que sofre diversas alterações. Além disso, conheça cinco estratégias para encontrar clientes em potencial e otimizar suas vendas;
  • Estratégias eficientes: analisar dados, o mercado, tendências e tecnologias são formas de montar estratégias eficazes e tomar melhores decisões para se antecipar com relação à concorrência. Além de ter dados suficientes para adaptar suas estratégias sempre que for necessário;
  • Fatores externos e internos: entender como vários fatores podem influenciar na sua empresa, segmento, serviços e produtos pode auxiliar na sua adaptação e previsão de novos direcionamentos. Fatores, como política, tecnologia, economia e mais.

5 passos para aplicar inteligência competitiva na sua empresa

Agora que você entendeu a importância da inteligência competitiva para sua empresa, veja como implementar com cinco passos certeiros para não se perder no meio do processo e otimizar o tempo da sua equipe.

1. Faça um planejamento completo

Para começar, faça um planejamento completo, defina quais serão os objetivos e metas de inteligência competitiva que deseja alcançar. Além das informações que precisam ser levantadas para isso, uma técnica valiosa que pode ajudar a levantar dados é o geomarketing.

Seu planejamento será o norteador para os próximos passos. Além disso, faça avaliações de mercado, concorrentes, tendências e mais. Assim, você pode ter novos insights sobre o seu próprio negócio para novas estratégias e ações.

2. Tenha uma equipe preparada

Tenha funcionários preparados e especializados em inteligência competitiva, estratégias de mercado, análise de dados e mais, é essencial para montar sua equipe. Afinal, as metas e objetivos do planejamento exigem diferentes ferramentas, técnicas, análises e conhecimentos.

3. Colete dados

Os dados podem ser coletados de diferentes formas, você pode consultar dados públicos, informações de fornecedores, concorrentes ou, ainda, fazer a própria pesquisa como solicitar um simples feedback dos seus clientes e mais. Um detalhe importante sobre os dados que devem ser obedecidos é seguir as leis e diretrizes sobre a divulgação e confidencialidade das informações.

Se os dados não estiverem à disposição para coletar, utilize outras formas, como consultar sites e canais de comunicação dos concorrentes, criar formulários de pesquisa, comprar produtos parecidos com os seus para análise, entre outros.

Você também pode se interessar: Segmentação demográfica: o que é e qual a sua importância

4. Analisar os dados

A análise de dados deve ser criteriosa para não resultar em estratégias de inteligência competitiva incorretas. Identifique os aspectos mais importantes conforme seu planejamento e priorize as informações relevantes. Além disso, as informações precisam ser objetivas e responder às perguntas já levantadas anteriormente. Assim o processo será muito mais ágil e decisivo para a tomada de decisões.

5. Os resultados devem ser comunicados

Todos os resultados das estratégias implementadas, baseadas nos dados dos passos três e quatro, devem ser comunicados, independentemente de serem positivos ou negativos. Assim, sua equipe consegue analisar os pontos que podem ser melhorados, mantidos ou excluídos.

Além disso, quanto mais informações e conhecimento técnico para montar as estratégias, melhores serão os resultados para se manter competitivo no mercado.

Ferramentas para inteligência competitiva

Existem diversos tipos de ferramentas que podem auxiliar nas suas metas e garantir os resultados esperados, desde inteligência artificial na geolocalização, análises de variáveis de mercado, consulta de palavras-chave e mais. Conheça as principais abaixo:

Imagem colorida, ilustrando um homem conquistando um troféu por ter agido com inteligência competitiva e batido a meta
  • Google Trends: para analisar palavras-chave e saber quais são os assuntos mais procurados no maior buscador do mundo. Ainda, conta com alguns filtros de região e sugere buscas parecidas com a que você procura;
  • Matriz SWOT: essa ferramenta observa quatro fatores: forças, oportunidades, fraquezas, ameaças. Sendo utilizada para diversas finalidades, como lançamentos de novos produtos até gestão de empresas;
  • Big Data Analytics: para armazenamento de dados em grandes volumes, organização e análises, o Big Data é altamente eficiente. Sendo utilizado para as melhores tomadas de decisões.

A inteligência competitiva é uma forma que utiliza diversos tipos de informações diferentes para que a empresa consiga se antecipar diante dos concorrentes. Ainda, pode ser utilizada com outras estratégias para melhorar os resultados da empresa de modo geral.

Inclusive, outra estratégia que também garante bons resultados que você precisa conhecer é a Inteligência de Mercado: como transformar informação em poder de decisão. Até lá!

Avalie este post
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário