Demanda de mercado: entenda o que é, quais os tipos e importância

A demanda de mercado é um importante fator a ser analisado por todas as empresas que oferecem serviços ou vendem produtos. É através das demandas que conseguimos identificar o quanto a empresa vai produzir e como estipular seus preços.

A demanda, oferta e equilíbrio de mercado estão diretamente ligados ao sucesso da sua empresa. Por isso, preparamos este post com os diferentes tipos de demanda de mercado para você conhecer, analisar e traçar suas próximas estratégias!

O que é demanda de mercado?

A demanda de mercado está relacionada à quantidade de consumidores que procuram por um serviço ou produto, ou seja, é esse desejo que as empresas buscam solucionar para manter a produção em dia. Para novos empreendedores, fazer a análise sobre a demanda de mercado pode nortear as estratégias do negócio, além de entender mais sobre o público que desejam alcançar.

duas pessoas sentadas à mesa com um laptop

Os preços dos produtos são influenciados diretamente pela demanda de mercado. Afinal, para comprar um produto, é necessário poder de compra e, para isso ocorrer, os consumidores precisam de fonte de renda, ou seja, se você vender um produto a preços elevados e o público não tiver condições de comprá-lo, seu produto ficará parado no estoque.

Você também pode se interessar: Público: como a análise de dados auxilia na segmentação de públicos

Quais as diferenças entre oferta e demanda?

Muito provavelmente você já ouviu os termos “oferta e demanda” na mesma frase. Esses dois termos são fundamentais para entender como funciona o mercado. A oferta é a quantidade de serviço ou produtos disponíveis para a compra. A demanda é a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar.

duas pessoas apertando as mãos sobre uma prancheta

Quando a oferta é maior que a demanda, os preços tendem a diminuir. O contrário também ocorre, se a demanda é maior que a oferta, os preços sobem, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais caro para adquirir o serviço ou o produto. Por isso, conhecer bem o seu público-alvo, idade, gênero, localização é essencial para traçar estratégias de geomarketing e aumentar seus ganhos.

Conheça os 7 tipos de demanda

Existem alguns tipos de demanda, conheça os 7 principais abaixo:

1. Demanda irregular ou sazonal

As demandas irregulares ou sazonais têm como característica as mudanças de consumos. Por exemplo, produtos consumidos em datas comemorativas como Natal, Páscoa ou Dia dos Namorados.

Além disso, outros fatores podem influenciar na irregularidade da demanda, como clima ou acontecimentos inesperados, como ocorreu na pandemia de Covid-19, em que as máscaras se tornaram item obrigatório de proteção, as vendas aumentaram de forma irregular.

2. Demanda indesejada

As demandas indesejadas são conhecidas também como negativas. São produtos ou serviços em que o consumo é desestimulado por serem perigosos à saúde, ou ao meio ambiente, ou ainda por apresentarem uma reputação negativa. O cigarro é um bom exemplo de produto prejudicial à saúde que possui demanda indesejada.

3. Demanda plena ou contínua

A demanda plena, também chamada de demanda contínua ou perfeita, ocorre quando a oferta e a procura estão em equilíbrio. Ou seja, as empresas conseguem ofertar o volume de produtos ou serviços suficientes para atender o mercado. Geralmente, são produtos essenciais como alimentos, materiais de higiene, telefonia e mais.

Confira também: Análise de dados no setor de Telecomunicação

4. Demanda por prazo

O prazo é um fator que pode influenciar as demandas de mercado. Existem mercadorias que possuem curto prazo e devem ser consumidas em tempo limitado, como semanas ou apenas um mês. Outros itens já contam com longo prazo e podem ser comercializados por anos.

5. Demanda excessiva

A demanda excessiva ocorre quando há o desequilíbrio entre oferta e demanda. Essa demanda acontece quando há uma procura muito grande por determinado produto ou serviço, porém não há demanda suficiente para supri-la. Esse desequilíbrio causa desconforto para a marca, pois não consegue produzir o suficiente. Nesse caso, algumas marcas produzem edições limitadas.

6. Demanda inexistente

A demanda inexistente ocorre quando a empresa lança algum produto muito inovador e os consumidores ainda não o conhecem e ainda têm receio de comprá-lo. Ou ainda, ocorre quando os indivíduos não têm interesse no produto. Uma opção para esse tipo de demanda é fazer uma boa segmentação de mercado, educar os consumidores a entenderem melhor a funcionalidade e importância dos produtos, ou ainda fazer um rebranding.

7. Demanda por tipo de cliente

Existem empresas que possuem demandas conforme o tipo de cliente, por exemplo, móveis assinados, em que as empresas produzem um único e exclusivo produto conforme o pedido realizado. Outro exemplo que faz parte desse tipo de demanda são empresas que possuem interesse nos produtos e serviços de outras empresas, conhecida como negociação Business to Business (B2B).

O governo também faz parte dessa demanda quando procura contratar algum tipo de serviço ou comprar itens específicos de empresas privadas, essa operação é chamada de Business to Government (B2G).

Confira também: Geomarketing: Como encontrar o caminho?

Por que analisar a demanda nas empresas?

Entender as demandas de mercado é importante para o sucesso da sua empresa. Através dessas análises, é possível prever o consumo dos seus clientes, além de conseguir traçar estratégias para alcançar novos leads. Também é uma das formas eficazes de ajustar seus produtos e serviços às expectativas dos consumidores, que a cada dia mais tendem a se relacionar com as marcas e se tornarem grandes divulgadores do negócio.

dois homens sentados à mesa segurando uma folha de papel com gráficos

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: A importância da Análise em Big Data. Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário