Segmentação de mercado: entenda o que são os principais tipos

Todas as empresas que visam gerar novos leads precisam entender profundamente quem é o seu público. Dessa forma, você sabe o que produzir e como vender seu produto ou serviço, de modo que faça sentido e atenda às necessidades reais do seu consumidor.

Utilizar a segmentação de mercado é ideal para novos insights e estratégias, que são baseados em dados, em que é possível saber características importantes dos seus consumidores e direcionar esforços para alcançá-los. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

Imagem preta e branca com a logo da Datlo no canto inferior direito, na composição há uma series de bonecos representando pessoas, e um boneco maior dentro de um circulo.

Como funciona a segmentação de mercado?

A segmentação de mercado é uma estratégia cujo objetivo é separar os consumidores de cada produto ou serviço. Conforme algumas características, como região demográfica, profissão, idade, hábitos de consumo e mais.

É importante saber que essa segmentação deve ser realizada baseada em dados, para maior precisão das informações. Assim, você consegue atender às necessidades e desejos do seu cliente de modo eficaz, gerando maiores conversões de vendas.

Imagem colorida composta por uma mulher segurando o celular da cor amarela. Na composição da foto há uma mesa de madeira com papeis de gráfico e um mini carrinho de compras.

Você também pode se interessar: Geomarketing: domine seu mercado através dessa estratégia

Por que a segmentação de mercado é importante?

Ao identificar os diferentes perfis encontrados na segmentação de mercado, percebemos a pluralidade de pessoas e como podemos traçar as estratégias das campanhas. Ao realizar a segmentação de mercado no início do planejamento, é possível diagnosticar tendências, preferências do seu público-alvo e agrupar diferentes conjuntos de características como base para o posicionamento de marca.

Conhecer bem o seu público e ter um posicionamento claro garante credibilidade para sua marca, engajando seus consumidores. Assim, todas às vezes que precisarem do seu produto, não hesitarão em comprá-lo.

Imagem colorida composta por vários bonequinhos brancos, localizados no canto direito da tela, e um no canto esquerdo da cor vermelho.

Além disso, essa estratégia economiza tempo, utiliza recursos de modo eficaz e potencializa os resultados. Conhecendo profundamente a sua persona e público-alvo, você pode personalizar ainda mais a sua comunicação e trazer abordagens direcionadas.

Se a sua empresa é nova, uma vantagem para a segmentação de mercado é saber qual o segmento mais entendido pela sua marca, visando direcionar seus esforços e recursos somente para ela até obter os resultados desejados. Confira outras vantagens se fazer a segmentação de mercado:

  • Conhecer as reais necessidades do consumidor;
  • Utilizar a linguagem adequada para seu público;
  • Aplicar o marketing de geolocalização;
  • Oferecer uma melhor experiência ao cliente, fidelizando-o;
  • Melhorar a eficiência de promoções direcionadas;
  • Adequar o produto e sua distribuição em função do segmento em foco.

Passos para a criação da estratégia de segmentação

Para implantar essa estratégia na sua empresa, siga os passos abaixo:

Imagem colorida, composta por uma mesa cheia de papeis com gráficos, textos e post-it

1. Defina o público-alvo

Definir seu público-alvo é o primeiro passo, saber quem vai comprar o seu produto ou contratar o seu serviço é essencial para o seu negócio. Afinal, você compraria um produto que não condiz com suas necessidades? Logo, se você não direcionar suas campanhas para o público certo, não vai alcançar os resultados que gostaria.

Confira também: Geomarketing: Como encontrar o caminho?

2. Procurar empresas confiáveis de segmentação

Existem diversas ferramentas para fazer a coleta e análise de dados, mas é preciso saber utilizar as ferramentas corretamente para um resultado preciso. Existem empresas especializadas em segmentação de mercado, transformando dados em informações úteis para as empresas.

3. Definir quais os tipos de segmentação

Definir um ou mais tipos de segmentação de mercado vai nortear suas estratégias, conheça as principais abaixo:

Segmentação geográfica

Você sabe onde está o seu público-alvo? A segmentação geográfica vai te mostrar a localização dos consumidores que deseja alcançar. Esse tipo é ideal para quem deseja definir novos pontos de venda, saber onde divulgar outdoors de campanhas e mais. Empresas como a Datlo são especializadas em geolocalização.

Segmentação demográfica

Para saber a faixa etária, gênero, profissão, renda média e outras informações demográficas, esse tipo de segmentação é perfeito. Com os dados estatísticos e populacionais, você consegue lançar novas diretrizes sobre seu produto ou serviço. Por exemplo, se o seu produto possui um valor acima do mercado, você deveria alcançar pessoas com renda média elevada, ou ainda reavaliar seu processo produtivo para tornar seu produto mais barato.

Segmentação psicográfica

Com as novas tendências do mercado, a segmentação psicográfica é essencial para entender o comportamento de consumo do seu público. Por exemplo, eles adquirem o seu produto porque é sustentável, cruelty free, exclusivo? Entender essa demanda pode tornar esse motivo no diferencial da sua marca, além de investir em um posicionamento mais adequado.

Segmentação comportamental

Para quem deseja fazer uma análise de mercado e saber como está o engajamento de determinado público ou ainda entender a difusão da sua marca, esse tipo de segmentação é ideal.

Segmentação firmográfica

Diferente dos outros tipos, a segmentação firmográfica não avalia o público-alvo, mas a sua concorrência. Informações, como tempo de mercado, receita anual, número de colaboradores e mais. Esses dados podem ser utilizados para saber como anda a sua competitividade no mercado e saber onde direcionar os próximos passos.

4. Definir o tipo de produto

O passo 4 é definir qual o produto do seu catálogo que fará mais sentido para cada perfil de público já elencado na etapa anterior. Nesta etapa também é importante avaliar se algum produto precisa de rebranding ou reformulações.

Pense no seu cliente e em qual necessidade dele você pode atender conforme a realidade da sua empresa, veja se é necessário e possível lançar novos produtos.

Entenda: GEO IA: Explorando o Poder da Inteligência Artificial na Geolocalização

5. Manter e ajustar durante o percurso

Com as tecnologias e as redes sociais, o comportamento de consumo e o mercado alteram diariamente. O que estava certo ontem pode não funcionar amanhã, então é preciso se manter atualizado e acompanhar as métricas do seu negócio para saber quando alterar ou estipular novas estratégias.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Demanda de mercado: entenda o que é, quais os tipos e importância. Até a próxima!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário