Marketing de geolocalização: estratégias, benefícios e funcionalidades

Atualmente, o marketing digital possibilita diversas formas de análises e insights para alcançar seu público de modo personalizado e certeiro. O geomarketing trata de estratégias fundamentadas em dados, assim, é possível saber quais os locais onde estão concentrados os seus consumidores.

Com tecnologias e ferramentas, o geomarketing é uma das inovações que podem fazer a diferença que faltava para alavancar o seu negócio. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

O que é marketing de geolocalização?

Muitas pessoas se perguntam: mas, afinal, geomarketing: o que é? Conhecido também como marketing de geolocalização, é uma estratégia que utiliza tecnologias inteligentes e diversas ferramentas para coletar dados, visando encontrar as informações que deseja. Ou seja, essa estratégia permite uma tomada de decisões mais segura, seja para encontrar seu público-alvo ou novos parceiros.

um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa com laptops e papéis

O termo geomarketing não é novo, ele surgiu em 1950 para encontrar melhores locais de vendas. Atualmente, por meio de análise de dados e as relações entre localização, espaço e desenvolvimento social, que andam em ritmo acelerado, o geomarketing e a inteligência de mercado atuam como os principais responsáveis na interpretação desses dados. Isso tudo possibilita o cruzamento de informações para oferecer diversas análises.

Marketing de geolocalização: como funciona?

O marketing de geolocalização funciona com ferramentas e soluções tecnológicas, desde satélites, GPS, big data e Wi-Fi até inteligência artificial, softwares e mais, coletando, selecionando e fazendo a manutenção de diversos dados dos consumidores. Dessa forma, é possível filtrar onde está o seu público para alcançá-lo.

uma foto em preto e branco de uma cidade à noite com vários ícones de localização à frente

O grande desafio da estratégia é coletar e analisar essa abundância de dados. Afinal, quanto mais completa uma análise, maior a variedade de filtros que a informação bruta teve de passar para chegar até as informações necessárias, permitindo a construção dos próximos passos do seu negócio. Um passo a passo mais detalhado é descrito a seguir:

1. Entenda o tamanho do público consumidor

A análise realizada por ferramentas de geomarketing permite encontrar locais com alta concentração do seu público. Além disso, é possível verificar quem mais consome seus produtos. Com esses dados em mãos, verifica-se o tamanho do público e identificam-se características de atividades comerciais para novos insights. A área de busca pode ser realizada por setor censitário, bairro, município e mais.

2. Onde seu público consumidor se concentra

Após entender o tamanho do seu público, analise também a faixa etária, os dados de consumo, a renda, o gênero, a pesquisa de orçamentos familiares (POF) e mais. Esteja onde seu público estiver para facilitar os pontos de contato e melhorar a obtenção de novos leads, além de mantê-los fiéis à sua marca.

3. Direcione campanhas

Sabendo o comportamento de consumo e os gostos dos seus clientes, é possível realizar campanhas personalizadas e direcionadas, investindo seus esforços e recursos de modo certeiro. Além disso, você consegue entender qual o potencial máximo de efetividade pelo consumo desse local e planejar melhor os investimentos que serão destinados a cada um deles.

Confira também: Qual o perfil do delivery no Brasil?

4. Busque por parceiros comerciais

Com as informações obtidas por meio da ferramenta de geomarketing, é possível encontrar novos parceiros comerciais. Para isso, você precisa de uma boa base de dados, atualizada e completa para abordar cada um deles de forma estratégica. Os principais segmentos que você pode encontrar são: pontos de vendas, distribuidores e fornecedores.

5. Encontre novos perfis de potenciais parceiros

Provavelmente, você já se deparou com perfis de clientes que não são o seu foco principal, porém estão consumindo mais. Pode ser bastante vantajoso traçar novas estratégias, como o método Go To Market (GTM), ou conseguir parceiros que possam, juntos, ajustar o foco da sua empresa para alcançar esses novos leads.

um laptop em cima de uma mesa com um gráfico de barras na tela

Quais são as funcionalidades da geolocalização?

A geolocalização possui diversas funcionalidades, podendo ser utilizada em diferentes aplicações além do marketing, como:

  • Geobehavior: está relacionado ao comportamento geográfico dos consumidores, ou seja, é a análise baseada em como a localização afeta o comportamento de compra do indivíduo. Existem alguns fatores que influenciam esse fator, como estilo de vida, cultura, acessibilidade e mais;
  • Geoprocessamento: é o processamento de dados referente à geolocalização, utilizando softwares e ferramentas tecnológicas para coletar e manipular os dados até selecionar as informações geográficas necessárias para o estudo.

Como trabalhar com marketing de geolocalização?

O uso dos recursos de localização estão cada vez mais frequentes, desde plataformas de mobilidade, alimentos, universidades e mais. Nesse sentido, entender como utilizar essas ferramentas pode auxiliar no aumento das suas vendas, ou ainda contratar uma empresa especializada com uma plataforma de geomarketing, como a Datlo, é altamente vantajoso.

um mapa de uma cidade com áreas em diferentes tons de cinza

Geotagging

Essa ferramenta é geralmente utilizada pelas redes sociais. Ao publicar uma foto ou stories, as pessoas podem utilizar tags com a localização do estabelecimento. Clicando na tag, é possível ver a localização precisa no mapa, independentemente do local ser em outro estado ou país.

Geotargeting

Essa técnica consiste na segmentação de mercado e diferentes públicos conforme sua localização. As empresas podem utilizar o geotargeting para escolher o público que deseja direcionar seus anúncios e filtrar critérios, como locais visitados recentemente ou endereço do trabalho. Essa técnica é muito utilizada pelas plataformas de mídia paga como o Google Ads.

Beacons

O Beacon é um dispositivo que utiliza tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) para enviar sinais a dispositivos móveis que estejam passando por perto. As marcas o utilizam para anunciar produtos ou oferecer descontos. Por exemplo, se uma pessoa está passando com seu smartphone (e o bluetooth ligado), ela receberá uma notificação da marca para chamar sua atenção e conhecer a loja.

Investir em marketing de geolocalização é uma das formas de entender o seu público, além de obter dados relevantes para criar as suas estratégias e aumentar as vendas de forma eficaz.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no blog e confira também mais sobre análise de dados para o crescimento de startups. Até a próxima!

Avalie este post
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário