Qual o Perfil do Delivery no Brasil?

Para a matéria de hoje nossa equipe de pesquisa utilizou a plataforma de geomarketing da Datlo para obter informações sobre o mercado atual no Brasil e embasar as vindouras relações com real perfil do delivery no país.

     Os valores movimentados com delivery ultrapassaram a marca de R$ 40 bilhões em 2021, representando 24% a mais do que o valor movimentado no ano anterior segundo estudo feito pela GS&NPD. Hoje em dia o termo delivery está inserido em diversos mercados, sejam de bens de consumo ou produtos para o dia a dia. A praticidade em escolher, comprar e receber tudo sem as implicações do deslocamento faz com que a integralização do delivery em empresas se torne não mais uma tendencia, mas sim uma realidade.

um homem andando de bicicleta com uma mochila nas costas

     Para começo de análise, elencamos as 4 principais atividades que possuem CNAEs relacionadas com o delivery, são elas: Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (com mais de 340 mil CNPJs) Serviços de entrega rápida (mais de 168 mil CNPJs) Serviços de malote não realizados pelo Correio Nacional (mias de 50 mil CNPJs) e Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas (mais de 40 mil CNPJs). Vale destacar que não foram contabilizados restaurantes e similares por conta de muitos ainda não contarem com o serviço de delivery, mas toda a base de CNPJs a nível Brasil está disponível para consulta de forma organizada em nossa plataforma.

     A Datlo atua a fim de oferecer soluções em diversos momentos da esteira de estruturação de uma operação saudável, seja você a indústria que fornece os equipamentos ou matérias primas, seja o distribuidor, os mercados (tanto atacado quanto varejo) até os estabelecimentos. Não importa o porte da empresa, seja buscando um direcionamento de expansão, uma restruturação de pontos ou até mesmo uma melhor visualização de regiões com consumidores em potencial, a Datlo consegue encurtar as distâncias entre sua empresa e seus objetivos.

     A grande maioria (valores próximos a 90%) das empresas possuem o perfil de serem matriz, com apenas um funcionário, o que justifica 89% dos CNPJs ativos por meio da modalidade de Micro Empreendedor Individual. Os municípios que mais se destacam pelo número de empresas são: São Paulo (mais de 75 mil CNPJs) Rio de Janeiro (mais de 45 mil CNPJs) e Belo Horizonte (mais de 15 mil CNPJs).

um mapa de uma cidade com muitos pontos azuis
exemplo de pesquisa de pontos de interesse

     Uma novidade dentro do segmento são as Dark Kitchen, que em resumo são cozinhas focadas 100% no delivery, podendo ser subdividas em mais de um restaurante ou especialidade. Por exemplo, em uma mesma cozinha serem preparados refeições, hamburgueres, sobremesas e sucos, mas cada especialidade ser para um restaurante especifico. Mas como já foi dito, não são apenas para o ramo alimentício de consumo que o delivery ganha expressivos números de consumidores e utilizadores da função de entrega rápida.

     Atualmente, a modalidade de serviço delivery é responsável por mais da metade do faturamento em muitos comércios e estabelecimentos, de variados segmentos e para variáveis finalidades. A tendencia já era de crescimento, a pandemia do COVID-19 apenas acelerou o processo e hoje é possível pedir uma infinidade de produtos por aplicativos, sejam próprios de empresas ou apps que aglutinam uma variedade de produtos. Termos como Take Away e o já citado Dark Kitchen serão cada vez mais comuns.

um close de um recipiente de plástico cheio de comida

     Com a Datlo é possível encontrar potenciais gaps de atuação e entender melhor a relação dos players de sua operação. Essas são apenas algumas facilidades que nossa plataforma de geomarketing e análise de dados na nuvem viabiliza para empresas que querem se atualizar no mercado e expandir com solidez e assertividade comercial, ficou interessado e quer saber mais sobre como a Datlo pode ajudar você e sua empresa? Solicite uma demonstração e venha descobrir o onde, com a gente!

Avalie este post
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário