Cidades com maior número de matrículas na área de tecnologia

A área da tecnologia é uma das que mais crescem no mundo e tem boas opções de emprego, consequentemente há uma procura por cursos de profissionalização e migração de estudantes para as regiões que oferecem essas oportunidades.

Saber quais são as cidades com maior número de matrículas na área de tecnologia pode oferecer oportunidades para investimento, expansão e procura por profissionais qualificados. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo!

Quais são as cidades com mais matrículas na área de tecnologia?

As pesquisas tecnológicas vêm ganhando espaço, o que gerou o aumento da profissionalização na área. Por isso, existem boas oportunidades para a abertura de novas turmas para os cursos de ensino superior e outros tipos de investimentos nas cidades em que há mais estudantes.

Nossos especialistas fizeram uma pesquisa profunda para indicar as cidades que contam com mais matrículas para os cursos presenciais e online, assim, você consegue ter insights para a abertura de novos polos educacionais e outras modalidades de negócio. Conforme os dados retirados da nossa plataforma em 2024, entre as centenas de municípios pesquisados, as principais cidades com maior número de matrículas na área de tecnologia, são:

Matrículas por municípioAlunos ingressantes por município
MunicípioQuant.MunicípioQuant.
São Paulo81.637São Paulo55.315
Rio de Janeiro28.610Brasília15.589
Brasília23.028Rio de Janeiro15.524
Belo Horizonte20.033Belo Horizonte11.607
Curitiba18.807Curitiba11.037
Recife14.158Fortaleza8.103
Fortaleza12.711Recife7.908
Porto Alegre12.683Porto Alegre6.974
Salvador11.285Salvador6.424
Manaus9.324Campinas5.332
Campinas8.870Manaus5.292
Goiânia7.228Goiânia4.678
Florianópolis5.583Guarulhos3.523
Belém5.440João Pessoa3.490
Uberlândia5.421São Bernardo do Campo3.291
Sorocaba5.222Maringá3.274

Cursos com mais matrículas na área de tecnologia

Os cursos mais procurados por quem deseja se profissionalizar na área tecnológica e apresentam os maiores números de matrícula, são:

  1. Sistema de informação;
  2. Engenharia mecânica;
  3. Ciência da computação;
  4. Gestão da tecnologia da informação;
  5. Engenharia de software;
  6. Engenharia de controle e automação;
  7. Ciência de dados;
  8. Sistemas para internet;
  9. Segurança da informação;
  10. Jogos digitais.

A nossa pesquisa ainda aponta que a quantidade de matrículas entre cursos presenciais e a distância são próximos. Considerando o total de 65.579 mil matrículas, 32.089 mil são para cursos a distância e 33.491 mil de cursos presenciais. Além disso, a procura por cursos tecnológicos são maioria (63%) considerando bacharelado (36%) e licenciatura (0%).

Com tantas matrículas nos cursos tecnológicos a distância, saiba como o geomarketing pode ajudar na expansão do EaD e a tomar as melhores decisões baseadas em dados geográficos.

Impacto para o mercado de trabalho local e regional

As cidades que contam com muitos universitários são diretamente influenciadas com o desenvolvimento local, desde o fomento socioeconômico até o aumento do nível educacional da população. Dessa forma, além de criar novos meios de produção, os profissionais recém-formados têm maiores chances de serem inseridos no mercado de trabalho e de conquistar melhores salários.

Neste cenário, podemos perceber que investir em cidades universitárias pode ser uma boa opção para a expansão do seu negócio, seja para a abertura de novos polos, franquias, unidades e mais.

Oportunidades de negócio e serviços

Nas regiões em que há alta demanda por formação em tecnologia, geralmente, há oportunidades de emprego e também de desenvolvimento do mercado. Os profissionais formados podem atuar em diversas empresas conforme a sua especialidade, desde a construção de sites até em organizações especializadas em cibersegurança.

Para os investidores e empresários, há oportunidade de oferecer cursos profissionalizantes, tecnólogos, graduação e especializações. Além de abrir start ups e contratar profissionais que continuam próximos das pesquisas científicas desenvolvidas nas universidades e novidades do mercado tecnológico.

Tendências e previsões para o ensino e o mercado de trabalho

Outros dados importantes que nossos especialistas encontraram foi o de alunos que ingressaram e os que concluíram os cursos analisados. A diferença é alta, o que resulta na preferência por cursos tecnólogos e a tendência de cursos com durações menores:

  • Alunos ingressantes: 406.618;
  • Alunos concluintes: 71.742.

Além disso, com tantas inovações tecnológicas, é preciso atentar-se à personalização da matriz curricular dos cursos e ao uso cada vez mais comum da inteligência artificial para fazer as adaptações necessárias no seu negócio. Esses são alguns dos motivos que levam as empresas a expandir seus times de programadores, técnicos e desenvolvedores, sendo uma área de constante crescimento e boas ofertas de emprego.

Por fim, saber quais são as cidades com maior número de matrículas na área de tecnologia pode te direcionar a melhores decisões. Para os estudantes é a facilidade de encontrar bons cursos e ainda poder estudar em casa. Para as empresas, é saber onde estão os estudantes e escolher o ponto comercial ideal, além da possibilidade de contratações dos futuros profissionais.

Como a plataforma da Datlo pode ajudar o seu negócio?

Com a nossa plataforma de geomarketing, você consegue fazer diversos tipos de pesquisas baseadas em dados geográficos, assim como os dados mostrados neste conteúdo. A plataforma é intuitiva e permite explorar concorrentes, melhores pontos comerciais, fluxo de pessoas, segmentação e muito mais. Assim, suas estratégias serão mais certeiras e eficientes, solicite uma demonstração e surpreenda-se!

Para otimizar suas estratégias de negócio, continue no nosso blog e aprenda tudo sobre abertura de filiais e os riscos para se prevenir. Até lá!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário