5 cidades com maior número de matrículas na área de tecnologia

A área tem apresentado uma grande procura devido ao número de vagas de emprego e a expansão desenfreada da tecnologia. 

Recentemente nosso time de especialistas aqui da SIGA Geomarketing realizaram uma pesquisa, utilizando microdados do Censo de Ensino Superior, sobre as 5 cidades com o maior número de matrículas na área de tecnologia. Dentre a pesquisa, estão cursos como Ciências da Computação, Tecnologia da Informação (TI), Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, entre outros, tanto no modo Presencial quanto no Ensino à Distância.

No decorrer deste artigo, mostraremos alguns indicadores utilizados na pesquisa e também discutiremos sobre o motivo desses cursos serem tão procurados atualmente.

Veja abaixo os gráficos contendo a cidade com mais matrículas e a com menos, no modo presencial e EaD.

Número de matriculados no modo Presencial na área de tecnologia
São Paulo fica na liderança, sendo a cidade com mais matrículas em cursos de tecnologia

Dessas 5 cidades, no modelo Presencial, a cidade com mais matrículas é São Paulo, com um pouco mais de 29 mil matriculados e a com menos menos matrículas é Fortaleza, com cerca de 4 mil matriculados.

Número de matriculados no modo EaD na área de tecnologia
São Paulo continua ainda na liderança mesmo na modalidade EaD

Já no modelo EaD, a cidade com mais matrículas continua sendo São Paulo, com quase 9 mil matriculados, e a com menos matrículas é Belo Horizonte, com cerca de 1.600 matriculados.

Curso com mais matrículas

De acordo com a pesquisa, o curso com mais matrículas na área de tecnologia é Análise e Desenvolvimento de Sistemas, contando com cerca de 13 mil matrículas no modelo Presencial e mais de 5 mil no modelo EaD.

O curso tem como finalidade formar profissionais que são capazes de analisar, projetar, desenvolver, implementar e atualizar sistemas de informação em todas as áreas.

Expansão no mercado tecnológico

Procura por profissionais da área faz crescer matriculados em cursos de tecnologia.
Procura por profissionais da área faz crescer matriculados em cursos de tecnologia

Devido a crescente globalização que estamos passando nos últimos anos e, muito possivelmente, pela pandemia causada pelo vírus Covid-19, que fez com que vários brasileiros procurassem alternativas virtuais e remotas para continuar no mercado de trabalho, uma área que cresceu muito foi a de tecnologia. Muitas empresas estão expandindo seus times de desenvolvedores, programadores e técnicos, sendo uma das áreas com mais vagas de emprego atualmente. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), cerca de 65 mil vagas serão ofertadas no setor de TI, e até 2024 esse número poderá aumentar para 420 mil.

Vantagens da área de tecnologia

Facilidade de estudar de casa é  uma das vantagens de entrar em um curso de tecnologia
Facilidade de estudar de casa é  uma das vantagens de entrar em um curso de tecnologia

Sobre a procura dos cursos ofertados nessa área, podemos citar três grandes vantagens. Uma delas – talvez a mais comentada – é o salário inicial alto, junto com a possibilidade de trabalho remoto, o que é bastante benéfico nos tempos de isolamento social que estamos enfrentando desde 2020. Outra vantagem é a facilidade de encontrar bons cursos, tanto pagos quanto gratuitos, podendo estudar de casa. A terceira vantagem seria a procura por profissionais dessa área que vem crescendo muito atualmente devido à expansão digital, gerando até um déficit de profissionais, como aponta o SEBRAE.

Já pensou em ter uma ferramenta para expandir pólos de educação pelo Brasil, sabendo exatamente onde se posicionar e descobrir qual o perfil do seu público para tomar decisões rápidas e direcionadas? Solicite uma demonstração com a gente!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário