Abertura de filial: riscos, particularidades e 3 pontos a considerar

Abrir um negócio e ver ele prosperar nem sempre é o suficiente. Existem diversos casos em que o sucesso de uma marca se torna maior do que ela mesma, fazendo com que a demanda seja maior do que ela consegue produzir ou oferecer como serviço.

São nessas situações que expandir o negócio pode se tornar uma opção. A abertura de filiais, por exemplo, pode ser usada como ampliação de mercado, além de uma estratégia para aumentar a produção.

Imagem colorida, composta por 3 prédios comerciais espelhados, a foto está tirada de um ângulo debaixo pra cima.

A expansão de um negócio, quando aliada a outras estratégias, como a IA e a geolocalização, pode potencializar os resultados e oferecer retornos ainda mais positivos.

Continue a leitura para conferir as particularidades de uma filial, quais os seus riscos e os pontos importantes para considerar antes de abrir a sua!

Para começar: definição de filial, matriz e franquia

Antes de começarmos a explicar sobre os processos para a abertura de uma filial, é preciso deixar bem claro o que é uma filial e qual a diferença dela para um modelo de matriz e um modelo de franquia.

Imagem colorida, composta por uma mesa, com metade de um caderno pontilhado e caneta aparecendo, na composição o foco são os bloquinhos de madeiras que tem pequenos desenhos de ferramentas de trabalho, na primeira fileira começando de cima, há três blocos, uma maleta, pessoa, e globo; A segunda fileira, com 2 blocos uma lupa e a outra engrenagem, e a última fileira com um bloco apenas representatividade do jogo de dardo

O que é uma filial?

De forma geral, uma filial significa uma outra unidade da sua empresa, que é comandada pelas regras e direcionamentos impostos pela matriz ou sede. Ela costuma ser aberta quando a empresa pretende expandir o negócio e explorar outras regiões e mercados.

Esse processo costuma depender de um estudo de público, adequando-o à demanda de mercado. Isso se verifica principalmente nas empresas em que são criados produtos específicos para cada região, de maneira personalizada.

O que é uma matriz?

Por definição, matriz é aquilo que cria, dá vida. Associando ao mundo empresarial, uma matriz se identifica como uma empresa com outras associadas a ela. Dessa forma, ela se caracteriza como o primeiro estabelecimento e, a partir dele, outros CNPJs são criados e associados.

Por ser a primeira e principal, a matriz se responsabiliza de forma legal por todas as filiais que são criadas e abertas. Inclusive, elas possuem os mesmos dígitos do CNPJ, diferenciando apenas aqueles contidos após a barra. Os números “0001” que costumam vir após a barra se referem à matriz, enquanto as filiais seguem a sequência “0002”, “0003” e assim por diante.

O que é uma franquia?

Também chamada de franchising, a franquia é o modelo de negócio que acontece quando uma marca cede o direito de uso do seu nome para um investidor. Nesse movimento, a marca se torna o franqueador e o investidor se torna o franqueado.

Essa é uma maneira de fazer com que as marcas cheguem em mais lugares. Suas franquias podem ser focadas em vários tipos de mercado com o intuito de padronizar produtos e processos, oferecendo-os com a mesma qualidade da empresa principal.

Quando esse trabalho é feito da maneira correta, o resultado é um fortalecimento da imagem da marca, deixando no imaginário dos consumidores a sua popularidade e a qualidade dos seus produtos.

A sua diferença para uma filial diz respeito à independência. Enquanto a filial deve seguir regras e direcionamentos impostos pela matriz. Já no modelo de franchising, as unidades franqueadas são gerenciadas pelo próprio franqueado.

A franqueadora fica responsável apenas por oferecer suporte aos franqueados, liberando a utilização da imagem da marca e oferecendo o know-how do negócio.

Quais são os riscos ao abrir uma filial da minha empresa?

Assim como todo processo de empreender, abrir uma filial pode trazer alguns riscos se não for feito um planejamento bem estruturado. Mesmo com o mercado se comportando de maneira estável, as incertezas e adversidades sobre o sucesso do negócio podem ser um obstáculo.

Imagem colorida, composta por dois homens de terno, analisando uma planilha de gráficos, na imagem a uma mesa composta por notebooks, tabletes e papeis.

Outros pontos também podem se tornar empecilhos quando não mapeados e mensurados com o devido detalhamento, como:

  • Ausência de planejamento financeiro;
  • Falta de estruturação de metas e objetivos claros;
  • Falha na comunicação de alinhamento com outros funcionários;
  • Planejamento financeiro incorreto.

O que preciso considerar antes de abrir uma filial?

Para abrir uma filial da sua empresa, alguns pontos precisam ser considerados para que ela tenha sucesso. Por isso, esteja ciente das particularidades do negócio e faça um planejamento para alinhar todos os pontos. Definimos a seguir alguns pontos capazes de nortear o processo:

Imagem colorida composta por duas pessoas, analisando gráficos em uma folha de papel, na imagem também há uma mesa de madeira, com papeis de gráficos, notebooks, tablet e celular.

1. Análise de mercado detalhada

Fazer uma análise da situação do mercado é essencial para que você entenda qual a melhor região para expandir o seu negócio por meio de uma filial. É possível, por exemplo, analisar os dados demográficos de determinada região.

A partir da observação dos dados demográficos, é possível identificar características como, raça, renda, sexo, idade, entre outros dados. Com essa variedade de informações, será possível observar as necessidades e dores do público dessa região, as tendências e identificar a concorrência.

2. Identificação de oportunidades de negócio

Procure por oportunidades de negócio e crie um planejamento estruturado que seja capaz de viabilizar o projeto. Documentando todas as expectativas e mapeando as necessidades, você poderá traçar os caminhos possíveis de serem seguidos e alinhá-los ao tempo que você tem disponível para colocar o negócio em prática.

Além da análise de mercado citada no primeiro ponto, utilize o planejamento para observar também as possibilidades financeiras e os desafios que poderão surgir ao longo do processo.

3. Seleção da localização ideal

A etapa de planejamento também inclui a escolha de uma boa localização para abrir a filial. Como processo de escolha do local, vale utilizar a metodologia do geomarketing para estudar os dados de localização.

Essa prática visa expandir os negócios por meio dos dados de localização dos públicos, tendo como objetivo também o aumento do faturamento. Com essa análise em andamento, se preocupe em observar locais na região que tenham acessibilidade, visibilidade e que sejam potencialmente rentáveis.

Se tratando do alcance de público feito de forma cada vez mais objetiva e certeira, o marketing digital tem se desenvolvido cada vez mais junto a outras tecnologias para a obtenção de dados. Continue no nosso blog e descubra como funciona e quais os benefícios do marketing de geolocalização.

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário