7 estratégias para escolher o ponto comercial do seu negócio

Você acha que saber escolher o ponto comercial é crucial para o sucesso de um negócio? Apesar de ser uma etapa negligenciada por alguns empreendedores de primeira viagem, investir em marketing de geolocalização e decidir pelo lugar ideal faz toda a diferença na prospecção de novos clientes.

Neste post, você vai aprender a importância do ponto comercial para a sua empresa, as principais vantagens da estratégia e como escolher o local certo em 7 passos. Continue com a gente!

O que é ponto comercial?

O ponto comercial é o local onde as atividades do seu negócio acontecem. Ele é um ponto físico no qual a sua empresa explora o potencial comercial do imóvel, sendo percebida pela clientela.

Ele se difere do conceito de estabelecimento comercial. O último é mais amplo, referindo-se a todos os bens relativos ao seu empreendimento, que fazem com que a operação seja executada.

O que a lei diz sobre isso?

Por se tratar de um imóvel, geralmente alugado, é preciso estar atento à Lei de Inquilinato. O contrato estabelece critérios específicos, como renovação de locação por cinco anos seguidos, além de explorar as capacidades comerciais do local por três anos ininterruptos.

Os critérios são cumulativos, portanto, se o comerciante não preencher todos os critérios, não poderá usufruir do local comercialmente.

Qual é a vantagem de ter um ponto comercial?

Muito além de apenas a localização do seu negócio, o ponto comercial é vantajoso à medida que ele é o cartão de visitas ao seu serviço. A partir de uma boa escolha geográfica, você pode trabalhar com o reforço da sua marca, oferecer a melhor experiência aos clientes e se tornar uma referência no segmento.

Imagem colorida, composta por quadrado azul com 5 estrelas e a mão de um boneco colocando a quinta estrela, essa imagem remete a qualidade do produto e satisfação de um cliente ao analisar a empresa.

Como escolher um ponto comercial em 7 passos

Já deu para entender que o ponto comercial pode ser um fator decisivo no sucesso da sua empresa, mas a pergunta chave é: como escolher o melhor local? E é com isso que a Datlo vai te ajudar!

Abaixo, selecionamos sete passos essenciais para você tomar a melhor decisão para o seu empreendimento. Confira:

1. Faça um bom planejamento

Fazer um planejamento caprichado é o que vai garantir que qualquer projeto saia do papel. Por isso, antes de tudo, coloque no papel todas as informações que precisam ser pensadas com antecedência.

Entre eles, estabeleça um período para a procura do imóvel, com prazos para acertar as documentações, orçamento e cronogramas de reformas. Pense em fornecedores, decoração, contratação de funcionários e, por fim, data de abertura do comércio.

2. Defina um orçamento e se prenda a ele

Criado um escopo para a busca do seu ponto comercial, defina um orçamento para todos os gastos que você precisará ter. Isso envolve aluguel, manutenção, reparos, reforma, documentação, compra de equipamentos, contratação de colaboradores, entre outros gastos.

Anote tudo e se prenda ao orçamento definido. Se o imóvel for locado, faça o seu planejamento financeiro comercial considerando essas despesas fixas.

Esteja preparado para imprevistos, mas evite agir por impulso e gerar gastos desnecessários nesse primeiro momento.

3. Conheça o seu público-alvo

O ponto comercial não é apenas um local onde a operação ocorre, mas o que vende o seu serviço. Por isso, é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo, sejam consumidores, prestadores ou contratantes de serviços.

Você pode realizar uma análise de segmentação comportamental para identificar perfis, como eles se comportam, o que e como consomem os bens que você oferece. A partir desses dados, você pode ter insights de localizações mais adequadas para o seu negócio e como estruturar o seu estabelecimento para se tornar mais atrativo.

4. Escolha um local de fácil acesso e visível ao público

O seu negócio precisa ser visto e de fácil de chegar. Escolha um local no qual as pessoas possam ter uma visão clara do estabelecimento e do que ele se trata. Além disso, observe se há estacionamentos, rampas de acesso, elevadores e outros detalhes que permitam qualquer pessoa a chegar a você.

5. Considere o fluxo de pessoas

Quando você for realizar as visitas aos imóveis, observe o fluxo de pessoas pela região. Para que você seja notado, é preciso existir quem o veja. Então, mesmo que você encontre o local dos sonhos, de nada adianta se não há movimento durante o dia.

Lembre-se que o ponto comercial é um ambiente feito para atrair as pessoas para o seu serviço e oferta de mercadorias. Elas precisam descobrir que você existe e se recordar sempre que possível do seu negócio — e a localização adequada é uma grande aliada.

6. Verifique se há concorrência na região

Apesar de muita gente pensar que é melhor manter a concorrência longe, há casos em que “manter o inimigo perto” é a melhor opção, isso porque, a depender do seu segmento, os consumidores irão fazer uma pesquisa dos produtos antes de decidir pelo que mais a agrada.

Isso te dá vantagem ao saber o que os outros estabelecimentos estão oferecendo e garantir que o seu serviço e materiais irão superar as expectativas. Mas tome essa decisão com cautela: se você é iniciante, pode não ser sensato abrir o seu negócio próximo a quem já é referência no setor.

Faça uma pesquisa em diferentes regiões e avalie onde tem mais potencial de clientela para você. Considere, também, áreas que estão em crescimento e garantam segurança para você e seus clientes.

7. Aposte em tecnologia de geomarketing

A tecnologia pode ser a sua maior aliada em todo o processo de escolha do seu ponto comercial, já que o geomarketing, ou inteligência geográfica de mercado, utiliza ferramentas digitais e dados para traçar estratégias de identificação das melhores oportunidades de localização para o seu negócio.

Com essa técnica, você constrói mapas de calor com base no comportamento de consumo dos seus potenciais clientes e encontrar gaps no mercado local. Essas informações te auxiliam a traçar objetivos mais precisos de como trabalhar a sua marca e conquistar melhores resultados.

Se você gostou desse conteúdo, continue com a gente e descubra como usar a tecnologia para expandir o seu negócio. Por aqui, você confere maneiras inovadoras de explorar o seu potencial comercial com o marketing de geolocalização.

Imagem colorida, ilustra um ponto de venda de um estabelecimento no setor de cafeterias, a imagens há clientes sentados do lado de fora mas também dentro, indicando uma boa localização e sucesso de vendas.
5/5 - (Total de avaliações: 3)
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário