Análise de dados para o crescimento de Startups

            Desenvolver uma startup é uma tarefa labiríntica, o mercado é cruel e muitos acabam se perdendo no caminho ainda nos primeiros passos; com a constante inovação de tecnologias a margem para erros é cada vez menor, quanto mais assertiva forem as estratégias iniciais mais direcionado e saudável será o seu crescimento. Esse é o desafio que as novas empresas encontram no início da sua jornada, tomar as decisões corretas para se consolidarem, claro que esses fatores se diferem devido ao objetivo que cada jovem empresa almeja, mas em suma, é preferível que haja esse foco na utilização de ferramentas que viabilizem o crescimento inicial, e uma das técnicas que mais otimizam essa evolução é a implementação de análise de dados.

um grupo de pessoas sentadas em uma mesa com laptops

           Autoridades no assunto, como no caso da Sling Hub (maior plataforma de inteligência e relatório de dados sobre o segmento de startups na américa latina) abordam as relações que novos investimentos no ecossistema evidenciam; no território latino o Brasil se destaca na última análise disponibilizada pela plataforma, onde foram movimentados mais de US$ 800 milhões entre rodadas de investimentos e aquisições de empresas.  Sete das dez empresas que mais acumularam investidas são brasileiras.

            Progressão evidencia crescimento, a injeção em startups brasileiras representou 45% dos investimentos em 2019, 60% em 2020 e 70% em 2021 contabilizando os seguintes países: Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai. Em levantamento realizado em 2020 pela Genome (líder mundial em pesquisa e análises de políticas de inovação no segmento de startups) a cidade de São Paulo representou o Brasil pela primeira vez no podium dos 30 ecossistemas mais promissores para o mercado de startups. 

            Você com certeza já ouviu a máxima que dados são o novo petróleo, podemos minerar e trabalhar toda uma base deles para encontrar encurtadores de caminhos que permitam que startups tenham o seu crescimento de forma alavancada, proporcionando o lançamento ao mercado com um norte bem mais definido e estruturado. Começar sabendo onde se quer chegar, ou melhor, começar descobrindo onde é possível chegar facilita nas tomadas de decisão iniciais. Como explicamos, por exemplo, na matéria sobre utilização de big data e machine learning em estratégias de marketing, a análise de dados oferece parâmetros métricos que irão otimizar o encontro entre seu produto ou serviço com o agente final, o indivíduo pertencente ao seu público alvo. 

uma tela azul com diversos dados sobre o ecossistema de startups no Brasil em 2022

          É difícil estipularmos com precisão, diariamente ideias tomam forma e saem do papel para iniciar a trajetória na selva de recém formadas empresas, em última pesquisa feita pela Associação Brasileira de Startups, o Brasil contava com 14 mil empresas que se encaixavam nessa nomenclatura em 2019, em levantamento feito pela StartupBase, hoje existem um total de 21.787 startups no país. Hoje também se faz muito presente no cenário do segmento as conhecidas aceleradoras de startups, que se baseiam em grupos ou organizações que oferecem um suporte inicial aos novos empresários, conectando pessoas e ideias a uma rede de ajuda mutua. 

            A análise de dados opera em uma sinfônica alquimia, busca equilibrar e transformar informação em decisão por meio de insights que a organização, integralização e diagnósticos proporcionam. A Datlo é uma startup brasileira de inteligência geográfica que possui toda a base de estabelecimentos comerciais do Brasil mapeados, onde a equipe de engenheiros aplica uma série de higienizações, processamentos e enriquecimentos para que o usuário tenha informações muito mais assertivas e muito mais operacionais. Facilitando o encontro de novos parceiros, mapeando a concorrência ou sabendo posicionar o produto certo na região correta. Ficou interessado em como a Datlo pode apresentar o real potencial expansivo da sua empresa? Solicite uma demonstração e venha descobrir o onde com a Datlo. 

Startup

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Datlo

Autor: Datlo

Deixe um comentário