Geomarketing: domine seu mercado através dessa estratégia

Com o Geomarketing, empresas estruturam processos de venda e expansão mais eficientes

Hoje em dia é muito difícil uma pessoa não ter um smartphone e esse aparelhinho tão pequeno é o principal motivo para aquela propaganda sobre aquele sapato que você tanto procurava aparecer para você em alguma rede social.

Agora, o que geografia tem a ver com encontrar clientes ou parceiros para sua empresa? Localização. Sim, através do seu IP ou do GPS ativado em seu celular, dados sobre seu perfil, comportamento, interesses, locais que frequentou e costuma frequentar são fornecidos para que empresas consiga encontrar você, o consumidor ou parceiro ideal! Isso é o que o Geomarketing faz, utiliza dados sobre localização para alcançar os melhores clientes para sua operação.

Mas o que afinal é Geomarketing? Antes de entender o que é e como fazer Geomarketing, precisamos entender o que é Inteligência Geográfica, ou Geointeligência.

Entendendo a Inteligência Geográfica (Geointeligência)

Geointeligência possibilita avaliar seu mercado e encontrar potenciais locais para expandir
Geointeligência possibilita avaliar seu mercado e encontrar potenciais locais para expandir

De acordo com a legislação norte-americana e pela National Geospatial-Intelligence Agency dos Estados Unidos, Geointeligência é definida pela “[…] exploração e análises de imagens e informação geoespacial para descrever, avaliar e visualizar as feições físicas e as atividades georreferenciadas no mundo”. A Geointeligência já é utilizada em diversas áreas, como Policial, Exército, Marinha, setores públicos, entre outros.

Através de conhecimentos avançados em Geografia, base de dados geográficos e geoprocessamento, tratando e fazendo a gestão da informação, utilizando dados oficiais, públicos e cruzando informações internas, a Inteligência Geográfica é uma aliada no setor comercial, bancário, industrial e educacional, possibilitando encontrar onde você pode se posicionar para alcançar seus clientes e parceiros.

Com a Geointeligência, é possível avaliar o mercado nos locais onde você quer atuar e descobrir outros locais promissores para expandir seu negócio.

Agora que entendemos o que é Geointeligência, vamos entender o que é e como fazer Geomarketing!

O que é o Geomarketing?

Dados sobre localização ajuda empresas a definir seu público e focar em campanhas mais personalizadas
Dados sobre localização ajuda empresas a definir seu público e focar em campanhas mais personalizadas

Geomarketing é uma estratégia de marketing que utiliza da Inteligência Geográfica, Big Data e dados específicos sobre localização, para auxiliar a empresa a otimizar campanhas, entender seu marketshare e saber exatamente quando e onde encontrar o consumidor certo. Com o Geomarketing é possível:

  • Mapear novas oportunidades
  • Otimizar pontos de venda
  • Monitorar concorrência
  • Identificar padrões do comportamento do seu consumidor
  • Definir metas mais alinhadas com seu mercado para seu time de vendas e expansão
  • Identificar potencial demanda para serviços e produtos já disponíveis em um determinado local
  • Monitorar onde sua empresa já atua e sua performance no mercado
  • Investir corretamente em sua equipe de vendas e expansão
  • Visualizar padrões da macroeconomia de uma região

4G’s: Técnicas de Geomarketing

No Geomarketing temos algumas principais técnicas que podemos denominar como os 4G’s do Geomarketing. São elas: Georeferenciamento, Geoestatistica, Geotargeting e Geofencing.

  • Georeferenciamento: tornar as coordenadas de uma imagem ou mapa conhecidas em um dado sistema de referência.
  • Geoestatística: estudo, caracterização e modelagem de variáveis ​​aleatórias que apresentam estrutura espacial, chamadas de funções de regionalização. Com a Geoestatística é possível fazer previsões a partir de amostras.
  • Geotargeting: utilização da localização do usuário para criar campanhas personalizadas.
  • Geofencing: utilização dos dados em tempo real do GPS para criação de campanhas personalizadas.

A partir dos 4G’s, podemos trabalhar com os 4P’s do Marketing: Produto, Preço, Ponto (ou Praça) e Promoção. Com os 4P’s do Marketing, depois de entender o seu público, você consegue definir melhor os atributos que seu produto precisa ter, o preço certo para seu tipo de consumidor, onde seu cliente está e como divulgar seu produto.

Como fazer Geomarketing em sua operação

Agora que você já entendeu como os dados sobre localização pode auxiliar sua empresa, você deve estar se perguntando: mas como fazer Geomarketing? Como se trata de dados públicos, qualquer pessoa têm acesso, mas o problema é: como gerir, visualizar e filtrar esses dados para uma visualização mais intuitiva e assertiva?

Para isso, a Datlo desenvolveu uma plataforma de Inteligência Geográfica para organizar os dados obtidos através de bases públicas e com a possibilidade de cruzamentos de dados internos a fim do usuário ter uma melhor experiência, contando com visualização de mapas, gráficos e tabelas para a geração dos melhores insights, tudo isso sem ser um especialista em dados! Solicite já uma demonstração com a Datlo e descubra o onde!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

1 comentário em “Geomarketing: domine seu mercado através dessa estratégia”

Deixe um comentário