G, 2G, 3G, 4G e 5G: o impacto da internet móvel no Brasil

5G promete dar suporte a vários novos serviços que não podem ser fornecidos por redes móveis hoje.
5G promete dar suporte a vários novos serviços que não podem ser fornecidos por redes móveis hoje

Qual o impacto da internet móvel no Brasil? É que nós aqui da Datlo procuramos desvendar por meio de uma pesquisa em nossa plataforma de análise de dados para trazer para vocês a resposta. Devido ao recente leilão de frequências do 5G, que ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro, o assunto sobre a nova tecnologia aqui no Brasil está sendo cada vez mais comentado. Por este motivo,

Linha do tempo da internet móvel no Brasil

CNPJs da categoria de telefonia móvel apresenta aumento após 4G e 5G.
CNPJs da categoria de telefonia móvel apresenta aumento após 4G e 5G.

Para realizar essa pesquisa, utilizamos dados contidos em nossa plataforma sobre os CNPJs ativos da categoria de telefonia móvel, segmentando por ano da abertura. Podemos observar que o CNPJ ativo mais antigo foi aberto em 1975 e, até os anos 90, não mudou muito a taxa de abertura desses CNPJs. Com a criação do 2G nos anos 90, podemos perceber que os números começaram a aumentar e obteve um pico a partir de 2001, que pode ser explicado pelo avanço do 3G que foi nessa época.

A partir de 2010, temos um novo pico, dessa vez bem maior, chegando a quase 5x mais que o pico de 2005. Essa alta taxa de abertura pode ser explicada pela expansão do 4G, que foi mais esperada pelos smartphones estarem mais presentes na vida dos brasileiros.

Agora, 10 anos depois, tivemos o avanço para o 5G, que está prometendo elevar a internet móvel para outro nível de conectividade, trazendo uma cobertura mais eficiente, transferências de dados maiores e aumento nas conexões simultâneas. Dito isso, podemos observar que, a partir da criação do 5G em 2020, o Brasil já começou a se preparar para atender as demandas dos consumidores. O número de aberturas de CNPJs da categoria começou a novamente subir e a tendência é que continue subindo.

Leilão 5G: mapa dos vencedores

CNPJs da categoria de telefonia móvel apresenta aumento após 4G e 5G.
Mapa das localidades dos lotes ofertados pelo leilão 5G

Para a cobertura de todo o Brasil, contamos com uma nova operadora para oferecer o serviço de telefonia móvel, a Winity II Telecom, ligada ao Fundo Pátria, que venceu a disputa pelo primeiro lote do leilão, contando com a faixa de 700 MHz. As demais operadoras vencedoras ficaram com os lotes regionais, como mostra o mapa.

Lotes da faixa 26GHz são destinados a levarem internet para escolas de educação básica do país.
Lotes da faixa 26GHz são destinados a levarem internet para escolas de educação básica do país

Os lotes do 5G na faixa dos 26GHz estão destinadas à levar internet de qualidade às escolas de educação básica do país. As operadoras vencedoras dos lotes nacionais foram a Claro, Vivo e a TIM. O restante dos lotes foram regionais. Algumas regiões do Brasil foram consideradas áreas desertas e não foram ofertadas ou não obtiveram lances.

A faixa 2,3GHz oferecem cobertura 4G em áreas urbanas que não possuem cobertura de rede atualmente. Internet móvel
A faixa 2,3GHz oferecem cobertura 4G em áreas urbanas que não possuem cobertura de rede atualmente

Os lotes da faixa 2,3GHz lidam com a cobertura 4G em áreas urbanas onde a tecnologia ainda não está disponível hoje, sendo obrigatório que as empresas garantam redes 4G ou superiores em 95% da área urbana das cidades com uma população inferior a 30.000 que não possuem cobertura de rede atualmente. Para saber mais sobre o leilão 5G, acesse o site do Ministério das Comunicações.

Gostaria de obter dados de maneira rápida e eficaz em uma plataforma intuitiva e que te auxiliará com insights mais efetivos?

Datlo é uma startup de Geomarketing e Inteligência Geográfica na nuvem. Com o objetivo de encurtar a distância entre empresas e consumidores, oferece uma plataforma de análise de dados com foco nas áreas de vendas e marketing. Solicite uma demonstração com a gente agora mesmo e descubra o onde!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário