Mercado Livre de Energia e suas implicações históricas no Brasil

O mercado livre de energia no Brasil ainda é um assunto que gera muitas dúvidas a respeito, afinal, muitas pessoas ainda não conhecem esse formato de comprar energia disponível no país.

Esse ambiente de compra e venda de energia elétrica é uma ótima forma de empresas economizarem dinheiro com esse recurso tão importante na linha de produção. Para entender melhor o que ele é e como funciona, continue a sua leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o mercado livre de energia?

Ele consiste em um ambiente direcionado para a compra e venda de energia elétrica de forma livre, ou seja, as empresas podem comprar a sua energia diretamente com as indústrias geradoras. Com isso, as corporações podem negociar melhores condições de preço, volume, prazos, entre outros.

Dessa forma, é possível conseguir uma grande economia na compra de energia elétrica, garantindo a demanda ideal para o perfil de consumo do seu negócio.

Além disso, com o mercado livre é possível ter uma maior previsibilidade em relação aos custos com esse recurso, permitindo que a empresa tenha um melhor planejamento com os seus gastos.

Ele aparece como uma alternativa mais barata e sustentável do que o mercado cativo, trazendo a possibilidade de você conseguir o melhor negócio para a sua corporação.

Como funciona o mercado livre de energia elétrica?

Esse mercado funciona é um dos dois tipos de ambiente de compra de energia que existem no Brasil. O primeiro é o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), onde quem compra a energia elétrica são as distribuidoras.

Elas repassam o recurso para o consumidor final e o preço praticado é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sendo o ambiente responsável por atender a maior parte da demanda do mercado brasileiro.

Por sua vez, os consumidores cativos compram o recurso das concessionárias de suas regiões, com as tarifas sendo reguladas pelo governo. É basicamente o que a maioria das pessoas está acostumada no seu dia a dia, afinal, esse é o formato utilizado por residências e pela maioria das empresas.

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), o consumidor final tem a possibilidade de comprar a energia diretamente das fornecedoras. Aqui as empresas precisam de dois contratos, um com as concessionárias para o uso dos fios, outro com a própria geradora. Isso permite que elas negociem condições de pagamento melhores para si.

Ainda assim, é muito vantajoso para a maioria dos negócios, em vista que eles podem negociar valores, prazos e o volume de energia que necessitam para o seu funcionamento. Com isso, é possível conseguir as melhores condições para o seu próprio perfil de consumo.

Quem pode fazer parte do mercado livre de energia?

A partir de janeiro de 2024, todas as empresas que usam da energia de alta ou média tensão, chamadas também de grupo A, podem participar do ACL. Um exemplo desses negócios são os shoppings e grandes indústrias.

Essa abertura se deve à Portaria nº 50, que define que qualquer empresa do grupo A, independentemente do seu consumo, pode participar do mercado livre.

Com isso, as empresas que podem participar do Ambiente de Contratação Livre são divididas nesses dois grupos:

  • Consumidor livre tradicional: quem consome 500 kW ou mais por mês, pode ser representado por um gestor ou atuar de forma autônoma;
  • Consumidor livre varejista: quem tem um consumo abaixo de 500 kW por mês, nesse caso, deve ser obrigatoriamente representado por um comercializador varejista.

Quais são os benefícios de comprar energia no mercado livre?

Migrar para o mercado livre de energia elétrica é muito vantajoso para a maioria dos negócios, afinal, por meio dessa modalidade, os empreendedores conseguem economizar cerca de 30% na conta de energia, segundo um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Confira a seguir alguns dos outros benefícios de fazer essa migração:

1. Tenha liberdade na hora de escolher o fornecedor

No mercado cativo ou ACR, o consumidor pode apenas comprar energia da concessionária responsável pela distribuição na sua região. Já no ACL, é possível escolher qual será o seu fornecedor e, assim, encontrar aquele que melhor atende as demandas do seu negócio.

2. Contratação de energia sob medida

No mercado livre, o consumidor pode contratar o volume de energia que for necessário para a demanda do seu negócio, assim, ele pode negociar diretamente com a geradora.

Nessa negociação, há mais flexibilidade em alterar algumas condições de pagamento, valores, prazos, entre outros pontos. Dessa forma, é possível conseguir algo mais vantajoso para a sua empresa.

Leia também: O que é segmentação de mercado?

3. Redução de custos com energia

Talvez essa seja a principal vantagem em migrar para o mercado livre de energia, a economia na conta no final do mês. Essa redução de custos pode chegar até 30% em alguns casos.

4. Maior previsibilidade no orçamento

Ao negociar a compra de um determinado volume de energia com a geradora, será definido um preço para todo o período do contrato. Com isso, as empresas têm uma maior previsibilidade na hora de analisarem o seu orçamento, garantindo mais tranquilidade na gestão financeira do negócio.

O mercado livre de energia no Brasil ainda é desconhecido por boa parte da população, porém, a tendência é que esse cenário comece a mudar nos próximos anos. Agora que você entendeu o que ele é e como funciona, fica mais fácil saber como ele pode ajudar o seu negócio, não é?

Aproveite e confira também em nosso blog como o geomarketing pode ajudar a sua empresa a dominar o mercado de que faz parte. Acesse o conteúdo e saiba mais!

Avalie este post
Datlo

Autor: Datlo

Deixe um comentário