Segmentação demográfica: o que é e qual a sua importância

A segmentação demográfica é uma forma de segmentar o seu público-alvo por meio das suas principais características populacionais, como gênero, renda, idade, localização, entre outros dados. Fazer essa diferenciação é fundamental para as empresas otimizarem os seus recursos e esforços de marketing, vendas e outros setores.

Com um grande número de variáveis envolvidas, segmentar o seu público dessa maneira pode trazer uma grande ajuda na hora de compreendê-lo. Assim, é possível ter noções mais profundas sobre os seus gostos, preferências e desejos que podem ser usados pela sua empresa para ter uma maior conversão.

Imagem preta e branca, composta com o logo da Datlo no canto inferior esquerdo, na imagem a composição também é feita por um grupo de bonecos, encima da mesa com um mapa atrás

Continue a leitura e aprenda o que é segmentação demográfica, como ela funciona e a sua importância para as organizações!

O que é segmentação demográfica?

Ela é um tipo de segmentação baseado no uso de dados demográficos do público-alvo em questão, como renda, estado civil, localização, idade, gênero, nível de formação, etc. Por conta disso, ela serve como um importante filtro para a seleção daqueles consumidores mais alinhados com a persona do seu negócio.

Com uma segmentação dessas você consegue agrupar os seus potenciais clientes em grupos menores, separados por características e interesses em comum. Assim, é possível utilizá-los para algumas finalidades como:

  • definição de buyer persona;
  • otimizar as campanhas de marketing;
  • aumentar a fidelização dos consumidores;
  • criar experiências personalizadas.

Isso tudo mostra como a segmentação demográfica é importante para que o planejamento estratégico das organizações seja mais eficiente, aumentando o retorno obtido e otimizando os recursos utilizados.

Imagem colorida composta por representação de boneco de humanos a maioria é branca, e uma lupa identificando um boneco vermelho.

Quais são as principais variáveis da segmentação demográfica?

Existem diversas formas de segmentar demograficamente o seu público e você pode focar em diversas variáveis que existem nesse formato. Confira a seguir as principais delas:

1. Idade

A variação de idade ou geração é uma segmentação com base nas faixas etárias do seu público-alvo, por exemplo, em crianças, jovens, adultos e idosos. Para que ela funcione de maneira adequada, as faixas consideradas devem fazer sentido para o produto ou serviço oferecido pela empresa.

2. Renda

A divisão por meio da renda é também uma forma eficiente de segmentar os seus consumidores. A maneira mais comum é dividindo em baixa, média e alta, porém, para algumas empresas pode valer a pena fazer segmentações mais específicas, como de R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00.

3. Estado civil

Nessa segmentação é considerado o estado civil da pessoa, podendo ser solteira, casada, divorciada ou viúva. Dependendo do nicho do seu negócio, essa pode ser uma opção interessante.

4. Nível de escolaridade

O nível de escolaridade dos consumidores é uma segmentação de mercado muito eficiente e importante, ajudando na definição da sua persona, além do tom de voz e linguagem da marca. No caso de uma segmentação dentro de um público com formação de ensino superior, você pode aprofundar e dividi-los por área de formação, por exemplo.

São diferentes formas de agrupar os seus consumidores nesse formato, sendo essencial para as estratégias de marketing e comunicação do seu negócio.

5. Localização geográfica

Aqui a divisão é feita de acordo com o país, região, estado, cidade ou bairro das pessoas pertencentes ao seu público-alvo. Para grandes empresas, as segmentações por região ou cidade podem ser mais interessantes, já para os pequenos negócios, um direcionamento por bairro talvez seja o melhor para campanhas.

6. Gênero

Segmentação feita por gênero, seja autodeclarado ou não. Nesse caso, é fundamental levar em consideração a grande diversidade de gêneros, buscando um marketing que seja inclusivo com todos.

Leia também: 5 estratégias para encontrar clientes em potencial

Como fazer uma segmentação demográfica?

Para realizar uma segmentação da forma correta e obter os melhores resultados nas suas campanhas, é importante conhecer algumas das dicas a seguir. Confira!

Tenha critérios bem definidos de acordo com o seu negócio

Antes de realizar uma segmentação demográfica, é essencial definir quais os critérios que fazem mais sentido serem avaliados para o seu produto. Escolha as variáveis que realmente importam no comportamento do seu público-alvo e no seu relacionamento com a marca.

Garanta uma coleta de dados precisa

Os dados coletados precisam ser precisos e atuais, seguindo pesquisas de mercado confiáveis, informações do seu sistema de CRM ou uma plataforma de inteligência geográfica, como a Datlo.

Com isso, você tem a certeza de estar coletando informações de fontes precisas e de alta confiabilidade, garantindo que as análises feitas a partir desses dados sejam eficientes.

Faça a medição e análise dos dados

Por fim, é fundamental mensurar e analisar constantemente os resultados que aparecerem durante a segmentação demográfica. É possível que ela precise de alguns ajustes com o passar do tempo, afinal, as pessoas estão sempre mudando. Então sempre refaça as pesquisas e verifique se sua base de dados está atualizada para que as análises sejam feitas corretamente.

Entendeu como a segmentação demográfica funciona e como ela é importante para o seu negócio? Com ela fica muito mais fácil fazer uma análise de mercado eficiente e precisa para o seu negócio. Aproveite e confira outros conteúdos incríveis como esse em nosso blog!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário