Logística de distribuição: importância, como funciona e etapas

Um conjunto de atividades importantes para muitas empresas é a logística de distribuição. Essas tarefas montam um fluxo que, quando bem organizados, ajudam na redução de custos, aumento da produtividade e entregas de pedidos em tempo hábil.

Entenda as etapas necessárias e, caso sua empresa ainda não tenha, implemente agora mesmo! Os benefícios são valiosos, além de resultar em clientes satisfeitos e fidelizados à sua loja! Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.

O que é logística de distribuição?

A logística de distribuição é o processo completo de gerenciamento de produtos desde a saída da linha de produção até a entrega ao cliente final ou ao distribuidor. São diversas ações que ao serem otimizadas agregam diversos benefícios às empresas, como produtividade, controle, redução de custos e mais.

Essa é a etapa final da compra de um produto, por isso, deve ser eficiente e chegar até seu destino dentro do prazo determinado. Além disso, para otimizar essa etapa é preciso organização e uma excelente gestão para checar as mercadorias, colocá-las na mesma rota e gerenciar o frete.

Confira também: 5 estratégias atuais para encontrar clientes em potencial

Confira as 5 etapas da logística de distribuição

Conheça as 5 etapas de todo o processo, assim como sua importância.

1. Gestão de transporte

Nessa primeira etapa é que serão definidas as rotas de cada veículo, podendo ser caminhões, aviões, trens, ônibus e mais. Além das mercadorias que serão transportadas em cada um deles. Algumas empresas possuem sua própria frota ou ainda podem contratar empresas terceirizadas conforme sua demanda.

Ter uma gestão de transporte eficiente, permite informar o prazo de entrega, assim como os custos para repassar o valor do frete ao cliente.

2. Conferência e expedição dos produtos

A conferência de todos os produtos, como modelo, embalagem e quantidade é muito importante para que o pedido chegue perfeito ao seu destino, evitando reclamação, retrabalhos e novos fretes que não poderão ser cobrados do cliente final.

Os pedidos incorretos afetam a experiência de compra do usuário que, dependendo da demanda de mercado, pode desistir de realizar novas aquisições na sua loja ou ainda solicitar a devolução do pedido. Não esqueça de enviar a nota fiscal de compra junto dos produtos.

3. Gerenciamento de frete

O controle de frete ajuda na redução de custos do transporte, é preciso fazer os cálculos e orçamentos dos fretes praticados, independe se a frota é própria ou terceirizada. Além do combustível gasto, considere as dimensões dos produtos e o quanto caberá em cada carga.

O responsável pelo gerenciamento de frete precisa estar em contato constante com o setor financeiro e fiscal, pois além dos custos de transporte, existem as taxas interestaduais que precisam ser quitadas antes da expedição da carga.

4. Análise de indicadores

A análise de indicadores é uma das partes fundamentais da logística de distribuição, pois é por meio da coleta e análise de dados que você terá saberá os níveis de produtividade, custos, gargalos, tempo e mais. Com o resultado das análises é possível saber quais são as atividades que podem ser otimizadas, entender o que é a inteligência de mercado e como transformar informação em poder de decisão.

5. Roteirização

O planejamento de rotas é a etapa em que é contabilizado o gasto com combustível, pedágios e mais, de forma que os custos sejam equilibrados. Uma boa roteirização, garante entregas dentro do prazo e segurança para os funcionários de transporte que devem ser devidamente rastreados nos seus trajetos.

Confira também: Segmentação de mercado: entenda o que são os principais tipos

Quais são os benefícios?

Como dissemos anteriormente, a logística de distribuição apresenta diversos benefícios para as empresas, como:

  • aumento de produtividade: quando a empresa possui etapas bem organizadas, a tendência é de aumentar a produtividade para o carregamento das cargas, roteirização e entregas;
  • redução de custos: a entrega dos pedidos, geralmente, apresenta um alto custo para as empresas, por isso, os fretes são cobrados dos clientes o que, em alguns casos, pode afetar as vendas. Com a redução de custos é possível diminuir o valor do frete cobrado e alcançar mais compradores;
  • eficiência nas entregas: com fluxo de atividades funcionando bem, as entregas são realizadas de forma eficiente e ágil, o que faz muita diferença para os consumidores mais exigentes, que voltam a comprar porque sabem que vão receber o pedido no tempo determinado;
  • melhora a experiência de compra do cliente: um dos principais pontos de uma empresa é oferecer uma experiência positiva de compra aos seus consumidores. Além da qualidade dos produtos e preços competitivos, a entrega faz toda a diferença. Inclusive, clientes felizes passam a ser divulgadores da sua marca e fazem comentários positivos nas redes sociais e mecanismos de busca, como o Google.

Por fim, podemos entender a grande importância da logística de distribuição para as empresas. Investir em um setor organizado, com fluxos de atividades bem definidas resultam em processos eficazes e clientes satisfeitos com o bom trabalho.

Se você deseja ampliar o seu negócio de maneira eficaz baseada em dados, confira nosso artigo sobre: Geolocalização de maneira intuitiva. Até a próxima!

Avalie este post
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário