Inteligência de Mercado: como transformar informação em poder de decisão.

Quando falamos sobre o crescimento de mercado, pensamos em estratégia empresarial. Podemos enxergar o setor de Inteligência de Mercado como um apoio para dados, insumos e insights que colaborarão para o sucesso e priorização das ações da sua empresa!

Para aprofundar o conhecimento, prossiga com a leitura.

uma pessoa sentada em uma mesa com um laptop e vários papéis

O que é Inteligência de Mercado?

Quando tratamos sobre Inteligência de Mercado (IM)… podemos também relaciona-la ao Business Intelligence (BI), que se trata de um processo que envolve o uso de ferramentas e a tecnologia para assim coletar dados, realizar análise e interpretar informações que o mercado corporativo apresenta constantemente

A IM proporciona a empresa obter tomadas de decisões, estratégias, identificação de oportunidades de maneira precisa, assim como identificar oportunidades, se antecipar em tendencias e claro, a entender a dinâmica competitiva do mercado, e onde seus concorrentes estão aplicando novas oportunidades.

Além de proporcionar a análise do mercado, a IM está relacionada também ao conhecimento do público alvo da sua empresa, podendo ser assim atrelada ao setor de marketing, pois através dessa ferramenta, consegue analisar o desempenho das campanhas, novas estratégias de comunicação que melhor se aplicam ao mercado e entender a demanda dos segmentos que a empresa está focando para expansão.

Pontos Fortes da IM:

  • Agilidade: Agir de forma preditiva, prevendo as movimentações e mantendo-se sempre à frente dos concorrentes.
  • Aprendizado: Estar a par das movimentações do mercado em que sua empresa atua, evitando que a empresa perca tempo com estratégias que já se demonstraram falhas no passado.
  • Competitividade: Conversão das informações coletadas em conhecimento técnico, tornando-se um diferencial poderoso nas organizações.
  • Oportunidades: Prever as movimentações da concorrência, com dados e informações do seu público-alvo e do segmento da sua empresa; aumento da capacidade de enxergar (e aproveitar) novas oportunidades.
  • Inovação: Reconhecer as tendências e identificar oportunidades; perceber as mudanças rápidas que ocorrem no mercado e desenvolver estratégias que fazem sentido para o momento.
  • Produtividade: Com a coleta de dados estratégicos, a empresa consegue focar no desenvolvimento de soluções mais completas para atender às expectativas do consumidor e aproveitar oportunidades de mercado.
uma mão segurando um telefone celular com um gráfico

Potencial da Inteligência de Mercado

Entendemos que a área de Inteligência de Mercado (IM) é crucial para o crescimento dos negócios. Atualmente, observamos o board das empresas com mais atenção a essa área, reconhecendo sua importância e palpando o retorno de investimento gerado.

Contudo, ao implementar essa ferramenta, é fundamental questionar constantemente “o que é necessário para avaliar se a empresa está no caminho certo?”. Às vezes, à medida que enriquecemos nossos conteúdos estratégicos, algumas empresas podem sentir dificuldades em compreender quais insights e ações devem ser tomados, e em que momento aplicá-los.

Para superar isso, compreender os desafios que podem surgir no futuro é crucial, e isso pode ser superado através de: Análise de dados; Processamento mais aprofundado das informações; Ações a serem priorizadas, visando sempre melhorar os resultados da empresa.

uma mão está bloqueando o caminho de um desenho de um homem vermelho

Estratégias e desafios para o crescimento empresarial

No âmbito da tecnologia, deparamo-nos com uma extensa variedade de ferramentas à disposição do setor de Inteligência de Mercado (IM). Observa-se com notoriedade o crescente reconhecimento da importância e impacto que as ferramentas de geoprocessamento e geomarketing têm conquistado nas grandes empresas.

Atualmente, identificamos uma demanda substancial por processamento avançado de dados nas empresas, uma vez que enfrentam desafios ao não conseguir vincular os insumos a ações que resultarão em benefícios para o negócio.

As principais dificuldades enfrentadas pelas organizações incluem a coleta de dados desprovida de foco na tomada de decisões e na tecnologia. Nesse cenário, as empresas consolidam uma variedade de dados que, inicialmente, parecem altamente relevantes e de elevado custo de pesquisa, mas que, no entanto, não contribuem para decisões estratégicas de mercado. Isso coloca as empresas em uma posição desafiadora.

Por que isso ocorre?

  • A falta de visibilidade de potencial: Dificulta a visualização para tomada de decisão. Muitas empresas, tanto grandes quanto médias, atuam com vendas indiretas e diretas, mas não conseguem entender a extensão de sua operação. Isso resulta em falta de conhecimento sobre as regiões com potencial não explorado e as que já estão saturadas, causando desgaste para a equipe de vendas.
  • Falta de dados geográficos: A capacidade restrita de processamento de dados geolocalizados, a tomada de decisões ineficiente, os desafios na segmentação de mercado e as dificuldades na personalização de estratégias constituem um cenário desafiador. Tornar-se complexo tomar decisões confiantes quando se lida com dados provenientes de diversas fontes, sem uma maneira integrada de visualizá-los. Isso se torna ainda mais crucial ao considerar os múltiplos fatores externos que têm o potencial de impactar e influenciar o curso de seu negócio.
  • Listas frias: Fazer o mapeamento de perfil manualmente, o que acaba gerando um desgaste na prospecção por só ter as informações após o contato/ Dados públicos: imprecisão
um grupo de flechas atingindo um alvo em um fundo laranja

Inteligência Artificial como uma ferramenta estratégica

Quando se aborda o campo da tecnologia, um tópico recorrente é a inteligência artificial. Ao longo do tempo, testemunhamos diferentes fases da evolução da IA, destacando-se diversos aplicativos que passaram a integrar o cotidiano das pessoas e suas empresas. Atualmente, as organizações estão empenhadas em explorar como podem incorporar esse vasto potencial em suas atividades comerciais. A IA assume o papel crucial de fornecer dados, insumos e insights que contribuirão para o sucesso e a priorização das ações empresariais.

Dentro da Datlo

Na Datlo, onde nossa missão é simplificar e democratizar o acesso a ferramentas poderosas, englobamos em nossa abordagem a execução de atividades essenciais, como a geolocalização estratégica, visando identificar concentrações de clientes, analisar Market Share, concorrência, e gerenciar territórios para vendas e go-to-market.

Em consonância, destacamos a expertise da nossa ferramenta na geração de oportunidades e novos negócios, utilizando nossa ferramenta para o cruzamento de dados, proporcionando leads mais qualificados, análises relevantes e enriquecimento de informações, além de explorar o potencial de vendas e viabilidade para novos pontos.

Complementando nossas funcionalidades, oferecemos uma sólida análise de potencial de mercado. Utilizando a nossa ferramenta você pode verificar pautas, identificar problemas comuns na área de Inteligência de Mercado e, por meio de nossos painéis, avaliar o potencial de mercado de maneira prática e eficiente.

uma pessoa usando um laptop com um símbolo na tela

Para aprofundar seus conhecimentos sobre as funcionalidades discutidas, convidamos você a assistir o nosso webinar. Acesse o vídeo completo em nosso canal no YouTube e explore de forma mais detalhada como a inteligência de mercado pode impulsionar o crescimento do seu negócio. Não perca a oportunidade de aprimorar suas estratégias e descobrir o potencial da nossa plataforma.

Avalie este post
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário