Dados demográficos: como utilizar nas estratégias da sua empresa

Os dados demográficos são informações cada vez mais importantes e significativas para as estratégias de uma empresa. Realizar uma segmentação demográfica e mapear as possíveis alternativas podem resultar em aumento das vendas de um negócio.

Por meio do marketing de geolocalização é possível estruturar estratégias mais seguras para impactar o público correto e ter melhores resultados de conversão.

um grupo de pessoas em volta de uma mesa com um telefone celular e uma grande folha de papel com informações

Para saber mais sobre a importância dos dados demográficos e a sua importância nas técnicas de abordagem de público, continue a leitura!

O que são dados demográficos?

Dados demográficos se definem como todas as características pertencentes a uma população que está sendo analisada. Nessa análise, são incluídas características como idade da população, raça, sexo, renda, entre outros fatores.

Os dados demográficos podem ser estruturados de maneira mais simples, com poucas métricas para serem analisadas, até estruturas mais complexas. Nesse segundo caso, há maior variedade de informações e características descritas.

uma foto em preto e branco de pessoas atravessando a rua

Alguns exemplos de características que podem compor uma análise mais complexa são:

  • Idioma;
  • Estilo de vida;
  • Religião;
  • Educação;
  • Taxas de natalidade e mortalidade;
  • Propriedade de casa.

Tais dados acerca da demografia de uma região podem ser usados para várias finalidades com a intenção de tomar decisões com um objetivo específico e bem definido. Eles são úteis para todo tipo de setor organizacional que dependa de um estudo de comportamento da população.

Áreas como saúde, transporte, política, comercial, economia, comunicação e marketing utilizam ferramentas com esse tipo de solução para fazer rastreamentos e mapeamento de necessidades e interesses.

Como os dados demográficos são obtidos?

Os dados demográficos são coletados, inicialmente, definindo um espaço determinado. A partir dessa definição, é feito um recorte para que os dados sejam analisados.

Portanto, a depender do teor da pesquisa e da densidade das informações necessárias, o recorte será variável. Ele pode ser um país, estado, região, cidade, um bairro ou até mesmo uma única rua.

um grupo de pessoas andando por uma rua próxima a edifícios altos

Os dados da demografia do recorte escolhido para a pesquisa podem ser coletados de diversas formas, seja ela digital ou física. Para isso, podem ser usados questionários físicos ou via internet, registros administrativos que geralmente são cedidos por órgãos públicos ou pesquisas.

Como usar dados demográficos de forma estratégica?

Incluir os dados demográficos nas estratégias de empresas pode otimizar processos e torná-los ainda mais efetivos, seja lá qual for o nicho de atuação. Veja alguns dos objetivos para os quais os dados demográficos podem ser usados, evidenciando ainda mais a sua importância:

Definir localidades

A definição da localidade específica de cada consumidor pode otimizar o trabalho dos e-commerces, segmentando ainda mais as mídias que servirão para impactá-los.

uma foto em preto e branco de uma cidade vista de cima

Como resultado, a possibilidade de causar um impacto positivo se torna muito maior, além de contribuir positivamente para as vendas.

Expandir o número de franquias ou lojas

Ao realizar uma pesquisa e analisar os dados demográficos de um recorte específico, a empresa consegue planejar e estruturar as melhores estratégias para impactar o público.

uma pessoa segurando um mapa com diversos ícones de localização sobre eles

Em outras palavras, ela é capaz de definir uma segmentação demográfica que identifique o público-alvo que se busca atingir. Através desse filtro, as chances de venda aumentam por conta do melhor direcionamento dos produtos.

Esses dados também permitem prever se a região estudada é ideal para a abertura de uma loja ou franquia de um determinado segmento. Dessa forma, eles transmitem muito mais confiança para as aplicações pensadas estrategicamente.

Definir a persona do negócio

Realizando o mapeamento das características da população por meio dos dados demográficos, a equipe de marketing consegue definir aquilo que seria, de maneira fictícia, a persona. A persona do negócio representa o seu consumidor ideal.

O objetivo com o mapeamento da persona do negócio é tornar menos abstrato quais são as motivações do cliente, a forma com que ele pensa e quais as suas dores. Ela ajuda a direcionar melhor o trabalho da equipe de marketing e comunicação.

uma foto em preto e branco de uma pessoa no meio de uma multidão

Realizar pesquisas de mercado

Por meio da pesquisa de mercado, os profissionais que fazem a análise dos dados demográficos são capazes de estudar qual o comportamento dos consumidores daquela região. Eles também conseguem mapear as principais características e entender as principais ações desse público.

A pesquisa de mercado pode ser importante não só para proporcionar ideias melhor direcionadas. Ela também serve para confirmar reflexões e inferidas ou até mesmo para validar algum serviço, ação ou produto.

duas pessoas sentadas à mesa com um laptop e um pedaço de papel com informações em mãos

Pensando também em impactar os consumidores de maneira positiva, é possível analisar qual a necessidade deles que não é atendida e aproveitar essa lacuna. Usando esse artifício, você pode se destacar frente aos concorrentes e obter vantagem com esse diferencial.

Criar promoções de serviços e produtos

Conhecendo melhor qual o público com maior aderência ao seu produto ou serviço, fica mais fácil movimentar e aumentar os números das suas vendas.

Com isso, as promoções planejadas podem ser colocadas em prática com maior possibilidade de ter retorno positivo, já que serão recebidas pelo público correto. Eles serão atingidos pelas promoções por meio da segmentação feita a partir dos dados demográficos.

Como resultado, eles serão impactados por produtos que eles tenham interesse.

uma foto em preto e branco de uma placa de "sale"

Leia também: Análise de dados para o crescimento de Startups

Exemplos de dados demográficos aplicados em estratégias

Os dados e segmentações demográficas podem ser usados, por exemplo, por empresas de marketing para personalizar sua comunicação de acordo com o público-alvo.

Outro exemplo são as empresas da área da saúde, que utilizam esses dados para encontrar áreas com foco de doenças. A partir disso, elas podem desenvolver planos de ação específicos para aquela região.

um médico trabalhando em um laptop com ícones saindo dele

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também utiliza dados demográficos em suas pesquisas. No censo feito em 2022, foram coletadas as seguintes informações:

  • Número de moradores por domicílio;
  • Raça, cor e escolaridade;
  • Sexo e idade;
  • Informações de saneamento básico;
  • Tamanho da população.

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre dados demográficos, segmentações demográficas e a importância do uso estratégico deles em uma empresa, confira como a análise de dados atua nas estratégias Go To Market. Até a próxima leitura!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário