Análise de dados no setor de Telecomunicação

     A expansão digital é tanto real quanto atual e está alcançando novas localidades em ritmo cada vez mais acelerado, visando suprir toda a demanda atual que a globalização permeia, tantos nas esferas informativas e comunicativas, se faz necessário levarmos em conta os provedores de telecomunicações, que estão se modernizando e possibilitando que mais e mais pessoas integrem na rede mundial de comunicação. Neste artigo abordaremos dados coletados da plataforma de análise de dados daqui da Datlo para fazer uma análise completa sobre os serviços de telecomunicação e o impacto que essa evolução vem causado no Brasil.

     Para contextualizar do macro ao micro vamos abordar primeiro alguns panoramas setoriais do segmento de telecomunicação no Brasil, para isso utilizamos dados disponibilizados pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) em seu relatório anual de gestão. Dos quase 440 milhões de acessos nos principais serviços, a disposição no ano de 2021 ficou: 74,6% em telefonia móvel, 12,2% em banda larga fixa (crescimento de 36,5% em relação ao ano de 2020), 8,4% em telefonia fixa e 4,7% em TV por assinatura.

um computador e um mapa da cidade são representados nesta ilustração

     Outros dados que respaldam o crescimento do setor são os de porcentagem da cobertura com rede de transporte, conhecido como Backhaul de fibra ótica, o que corresponde a infraestrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, 4.677 cidades (84% dos municípios) contam com a presença da malha, viabilizando uma melhor qualidade no serviço.

     A velocidade média contratada para banda larga fixa em 2020 era de 88,72 Mbps e em 2021 bateu a marca de 186,3 Mbps, um crescimento superior a 200%. Sobre a população com cobertura de banda larga móvel, em 2021 chegou a casa dos 90,15%, já a taxa de domicílios com banda larga em área rural está em 64,82%, a meta é que até 2023 sejam mais de 70% contemplados.

     Segundo a base de dados de indicadores mundiais de telecomunicações, a cada 100 habitantes brasileiros 74 possuem acesso a internet, a média de países em desenvolvimento é de 57 a cada 100, em países desenvolvidos é de 90 a cada 100 e a média global é de 63 a cada 100.

      Vamos agora pincelar e segmentar por região os acessos aos quatro principais serviços de telecomunicações de interesse coletivo citados a cima, destaque para o setor de telefonia fixa, que foi o único a apresentar queda no número de acessos com baixa de 5,9%.

  • Telefonia Móvel:
    Total de 253,3 milhões de acessos em 2021. Em milhões:
    Norte: 17,29 / Nordeste: 57,43 / Centro-Oeste: 18,85 / Sul: 35,32 / Sudeste: 124,42
  • Banda Larga Fixa:
    Total de 41,44 milhões de acessos em 2021. Em milhões:
    Norte: 1,77 / Nordeste: 6,35 / Centro-Oeste: 3,16 / Sul: 8,09 / Sudeste: 22,08
  • TV por Assinatura:
    Total de 16,04 milhões de acessos em 2021. Em milhões:
    Norte: 0,65 / Nordeste: 3,13 / Centro-Oeste: 0,87 / Sul: 2,42 / Sudeste: 8,9
  • Telefonia Fixa:
    Total de 28,70 milhões de acessos em 2021 (30,46 em 2020) em Milhões:
    Norte: 1,09 / Nordeste: 3,13 / Centro-Oeste: 2,29 / Sul: 5,01 / Sudeste: 17,18

     Podemos ter informações ainda mais cirúrgicas por meio do painel que a ANATEL disponibiliza de forma individualizada pelas cidades do nosso país, trazendo dados como: Acessos por operadora e por tipo de tecnologia e Densidade de utilização por residência. É feito também um ranking comparativo entre todas as cidades do Brasil, segmentado entre o estado da cidade escolhida para a análise, a região em que ela se encontra e em comparação a nível nacional.

      Um outro fator importante para entendermos não apenas a importância da conectividade nos dias atuais, mas também como a democratização do acesso a informação é vital para o desenvolvimento humano, hoje existem mais de 75 mil escolas localizadas em regiões consideradas rurais, destas, apenas 29 mil possuem viabilidade de interação com a rede comunicativa atual.

      O regulador de serviços públicos da Anatel, Hildebrando Rodrigues Macedo, escreveu um artigo juntamente com o doutor em estatística Alexandre Xavier Ywata traçando um paralelo entre o aumento do acesso à internet em banda larga no Brasil e o crescimento econômico no mesmo período. Vale destacar o recorte da pesquisa o qual comentam sobre as dificuldades de obtenções de dados mais precisos quando o assunto é Brasil.

‘’A maioria dos estudos desta natureza tem como base pesquisas de campo, o que torna difícil e custoso a obtenção de dados. Além da falta de dados no Brasil, ainda há os problemas de quebras estruturais. Por exemplo, até meados de 1998, quando ainda existia o monopólio estatal no setor de telecomunicações, apesar de a operadora estatal apresentar lucros e haver uma grande demanda reprimida por telecomunicações, o fato de os lucros da empresa estatal de telecomunicações fazerem parte do caixa único do governo como menciona Neves (2003) e dadas as dificuldades financeiras da União, havia a política de se limitar os investimentos em telecomunicações.’’

     Agora iremos aprofundar nossa pesquisa utilizando a plataforma de geo-inteligência da Datlo, startup brasileira focada, entre outros objetivos, obter insights partindo primeiramente de dados geográficos e dos contextos por eles oferecidos. Um dos painéis que a plataforma nos possibilita utilizar para pesquisas direcionadas é a sessão de busca avançada por CNPJs, viabilizando um levantamento preciso por conta do cadastro da CNAE da empresa.

um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa com laptops

     Para essa pesquisa e para os vindouros dados foram levadas em considerações empresas que possuem cadastro nas seguintes sessões: Operadoras de televisão por assinatura por satélite; Operadoras de televisão por assinatura por micro-ondas; Operadoras de televisão por assinatura por cabo; Telefonia móvel celular; Serviços de telefonia fixa comutada; Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; Construção de estações e redes de telecomunicações; Manutenção de estações e redes de telecomunicações; Telecomunicações por satélite; Serviços de telecomunicações sem fio não especificados anteriormente, Serviços de telecomunicações por fio não especificados anteriormente e Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente.

     São 76 mil empresas que compõem o quadro dentro dos serviços supracitados, as três maiores porcentagens destas empresas são para os ramos de Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente com 35% / ; Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet com 30% / Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet com 27%. Existem, já somadas a quantidade de 76 mil, 8 mil filiais e pontos de apoio. Outros dados bastante curiosos é que 45% das empresas listadas possuem até 9 funcionários apenas e 28% atuam por meio de MEI.

      Os cincos estados brasileiros com maior número de CNPJs ativos são, em ordem, São Paulo (30.796), Rio de Janeiro (7.341), Minas Gerais (6.220), Paraná (5.175) e Rio Grande do Sul (4.324). A plataforma ainda nos permite informações e dados a respeito de faixa de faturamento, formas de tributação e relações das empresas com dívidas públicas e previdenciárias.

     Podemos concluir com esse estudo que o desenvolvimento comunicacional está cada vez mais globalizado, olhar para esse segmento de mercado com insights partindo da inteligência de localização é trazer a contextualização necessária para entender e até mesmo diagnosticar futuros caminhos mais vantajosos para que mais e mais pessoas sejam alcançadas e interconectadas. E sim, existe relação entre a crescente ascensão de acessos a banda larga por brasileiros com a melhoria no desempenho econômico, o que por sua vez se justifica com a ordem inversa; o desempenho na economia viabiliza um aumento na quantidade de acessos aos meios comunicativos pela rede global de interações.

     A análise de dados opera em busca de equilibrar e transformar informação em decisão por meio de insights que a organização, integralização e diagnósticos proporcionam. A Datlo é uma startup brasileira de inteligência geográfica que possui toda a base de estabelecimentos comerciais do Brasil mapeados, onde a equipe de engenheiros aplica uma série de higienizações, processamentos e enriquecimentos para que o usuário tenha informações muito mais assertivas e muito mais operacionais. Facilitando o encontro de novos parceiros, mapeando a concorrência ou sabendo posicionar o produto certo na região correta. Ficou interessado em como a Datlo pode apresentar o real potencial expansivo da sua empresa? Solicite uma demonstração e venha descobrir o onde com a Datlo. 

telecomunicação

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário