Startup mapeia todo o serviço bancário no território nacional

         A startup brasileira Datlo mapeou todas as instituições financeiras, sedes administrativas, agências e todo o serviço bancário localizados pelas 5.570 cidades do país; catalogando e aglutinando dados como: Valor em caixa, valores de contas credoras, de contas devedoras, de depósitos a prazo e na poupança, se possuem financiamentos voltados ao setor agrícola ou imobiliário e os demais dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil (BCB) e de outras organizações que liberam seus dados de forma pública.

uma ilustração azul e branca de um telefone celular

            De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), atualmente apenas 3% das 100 bilhões de operações bancárias são realizadas em agências. Como resultado desse avanço tecnológico, e resquícios dos dois anos de pandemia, levantamento realizado pelo Banco Central, apontou que o Brasil perdeu 2.351 agências nesse período, registrando apenas 18.302 agências bancárias em 2021.

     Cada vez mais o ramo de análise de dados vem agregando inovação, destaque e resultados relevantes para diversos segmentos do mercado; uma vez que a quantidade de facilitações supre defasagens que antes nem mesmo eram diagnosticadas, hoje já se faz possível prevê-las e preveni-las por meio da implementação de inúmeras ferramentas e ações interventivas. Nesse ramo de mapeamento e identificação das unidades bancárias o foco principal é auxiliar os gestores nas tomadas de decisões e no executar de diferentes tipos de estratégias mercadológicas.

      Duas das principais facilidades que o mapeamento feito pela Datlo traz estão relacionadas a identificar melhores pontos para finalidades específicas, como a instalação de uma nova agência ou entender como a malha de visibilidade do seu banco está relacionada com o fluxo do seu público alvo. Como podemos observar na próxima imagem, onde adicionamos a camada dos bancos e agências sobrepostas ao mapa de calor por interesse de regiões; utilizamos a cidade de São José do Rio Preto-SP como exemplo.

um mapa com muitos pontos rosa

       Podemos observar perfeitamente como a aplicação da geointeligência na análise de dados entrega soluções para problemas até então escondidos, é o caso de um cliente recente da Datlo; um grande banco possuía cinco agências em um determinado subcentro da cidade, nessa mesma região existem duas estações de metrô onde circulam milhares de pessoas por dia. Nenhuma estava localizada nos fluxos de entrada e saída do metrô, o insight foi para reposicionar uma dessas agências, tornando possível ofertar praticidade aos seus clientes, uma vez que já não era preciso deslocar da sua rota para resolver algo, abrir uma conta ou acessar o caixa eletrônico, isso sem contar a oportunidade de ativação e visibilidade de marca.

           Vale destacar o termo utilizado no parágrafo anterior, utilizamos a expressão ‘subcentro’ para designar um recorte específico de uma determinada região que possui um aquecimento comercial mais favorável e chamativo, uma área com grande concentração de estabelecimentos com porta à rua, apresentando um potencial fluxo maior de pessoas.

         A empresa conta com uma equipe de desenvolvedores, analistas de dados, economistas, geógrafos e outros colaboradores que organizam esse emaranhado de dados e os dispõem de forma a integralizar as mais de 40 opções de camadas para incrementar a visualidade de quaisquer regiões ou cidades do território nacional. A plataforma possibilita também o cruzamento desses dados de domínio público com os próprios e internos de cada cliente, viabilizando uma personalização exclusiva e direcionada para os objetivos de cada segmento.

         A Datlo disponibiliza para seus clientes uma plataforma personalizável, com um catálogo onde há dezenas de fontes de dados, como perfil dos consumidores, tamanho de cada mercado, empresas por região, segmento, faturamento, número de colaboradores, concorrentes, etc. Além disso, é possível trabalhar com algoritmos de Machine Learning para descobrir novas oportunidades de negócio e gerar previsibilidade aos investimentos. Ficou interessado em saber mais sobre como a análise e gerenciamento de dados pode ajudar você e sua empresa? Solicite uma demonstração com a Datlo clicando aqui e descubra o onde.

serviço bancário

Avalie este post
Datlo

Autor: Datlo

Deixe um comentário