Mulheres na tecnologia

No universo do mercado de trabalho, os desafios persistem, e a globalização junto aos avanços tecnológicos destacam as disparidades, especialmente nos setores da indústria de tecnologia e inovação científica. Apesar dos debates políticos sobre igualdade de oportunidades, muitos fatores ainda limitam as chances entre homens e mulheres.

duas mulheres estão olhando para uma tela de computador

Para qualquer setor que se preocupe com o futuro, a inclusão de novas vagas que abracem a diversidade é vital. Além de possibilitar a contratação de profissionais mais engajadas, a representatividade tem um impacto positivo, inspirando a próxima geração e motivando mais pessoas a ingressarem na área.

Projeto Nation Girls Collaborative

Na área da tecnologia, barreiras persistem, evidenciando a desigualdade de gênero em aspectos como salários, oportunidades e cultura no ambiente de trabalho. No entanto, projetos e organizações, como o National Girls Collaborative Project, buscam ampliar as oportunidades para mulheres em campos como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), desde o ensino básico.

uma mulher sentada em uma mesa em frente a um laptop

Pesquisas revelam que as mulheres ocupam uma parcela minoritária nessas áreas. Por exemplo, em graduações, elas representam apenas 22% em engenharia, 21% em física e 13% em ciências da computação. No mercado de trabalho, a presença feminina em campos como ciência da computação e engenharia ainda é baixa, respectivamente 26% e 16%.

Dados do IBGE mostram que as mulheres brasileiras recebem em média 20% a menos que os homens, com uma discrepância ainda maior em profissões de tecnologia. Enquanto isso, em ocupações como designer gráfico, a diferença é mínima, evidenciando uma questão complexa e multifacetada.

Apesar dos desafios, as mulheres avançam, seja em cargos de liderança ou no início de suas carreiras, resistindo e moldando o futuro. Na América Latina, aproximadamente 16% dos empregos em tecnologia são ocupados por mulheres, com uma média global de 11%. A jornada é árdua, mas comunidades inteiras estão comprometidas em transformar esse cenário.

uma mulher sentada em uma mesa em frente a um computador

Empresas têm implementado estratégias para encorajar as mulheres a permanecerem na área de tecnologia, através de eventos, cursos e influência nas mídias sociais. Iniciativas como o portal programaria exemplificam essa busca por inclusão e democratização do acesso.

Ainda há desafios a serem superados, desde falhas na educação até preconceitos e disparidades salariais. Na Datlo, valorizamos a diversidade e a liberdade de expressão de cada indivíduo, contando com profissionais talentosas em nosso time.

Agradecemos por acompanhar esta reflexão e até a próxima!

Avalie este post
Isabela Cambiati

Isabela Cambiati | Especialista de Conteúdo

Apaixonada por comunicação, tecnologia, inovação e conhecimento. Ajudo empresas e pessoas a entenderem e encontrarem oportunidades de expandir os seus negócios através do meu trabalho na Datlo.