Geoprocessamento: entenda tudo sobre o assunto

Com o geoprocessamento, você consegue obter dados geográficos valiosos para criar novas estratégias de negócio. Por exemplo, um equipamento bastante conhecido que utiliza o geoprocessamento é o GPS, o qual informa rotas e localizações precisas para chegar até o local esperado.

Além disso, é possível obter essas informações para diferentes setores do mercado e para finalidades diversas, assim como as agregar com práticas para ter novos insights. Se deseja entender mais como o geoprocessamento funciona, as vantagens e as aplicações, continue a leitura abaixo.

Geoprocessamento: o que é?

O geoprocessamento é um conjunto de técnicas e métodos relacionados a dados. Ele é envolvido desde a coleta, o armazenamento, o tratamento e a análise de informações geográficas. Assim, é possível entender as características e a distribuição geográfica para diversas finalidades relacionadas a diferentes segmentos.

Esse procedimento faz parte do Sistema de Informações Geográficas, conhecido como SIG. Ele pode utilizar imagens de satélite, fotografias aéreas ou mapeamento por drones, os quais são tratados por softwares para o manuseio dos dados desejados.

Geoprocessamento × Geomarketing

O geomarketing é conhecido como inteligência geográfica de mercado e consiste em técnicas que utilizam dados para traçar estratégias relacionadas à localização. Dessa forma, se você deseja abrir uma loja de sapatos femininos, você precisa entender onde está o seu público, qual a região estratégica para as suas vendas e mais.

Nesse sentido, o geoprocessamento será utilizado para coletar, armazenar e tratar os dados necessários para que você consiga tomar as decisões necessárias para a abertura da sua loja de modo que seja efetivo. Ou seja, o geoprocessamento é utilizado para realizar as análises do geomarketing.

Como funciona o geoprocessamento?

O geoprocessamento funciona em 5 etapas, confira:

  1. Coleta de dados para um problema específico: inicia-se colhendo os dados necessários para análise, como mapas, dados topográficos e mais;
  2. Armazenamento e seleção dos dados coletados: eles são armazenados em um banco de dados e selecionados devidamente para garantir a precisão dos resultados;
  3. Processamento e análise dos dados: essas informações são analisadas por meio de algoritmos e cálculos matemáticos, também é preciso de um profissional que saiba como realizar esse processo;
  4. Representação visual: finalizada o passo anterior, o próximo é a criação da representação visual dos dados, seja com gráficos, mapas e mais, facilitando a análise e a compreensão dos dados;
  5. Tomada de decisões: tomar decisões baseadas em dados aumentam as chances de sucesso do seu negócio, seja para segmentação de clientes, análise de viabilidade, logística e mais.

Quais são as vantagens?

Conheça as principais vantagens de aplicar o geoprocessamento no seu negócio.

Segmentação demográfica

Uma das maiores vantagens do geoprocessamento é a segmentação demográfica. Por meio das informações coletadas, processadas e analisadas, é possível filtrar algumas características do seu público-alvo, como renda, localização, idade e mais. Assim, você consegue criar estratégias personalizadas e certeiras para cada segmento dos seus clientes e captação de novos leads.

Seleção estratégica de localização

Com os dados corretos, você sabe exatamente o melhor local para investir em novos pontos de vendas, com potencial de consumo, acessibilidade, análise da concorrência, vias de acesso e mais — ideal para todos os tipos de negócios.

Previsão de tendências

Outra grande vantagem do geoprocessamento é a previsão de tendências de mercado e também do comportamento de consumo do público-alvo. Dessa forma, você consegue analisar o que já está acontecendo, antecipar e adaptar estratégias para a sua empresa. Assim, você se mantém atualizado e na frente dos concorrentes.

Principais aplicações

Agora que você sabe o que é o geoprocessamento e as vantagens, conheça as principais aplicações na prática.

Instituição de ensino

A utilização das técnicas de geoprocessamento pode auxiliar na estratégia de expansão para criação de novos polos. A partir da análise de diversos aspectos, como renda, população, REGIC, público-alvo, cursos de interesse e mais.

Energia

No setor da energia, utilizar esses dados ajuda no monitoramento de pequenas centrais hidrelétricas, na coleta de medidas de telhados e na inspeção painéis solares, além de ser possível ter uma previsão de sombreamento das placas.

Topografia

Com o levantamento de dados topográficos, é possível analisar a retificação, o desmembramento e a aglutinação de áreas, além de cadastro de imóveis e do plano diretor.

Construção civil

Para o setor de construção civil, os dados podem auxiliar a extrair medidas, fazer a terraplanagem, o monitoramento, o controle do andamento da obra, a gestão e outros.

Confira também: Dados demográficos: como utilizar nas estratégias da sua empresa

Por fim, o geoprocessamento é um conjunto de técnicas capazes de otimizar diversas estratégias para o seu negócio, desde segmentação de mercado, logística, localização, captação de novos leads e muito mais. Para garantir bons resultados, é preciso saber coletar, armazenar, selecionar e processar as informações.

Visando otimizar ainda mais o seu negócio, continue navegando no nosso blog e confira mais sobre a demanda de mercado, entendendo o que é, quais os tipos e a importância. Assim, suas estratégias serão certeiras para alcançar os resultados desejados. Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário