Geotags: aprenda a como utilizar, vantagens e estratégias

Cada vez mais, os dados demográficos têm feito diferença nos resultados de conversões e na atração de novos leads, por isso, as geotags se tornaram altamente relevantes e devem ser incluídas nas melhores estratégias de geomarketing.

Com o aumento da utilização de redes sociais e dos sites de busca, as geotags têm otimizado a visibilidade das empresas e facilitado a busca dos usuários e outras vantagens. Se deseja entender mais sobre esse conceito e como aplicá-lo no seu negócio, continue a leitura abaixo.

O que são geotags?

Conhecida como gestão de tags, essa técnica procura marcar a localização geográfica da sua empresa para aumentar a visibilidade e o engajamento do público. Sabe quando você procura um restaurante no Google e aparecem diversas fotos do estabelecimento tiradas pelos clientes, ou quando alguém faz check-in em um local e aparece nas redes sociais? Essas são algumas formas de utilizar as geotags.

Imagem colorida, com fundo azulado com degradê do escuro ao mais claro, composta com um celular com a tela branca, na frente do celular há um mapa 3D com tags, pins, árvores.

A técnica faz parte das melhores estratégias de geomarketing. Quando utilizada corretamente, os consumidores podem compartilhar a localização ao visitarem o seu estabelecimento, assim, novos leads conseguem encontrar facilmente sua empresa.

Além disso, os resultados são potencializados caso sua empresa seja ativa nas redes sociais, tenha posicionamento de marca e uma boa relação com os consumidores.

Como funcionam as geotags?

As geotags funcionam por GPS, o qual coleta os dados de localização, como bairro, cidade, região e mais. Esses dados podem ser acompanhados em tempo real, o que facilita a busca dos usuários. Além disso, se muitas pessoas tiram fotos no mesmo lugar, consumindo determinado produto ou serviço, pode representar uma alta concentração de novos leads. Ou seja, são informações ideais para estratégias de expansão.

Ainda, é possível analisar essas informações e ter insights como dia de maior concentração, negócios próximos, direcionamento de campanhas para sua persona por meio da segmentação de mercado e mais.

Como utilizar as geotags?

É possível utilizar as geotags em diversas redes sociais, arquivos e mais. Dessa forma, você consegue posicionar sua marca e otimizar a divulgação do seu negócio. Listamos algumas formas a seguir:

  • Google meu negócio: comece configurando o Google com as informações mais importantes, como horário de funcionamento, endereço, telefone para contato, sites, redes sociais e mais;
  • Redes sociais: incentive seu público a utilizar hashtags e a localização do seu negócio, compartilhe as fotos que eles postarem para aumentar o engajamento;
  • Arquivos com geotags: utilize imagens que apresentam a localização do site, dessa forma, o Google compreende os dados para mostrá-los aos usuários;
  • Mídia paga: pode ser utilizada para alcançar usuários que fazem pesquisas locais, assim, você consegue direcionar campanhas utilizando segmentação demográfica.

Quais são as vantagens de usar as geotags?

Conheça as principais vantagens de utilizar geotags e como elas podem melhorar os resultados.

Engajamento de clientes

Quando um usuário posta uma foto com a localização do seu estabelecimento, todos os contatos dessa pessoa conseguem saber onde ela está, onde é o local, as redes sociais da empresa e mais. Isso incentiva outras pessoas a conhecerem seu negócio mesmo que não sejam seu público-alvo.

O engajamento é contagioso, quanto mais consumidores compartilham fotos e informações sobre a sua marca, mais pessoas ficam interessadas e desejam conhecer, podendo se tornar novos leads.

Confira também: 5 estratégias atuais para encontrar clientes em potencial

Visibilidade

A visibilidade para os consumidores certos é uma das grandes vantagens de se trabalhar com geotags. Quando utilizadas da forma correta, tanto a localização quanto a empresa são reconhecidas pelo Google, melhorando o SEO local. Dessa forma, os motores de busca mostram seu negócio para potenciais compradores, melhorando a experiência de compra do seu público.

Tomada de decisões

Como dissemos anteriormente, a geotag é uma das estratégias do geomarketing que, por sua vez, utiliza o geoprocessamento para coleta, tratamento e análise de dados. Assim, as tags conseguem coletar os dados dos usuários, onde estiveram, a data, o perfil de consumo e mais.

Com todas essas técnicas, é possível traçar diversas estratégias certeiras para o seu negócio, otimizando os lucros, reduzindo os custos, personalizando as campanhas e alcançando novos leads. Mas é preciso saber coletar e tratar os dados corretamente para que o resultado seja preciso.

A Datlo é especializada em soluções de inteligência geográfica, com uma plataforma robusta que permite visualizações de dados para análises, mapas personalizados para cruzamento de informações e muito mais. Utilizando técnicas de big data e IA para você encontrar novas oportunidades de negócio.

Conclusão

Por fim, entendemos que as geotags são uma forma de marcar a localização do seu negócio e apresenta diversos benefícios. Assim, seus clientes conseguem te encontrar com facilidade, atrair novos leads, aumentar o engajamento do seu público e ampliar a visibilidade da sua marca, além de serem utilizadas com outras estratégias para uma tomada de decisão eficaz.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira mais sobre os dados demográficos e como utilizá-los nas estratégias da sua empresa para impactar o público correto e melhorar os resultados de conversões.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário