Penetração de mercado: como usar essa estratégia no seu negócio?

Você já ouviu falar em penetração de mercado? Essa é uma estratégia utilizada por diversas empresas para conseguirem aumentar as suas próprias vendas e conquistarem uma fatia maior do seu mercado de atuação.

Este método visa não apenas expandir a participação no mercado, mas fazê-lo de maneira criteriosa e estratégica, empregando abordagens avançadas para alcançar uma maior fatia de market share e ainda aumentar as suas vendas.

Se você ainda não a conhece ou quer entender melhor sobre como utilizá-la, nós preparamos um guia completo abordando o que é penetração de mercado e como usá-la em seu negócio de maneira estratégica. Continue a leitura e confira o que é, como funciona e algumas dicas de implementação.

O que é penetração de mercado?

Consiste em uma estratégia utilizada pelas organizações para penetrarem ainda mais em seus mercados de atuação, ou seja, aumentando a sua porcentagem de market share e potencializando o retorno que aquela segmentação pode oferecer. Consequentemente, isso leva também a uma melhora nas vendas e no crescimento da empresa.

Com essa abordagem estratégica, ao invés de apenas expandir a sua atuação em novos mercados, a empresa foca em ampliar a sua participação no segmento de mercado atual. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, desde mudanças no seu produto até uma política de preços agressiva.

Dessa forma, as empresas conseguem aumentar ainda mais o aproveitamento de determinado mercado e conquistar a maior parte dos consumidores presentes nele. Assim, conquistam um faturamento maior e muita competitividade em relação aos concorrentes.

Como funciona essa estratégia?

No geral, ao iniciar uma estratégia de penetração de mercado, é feita uma análise para entender a demanda do mercado, identificando segmentos lucrativos, dores e necessidades do público-alvo, atuação da concorrência e quais são as tendências que estão em alta.

Imagem colorida, composta por uma mesa, caderno e folhas com imagens de gráficos, e dois rapazes cortados, onde somente as mãos e a cintura aparecem. Essa imagem representa analise de mercado, onde eles estão analisando os gráficos.

Com as informações encontradas, a marca tem material suficiente para traçar a melhor solução para expandir a sua participação naquele segmento. Uma das principais abordagens utilizadas é a mudança nos preços de produtos ou serviços. Uma promoção agressiva ou preços mais baixos para aquele público-alvo podem ser uma ótima alternativa.

Para ter sucesso na sua penetração de mercado, é importante também contar com boas estratégias de marketing direcionadas para aquele segmento. Por isso, é importante que a marca invista na criação de conteúdos relevantes para o público-alvo, campanhas publicitárias segmentadas, parcerias e participação em eventos.

Com esse método, as organizações conquistam novos clientes do segmento e ainda aumentam o nível de conscientização das pessoas sobre a sua nova oferta de serviços/produtos.

Qual a importância da penetração de mercado?

A penetração de mercado ajuda a destacar a sua empresa, além de melhorar a percepção que os seus consumidores têm sobre ela. Além disso, é muito importante para um crescimento sustentável da marca, otimizando os recursos e maximizando o retorno sobre investimento em determinado mercado.

Ela também serve para fortalecer a posição competitiva da marca e colocá-la acima da concorrência, afinal de contas, a organização está aumentando a sua participação naquele segmento e aumentando a sua base de clientes. Com isso, ela consolida a sua posição.

Uma das vantagens da penetração de mercado é que ela permite o alcance de bons resultados no crescimento da marca em um espaço de tempo mais curto, principalmente se compararmos com outras estratégias, como o desenvolvimento de novos produtos. Essas outras abordagens costumam ser mais demoradas e caras.

Como implementar essa estratégia?

Se você deseja começar a utilizar a penetração de mercado como estratégia para a sua empresa, nós trouxemos algumas dicas de como implementar a abordagem na prática. Confira a seguir:

1. Faça uma boa análise do mercado

Antes de começar, é essencial ter uma boa inteligência de mercado e entender como ele funciona, as dores do público-alvo, tendências, estratégias de concorrentes, entre outros pontos. Com os dados certos coletados, você pode analisá-los e encontrar as melhores oportunidades do segmento, além de traçar estratégias mais eficientes de acordo com o mercado.

2. Tenha metas e objetivos claros com a estratégia

É fundamental ter metas e objetivos que direcionem a estratégia e ajudem a metrificar os resultados. Você pode determinar um objetivo, como aumentar a participação de mercado em certa região ou a segmentação de clientes, o importante é que seja uma meta mensurável e alcançável.

3. Desenvolva estratégias de precificação

Entendendo como funciona o mercado em que você está trabalhando e os métodos utilizados pela concorrência, você pode desenvolver algumas estratégias de precificação para atrair potenciais clientes. A abordagem pode envolver uma redução nos preços, pacotes de produtos ou implementação de preços dinâmicos.

O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio entre a lucratividade da empresa e a maximização das vendas, levando ao sucesso da sua penetração no mercado.

4. Utilize táticas promocionais

Além dos ajustes em preços, é importante realizar algumas promoções estratégicas para aumentar a conscientização dos clientes sobre a sua nova oferta. Você pode utilizar eventos, programas de fidelidade, parcerias e campanhas publicitárias para fazer isso. A ideia aqui é criar um buzz em relação a sua marca e atrair novos consumidores.

5. Sempre foque na satisfação dos seus clientes

Para uma penetração de mercado com sucesso, é preciso sempre manter o foco na satisfação dos seus clientes, ou seja, oferecer produtos de alta qualidade, ótimo atendimento, entrega pontual e dar um suporte ágil para os seus consumidores. Um cliente satisfeito tende a se tornar fiel à marca e ainda recomendá-la para outras pessoas.

6. Avalie os resultados e faça os ajustes necessários

Depois de tudo isso, você precisa manter um monitoramento constante da estratégia para garantir que ela esteja sendo implementada corretamente. Analise as métricas definidas, como taxa de conversão, ROI, participação no mercado, entre outras.

Com essa análise, você pode entender como está o desempenho atual da campanha e realizar os ajustes necessários para garantir o seu sucesso.

Agora que você sabe sobre a penetração de mercado e como essa abordagem pode consolidar de vez sua marca. É fundamental contar com estratégias avançadas e inteligentes como essa para obter um crescimento contínuo da empresa.

Caso queira saber mais, convidamos você a conferir outras técnicas e conteúdos em nosso blog que poderá impulsionar a sua organização, como o nosso post sobre marketing de geolocalização, que pode ajudar na expansão da sua marca.

Imagem colorida, composta por uma cidade grande, onde em pontos estratégicos tem markers demarcando algo. Essa imagem está sendo utilizada para representar o marketing de geolocalização.
5/5 - (Total de avaliações: 1)
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário