Mesmo em um mundo de marketing digital e forte presença na internet, avaliar a área de influência e o poder de atração da sua loja física é essencial para garantir a otimização das vendas e manter-se competitivo no mercado.
Para uma gestão completa, é preciso acompanhar e ajustar estratégias para o seu negócio local e utilizar a tecnologia a seu favor, como as ferramentas de geolocalização, dados demográficos e plataformas de inteligência geográfica. Se deseja saber mais, confira o texto abaixo.
O que é área de influência?
Uma área de influência é a distância ou o tempo que seus clientes estão dispostos a percorrer para chegar até determinada loja. Imagine uma pessoa que gosta de visitar museus, talvez ela não vá até os locais de sua cidade no interior do Paraná, mas pode viajar até o Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã. Assim como pessoas que preferem viajar para cidades pet friendly, mesmo que tenham que percorrer um caminho maior.
No exemplo acima, a área de influência do Museu do Amanhã é muito maior do que a dos museus menores do interior. Fazendo um paralelo com a sua empresa, sabe o quão dispostos os seus clientes estão a chegar até você e consumir seus produtos?
O tamanho das áreas pode variar conforme vários fatores, como porte, setor de atuação, poder de atração, nicho e mais. Um hospital possui uma área de influência diferente de uma loja de moda infantil. Se compararmos, os clientes são mais dispostos a irem até as casas de saúde.
Como descobrir a área de influência da sua empresa?
Para descobrir a área de influência da sua empresa, você vai precisar de muitos dados. Utilize uma plataforma de geoprocessamento para isso. As principais informações são os endereços das lojas e também de seus clientes. Com as informações, faça a localização dos endereços e entenda os locais próximos às suas lojas.
A distância que seus consumidores percorrem até suas lojas pode ser avaliada em tempo de deslocamento ou em metros. Essa delimitação será sua métrica para definir a sua área de influência e traçar novas estratégias para aumentá-la. Separe as áreas em três regiões, conforme a maior concentração de clientes, para entender a abrangência do seu negócio.
- Região primária: são os locais mais próximos do seu comércio, onde está a maior concentração de consumidores, podendo ser até 70%;
- Região secundária: esses locais abrangem cerca de 20% dos seus consumidores;
- Região terciária: os locais mais distantes que agregam 10% dos clientes.
Como encontrar a concentração do seu público
A forma mais fácil e precisa de encontrar a maior concentração do seu público é por meio de uma plataforma de geomarketing, assim você conta com dados atualizados. Considere também outros aspectos como barreiras geográficas, trânsito e tudo que possa influenciar o tempo e a distância. Veja quatro ideias de corte para delimitar sua influência:
- Raio: o raio é mais fácil de identificar, porém não é o mais indicado, pois não considera fatores como os padrões de distância, tempo de deslocamentos reais e outras informações relevantes;
- Deslocamento pelo sistema viário: considera o tempo e o deslocamento do seu cliente até sua loja, podendo ser de automóvel ou a pé, sendo uma técnica mais fiel ao real;
- Linhas Isócronas: as linhas isócronas calculam o espaço e o tempo gastos durante o trajeto, considerando barreiras geográficas, trânsito e mais. Indicando outras propostas de caminhos e empresas próximas;
- Agrupamento de regiões: para empresas que possuem áreas muito abrangentes, é possível agrupar como bairros ou até cidades.
Como utilizar dados na estratégia de expansão
Para utilizar os dados demográficos da forma correta e aumentar sua área de influência, comece fazendo a segmentação dos seus clientes e divida-os em categorias conforme a idade, gênero, renda, qualificação e mais. Assim, você saberá qual o público que mais consome seus produtos.
Além disso, identifique os padrões das unidades, conforme o desempenho de cada uma. Dessa forma, diferentes estratégias podem ser implementadas em cada uma para melhorar o poder de atração das suas lojas.
O que pode alterar a área de influência?
Existem alguns fatores que podem alterar a área de influência do seu negócio. Faça avaliações periódicas e trace estratégias para aumentá-la e manter-se competitivo no mercado. Conheça alguns fatores:
- Planejamento da compra: o tipo do negócio pode influenciar a influência. Por exemplo, comprar um refrigerante na lanchonete perto do trabalho é diferente de comprar um carro elétrico. Assim, compras não planejadas tendem a ter poder de atração menor do que compras planejadas;
- Esforço promocional: fazer liquidações e promoções constantes podem aumentar suas vendas. Porém, quando não é uma das suas estratégias principais de vendas, pode ser um indicativo da alteração da sua área de influência. Entenda também os riscos de abertura de novas filiais;
- Concorrentes próximos: ter concorrentes próximos ao seu comércio pode atrapalhar sua área de influência ou ainda podem aumentar em conjunto. Mas a tendência é diminuir o poder de atração da sua loja;
- Comportamento de consumo: esse fator é bastante variável e pode impactar seus negócios. Pode ser que seu consumidor atravesse longos caminhos para chegar até você, mas depois prefira comprar do seu concorrente que possui uma loja mais próxima de sua residência;
- Perfil da região: a região pode sofrer algumas alterações, como ganhar novos empreendimentos ou migração dos clientes para outros lugares. Isso pode alterar o comércio da região diretamente.
Agora que você sabe o que é área de influência e como pode afetar seu negócio, aproveite para conhecer outros conteúdos no nosso blog e confira também: Penetração de mercado: como usar essa estratégia no seu negócio? Até lá!