Um setor de negócios exige muito mais do que vendedores talentosos. É uma área que demanda muita pesquisa, estudo, análises avançadas e estratégias. Logo, quem não acompanha todas as novidades do mercado, não consegue aproveitar boas oportunidades e se manter competitivo.
Nesse sentido, fazer um planejamento de vendas eficiente é essencial para as empresas que desejam alcançar objetivos cada vez maiores, seja em aumentar a porcentagem de receita, conquistar novos leads e ter mais conversões. Isso vai depender dos objetivos de cada organização.
Por isso, preparamos este conteúdo ensinando como fazer um planejamento de vendas adicionando técnicas de geomarketing, resultando em estratégias eficientes, pois serão baseadas em dados demográficos. Se deseja saber mais sobre o tema, confira o texto a seguir.
O que é planejamento de vendas?
O planejamento de vendas é o cronograma que vai direcionar uma organização do time de faturamento. Serve para determinar as metas, a fase de prospecção de clientes, vendas e o pós-venda. Com isso é possível ter um panorama completo e acompanhar o cumprimento de cada objetivo.
Cada etapa do planejamento de vendas possui estratégias e ações que serão utilizadas para alcançar as metas. Esse plano faz parte da gestão de conversão visando otimizar os rendimentos da empresa. Algumas organizações utilizam ferramentas baseadas em dados para traçar estratégias mais eficazes, como a inteligência competitiva.
Como fazer um planejamento de vendas?
Comece entendendo o cenário real da empresa, quais foram as vendas dos últimos meses e as melhores épocas para comercializar seus produtos. Coloque no lápis quando serão lançados novos itens, e quais são os novos leads que pode abordar, onde estão os seus clientes e mais. Sabendo dessas informações, você consegue estipular metas reais a serem alcançadas. De forma resumida, um planejamento de vendas segue as etapas abaixo:
- Definir o objetivo: entender qual o objetivo de todo o planejamento. Seja definir qual será a porcentagem ou o valor que será alcançado nesse período, aumentar o número de conversões, ticket médio, entre outros;
- Separar em metas: definir metas menores a serem alcançadas em determinados períodos auxilia no acompanhamento do objetivo final, por exemplo, quantas conversões por mês, valor de venda por semana e mais;
- Definir suas estratégias: você pode utilizar a segmentação de mercado, entender o comportamento de consumo dos seus clientes, segmentar seu público, e-mail marketing, definir melhores formas de abordagem e mais;
- Definir as ações: quais serão as ações tomadas? Organize as datas e quando essas ações serão realizadas. Você pode fazer uma nova campanha de vendas, utilizar as redes sociais, tentar recuperar consumidores que não compram há alguns meses. Coloque tudo no cronograma e detalhe cada uma das ações;
- Previsão de riscos: fazer o levantamento de possíveis problemas que podem ocorrer e quais medidas tomar para resolver, isso vai ajudar a solucionar as pendências rapidamente para que seu time consiga focar nas metas de vendas;
- Acompanhar o planejamento: fazer o acompanhamento de todo o planejamento é essencial para saber se está sendo cumprido e quais são os pontos que precisam ser ajustados ou melhorados.
Como utilizar geomarketing na sua estratégia de vendas?
O geomarketing é, também, conhecido como marketing geográfico, e deve ser utilizado para analisar determinadas características relacionadas à localização, identificando novas oportunidades. A partir dessas análises, você consegue utilizar esses dados para otimizar suas estratégias de vendas.
Com essas informações, você consegue criar promoções e direcionar para o público que tem a maior aderência ao seu produto. Ainda, pode realizar pesquisas de mercado para saber a preferência de consumo dos seus clientes em determinada região, expandir suas lojas em locais estratégicos e ainda analisar seus concorrentes para se manter competitivo no mercado.
Onde conseguir as informações?
Com a nossa plataforma de inteligência geográfica, você tem acesso a dados verificados de diversas fontes. Além de ser um canal bastante intuitivo, projetado para que todos os usuários consigam realizar análises avançadas, conta com dados detalhados que podem resultar em vários insights para suas estratégias de vendas.
Você ainda pode fazer upload dos seus próprios dados e realizar análises cruzadas com os dados já disponíveis na nossa plataforma, salvar os mapas e compartilhar com sua equipe. Solicite uma demonstração e surpreenda-se!
Por fim, entendemos que um planejamento de vendas deve ser completo e bem detalhado para que sua equipe possa entender e cumprir cada uma das metas até chegar ao objetivo final. Para otimizar ainda mais os resultados, você pode utilizar a tecnologia e novas ferramentas para te auxiliar nas estratégias, como o geomarketing.
Agora que você sabe o que é planejamento de vendas, continue no nosso blog e aprenda mais sobre estratégias, pesquisas de mercado e mais. Aproveite e confira também: Como prospectar novas empresas por meio da geolocalização? Até lá!