Como encontrar fornecedores com análise geográfica?

Há quem diga que todos os processos de uma empresa começam com bons fornecedores. De fato, ter fornecedores confiáveis é um dos principais fatores para atender os seus clientes de modo eficiente e garantir o sucesso do seu negócio.

Para saber como encontrar fornecedores da melhor forma possível, é preciso entender o que é análise geográfica e como ela pode ser realizada. Por isso, selecionamos 7 dicas valiosas para quem deseja contratar bons fornecedores e negociar as melhores condições. Tenha uma boa leitura!

1. Utilize o geomarketing para encontrar fornecedores na sua região

O geomarketing, marketing geográfico ou inteligência geográfica é uma técnica que se baseia em dados para traçar estratégias e identificar novas oportunidades relacionadas à localização. Logo, é possível utilizar uma plataforma de geomarketing para encontrar novos fornecedores na sua região ou em locais próximos.

Encontrando as empresas que deseja na sua região, você pode entrar em contato e fazer uma visita, além de negociar valores de fretes ou até mesmo buscar os produtos quando for necessário.

Análise da plataforma da Datlo, sobre como encontrar fornecedores com análise geográfica, citando especificamente o geomarketing, na análise estamos exibindo dados de empresas do município de Sorocaba.

2. Pesquise em sites e redes sociais

Se você está em busca de novos fornecedores, faça uma busca online para saber quais são as empresas que operam no mesmo segmento que o seu. Não deixe de verificar comentários de outros clientes para ter uma ideia da qualidade dos serviços prestados ou entender mais sobre os produtos que deseja adquirir.

Pesquise por termos relacionados ao seu negócio, como a demanda de mercado, e utilize diferentes combinações de keywords para encontrar opções variadas. Procure com calma nos sites de busca, como o Google e o Bing, além das redes sociais, fóruns e sites especializados.

3. Peça indicação de fornecedores

Pedir indicações para outros empreendedores é uma ótima forma de como encontrar fornecedores que entregam bons produtos dentro do prazo estipulado. Ainda, ajuda a evitar aqueles que possuem má reputação.

Você pode utilizar as linhas isócronas para visualizar as empresas que pretende negociar dentro de um raio específico, além de identificar as melhores rotas, caminho mínimo e rotas multimodais para saber se é possível contratar os fornecedores indicados.

Análise da plataforma da Datlo, tratando sobre como encontrar fornecedores com análise geográfica, na imagem estamos analisando fluxo de vias por carro e isócronas para ver quais as vias mais movimentadas e melhores rotas para a empresa central, representada pelo logo da Datlo) consegue chegar ate o melhor representante.

4. Encontre polos de vendas

Com a plataforma de inteligência geográfica, você ainda pode encontrar polos de vendas específicas, muito comum em alguns segmentos do varejo, como eletrônicos, bijuterias ou roupas. Assim, você consegue visitar essas empresas e encontrar novos fornecedores para o seu negócio.

5. Participe de eventos do seu segmento

Os eventos do seu ramo são ótimas oportunidades para ficar por dentro de todas as novidades, atualizações e novos fornecedores para contratar ou começar a negociar. Ainda, faz networking e conhece outros empreendedores, trazendo novas ideias e indicações.

Confira também: Inteligência competitiva: importância, como aplicar e ferramentas

6. Descubra quais são os fornecedores dos concorrentes

Analisar os seus concorrentes é uma prática válida para ter diversos tipos de insights, desde o tipo de campanhas que eles realizam, quais são os produtos que vendem e quem são os fornecedores que os atendem. Faça uma lista com os fornecedores dos seus concorrentes, pesquise sobre eles e avalie os que fazem sentido para o seu negócio.

Confira a qualidade dos produtos, os prazos de entrega, as condições de pagamento e se o fornecedor entrega aquilo que se propõe. Se possível, faça alguns testes antes de fechar contratos maiores, assim, você consegue fazer uma avaliação própria e ainda consegue verificar se funciona para o seu negócio.

7. Contate o fabricante e avalie o atendimento desde o início

Se existe algum fabricante que deseja contratar, entre em contato e avalie o atendimento desde o início. Dessa forma, você já começa a ter uma ideia de como será o suporte oferecido pelo fornecedor. Observe também se ele conta com uma lista das empresas e canais de distribuição dos seus produtos para atender seus clientes de forma eficiente e rápida.

Como negociar com os fornecedores?

Agora que você já sabe como encontrar fornecedores, vem o passo seguinte: o de negociar com eles. Faça um estudo de mercado e entenda quais são os valores praticados sobre os produtos para que cheguem em um preço justo para ambos.

Demonstre que sua empresa é séria e que vocês serão parceiros valiosos e confiáveis ao fecharem negócio. Negocie prazos, preços e condições de pagamento. Mantenha a transparência em todos os processos para evitar problemas que possam prejudicar a negociação.

Como encontrar fornecedores com a Datlo?

Com a nossa plataforma de inteligência geográfica, você consegue descobrir novos fornecedores por região, tanto em território nacional quanto internacional. Ainda, localiza e identifica as empresas que estão ativas, seleciona os nichos de atuação, faz o upload dos seus dados e realiza o cruzamento com os dados que estão disponíveis na plataforma, proporcionando novos insights.

Os dados demográficos que utilizamos são atualizados constantemente para entregar informações precisas. Além disso, nossa plataforma é intuitiva e permite análises profundas para otimizar os seus recursos.

Se você tem interesse em aprender outras estratégias de negócios, continue navegando no blog Datlo e aproveite para entender como prospectar novas empresas por meio da geolocalização. Até lá!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário