Quando pensamos em tecnologias que revolucionaram o mercado, certamente, a análise de big data é uma das opções mais lembradas. Afinal, essa macro ferramenta consegue processar um grande volume de dados em uma velocidade incrível, entregando conteúdos valiosos.
Em uma sociedade cada vez mais conectada no mundo digital, ter ferramentas que conseguem coletar e interpretar dados tornou-se uma necessidade. Acompanhe o conteúdo abaixo e saiba mais sobre o tema!
Qual é o conceito de big data?
O big data revolucionou o modo como manuseamos e analisamos grandes volumes de dados. Essa tecnologia consegue coletar informações de banco de dados públicos e também de algumas fontes particulares, como registros de compra digital, pesquisas e interações.
Os dados coletados são agrupados e analisados de uma forma quase instantânea. A agilidade e a eficiência para todo o manuseio das informações é impressionante, por isso, é cada vez mais utilizada em diferentes segmentos, como o agronegócio, setor financeiro e empresas públicas e privadas para tomada de decisões certeiras.
Para o que serve e como funciona o big data?
Atualmente, as empresas utilizam o big data para extrair insights para diversos tipos de estratégias, como monitorar e até prever o comportamento de consumo, rastrear o trânsito de determinada região, utilizar a inteligência geográfica para abertura de novos empreendimentos, fazer pesquisas de mudanças climáticas, personalizar campanhas de marketing e mais.
Essa macro ferramenta funciona coletando um grande volume de informações de diferentes origens e fontes, processando e analisando esses dados para entregar um conteúdo coeso. Para isso, o big data pode apresentar planilhas, arquivos e mais. No entanto, é possível utilizar outras ferramentas que consigam projetar essas análises de uma forma mais eficiente.
Tipos de análises de dados realizadas pelo big data
Para utilizar o big data e conseguir as informações que deseja, é preciso ter um objetivo em mente. Assim, você consegue utilizar os diferentes tipos de análises corretamente e obter os insights que precisa. Conheça os 4 tipos principais:
- Análise prescritiva: com os dados da ferramenta, você consegue prever possíveis consequências sobre as decisões que pretende tomar;
- Análise preditiva: como o nome sugere, essa análise é utilizada para prever alguns cenários conforme o padrão da sua base de dados, como demanda de mercado, tendências de consumo e mais;
- Análise descritiva: para quem precisa de informações atualizadas para tomar decisões rápidas;
- Análise diagnóstica: por último, é possível analisar as decisões já tomadas para identificar falhas e fazer ajustes quando necessário.
Qual é a importância de utilizar a análise de big data?
Nunca transmitimos tantos dados, afinal, com as inovações da tecnologia, utilizamos cada vez mais dispositivos móveis para navegar na internet, realizar compras, interações, pesquisas e mais. Ainda, há as facilidades advindas com a inteligência artificial (IA), a internet das coisas (IoT) e outros recursos que utilizamos que também coletam dados. Com tantas informações, o big data consegue oferecer insights mais precisos para as suas estratégias.
Imagine um empresário que deseja abrir um hotel para pets. Com uma plataforma de geomarketing, ele consegue saber quais são as cidades mais pet friendly do Brasil. Além disso, garante dados suficientes para entender quais dessas cidades mais recebem famílias com seus animais de estimação, onde há mais tutores, municípios que investem em espaços para esse público, analisar os concorrentes da região, segmentar o público e muito mais.
Conheça os cinco Vs do big data
Os 5 Vs representam os desafios do big data ao conseguir processar grandes quantidades de dados, principalmente por coletar em diferentes origens que disponibilizam as informações de formas distintas. Conheça cada um desses desafios:
- Volume: produzimos em média mais de 3 quintilhões de bytes diariamente em dados, sendo um desafio para o big data processar informações não estruturadas;
- Velocidade: a velocidade da produção de novas informações é menor do que o processo dos dados já existentes. Dessa forma, para fazer análises rápidas, é preciso salvar os dados diretamente na memória e não no banco de dados;
- Variedade: a ferramenta processa uma grande variedade de dados, como vídeos, textos, imagens, áudios e outros tipos de arquivos;
- Veracidade: entregar informações confiáveis é uma das etapas mais importantes para entregar dados eficientes. Com tantas notícias falsas que circulam na internet, filtrá-los é um dos desafios da ferramenta;
- Valor: o objetivo das pessoas que utilizam o big data é obter informações que gerem valor. Por isso, é importante ter objetivos claros e considerar os riscos dessa procura.
Confira também: Dados demográficos: como utilizar nas estratégias da sua empresa
As boas práticas do big data
Para obter as informações que precisa, você deve seguir as boas práticas. Afinal, implementar essa tecnologia exige estratégia e um bom planejamento, confira:
Definir metas claras
Como dissemos anteriormente, é preciso ter metas claras e saber qual o tipo de informação que você deseja obter com a análise de big data. Dessa forma, você consegue direcionar as suas estratégias sem perder o foco, otimizando os resultados.
Capacitar sua equipe
É importante ter uma equipe capacitada e que entenda diferentes assuntos relacionados a dados, como analistas, intérpretes e profissionais que conheçam inteligência competitiva, ética de dados e ferramentas específicas.
Investir em segurança digital
Com tantas movimentações digitais para analisar os dados, investir em cibersegurança é uma necessidade. Aumente suas defesas relacionadas aos acessos, criptografia de dados sensíveis e mais. Assim, você mantém a sua empresa em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Investir em ferramentas adequadas
Investir em ferramentas adequadas, como a plataforma da Datlo, permite que você tenha análises profundas em poucos cliques. Nossa plataforma de inteligência geográfica é projetada para que todos os tipos de usuários consigam obter insights precisos, independentemente do seu segmento, seja para expandir o seu negócio, identificar novas oportunidades, aumentar o tíquete médio e mais.
Se você tem interesse em análise de big data e tecnologia, aproveite para conhecer as cidades com maior número de matrículas na área da tecnologia, seja para sua formação pessoal, capacitar a sua equipe ou contratar novos talentos. Até lá!