On trade e off trade são conceitos do trade marketing, um conjunto de estratégias focadas em destacar os produtos em seus pontos de vendas. Organizar o display dos itens, escolher estrategicamente o local para a loja física, treinar o time e realizar o planejamento de diferentes canais de distribuição são algumas das ferramentas utilizadas para maximizar as vendas.
Para ajudar a impulsionar a sua empresa e atrair mais clientes qualificados, explicamos as principais diferenças entre as duas técnicas e como utilizar o geomarketing para fazer uma estratégia de negócio inteligente com o uso de dados de localização. Continue a leitura!
Qual é a diferença entre on trade e off trade?
Apesar de comumente confundidos, as práticas de trade representam tipos diferentes de vendas na indústria de consumo. De forma bem objetiva, no off trade, o cliente adquire o que ele precisa e o consome em outro local, fora do estabelecimento, como em casa, no trabalho e em um parque.
Nesse caso, a relação com o consumidor final é indireta, já que quem realiza a compra não necessariamente vai consumir o item. O comprador pode, também, se referir a uma rede de atacado, onde produtos são adquiridos em alta quantidade para ser revendido para outras pessoas.
No on trade, por outro lado, o consumidor vai até o ponto de vendas para comprar e consumir o produto ou o serviço, como em uma lanchonete. Dessa forma, as principais diferenças entre os dois são: o objetivo do shopper (pessoa que faz a compra) e o propósito do ponto de venda.
Quais são as características do on trade?
As características centrais do on trade são a relação direta com o consumidor e a experiência proporcionada pelo espaço. É uma oportunidade de se aproximar do público-alvo e promover uma percepção de valor imediata sobre o produto ou o serviço oferecido. São exemplos de negócios on trade:
- Bares;
- Restaurantes;
- Cafeterias;
- Hotéis;
- Clubes.
As estratégias, então, se destacam por ações voltadas para promoções, degustações e exposição da marca para encantar e convencer o cliente a consumir no seu ambiente. Em nosso blog, você pode conferir como escolher o ponto comercial certo faz toda a diferença na sua estratégia de negócio.
E as especificidades do off trade?
Apesar do ponto de vendas também ser de extrema importância para o off trade, o impacto proporcionado pelo ambiente é relacionado à experiência da compra em si. Como o shopper não consome no local, ele valoriza a organização, o atendimento, a qualidade e o destaque nas prateleiras. São exemplos de negócios off trade:
- Mercado e supermercados;
- Lojas de conveniência;
- Farmácias;
- E-commerces;
- Lojas de varejo ou atacado em geral.
Para esse mercado, o investimento deve ser em ações que priorizam a gestão de estoque, do ponto de vendas e de canais de distribuição, além de uma comunicação transparente e próxima à equipe fazem toda a diferença na sua estratégia.
Como aplicar o geomarketing nas estratégias on trade e off trade?
O geomarketing — marketing que utiliza a geolocalização em suas estratégias — contribui de maneira significativa para as suas práticas de trade marketing. Afinal, as ferramentas auxiliam a identificar perfis e padrões no consumo dos clientes baseados em dados. Separamos 5 benefícios ao aplicar o geomarketing nas estratégias de on trade e off trade para a sua empresa, confira!
1. Identificar locais com maior potencial de venda
Você já deve ter conhecido um estabelecimento que abriu um ponto comercial em um local com baixo movimento, mas, assim que se mudou para outro bairro ou rua, as vendas aumentaram e ele se tornou um sucesso na região. Existem softwares capazes de mapear fluxos de pessoas, onde está localizado o público-alvo do seu nicho, assim como áreas de fácil acesso e visibilidade que ajudam a estruturar uma estratégia mais eficiente de negócio.
2. Elaborar rotas mais estratégicas de distribuição
Conhecer as rotas mais adequadas para otimizar o seu sistema de entregas e distribuição vai gerar mais economia e eficiência operacional. Com o geomarketing, você pode mapear os trajetos mais rápidos, os melhores horários e planejar o seu orçamento destinado a esse departamento.
3. Aumentar a eficiência operacional
Implementar o geomarketing no seu plano de negócio garante a redução nos gastos operacionais e otimização do trabalho. Graças a ele, você pode traçar estratégias mais certeiras para o seu nicho, conhecer o público e encontrar alternativas mais econômicas, inteligentes e rentáveis para a sua empresa.
4. Compreender o comportamento do consumidor
A partir da coleta de informações digitais, é possível segmentar o comportamento dos consumidores que você deseja conquistar. As análises podem considerar gastos recorrentes, marcas preferidas, assuntos de interesse, profissões e muito mais. Dessa forma, você personaliza as campanhas e a gestão do ponto de venda para atrair os compradores mais qualificados para a conversão.
5. Segmentar ofertas e produtos para cada localidade
Ao desenhar os perfis dos clientes do negócio com dados de localização, você pode segmentar as campanhas para cada categoria de consumidor em diferentes regiões. Seja por meio de descontos, coleções, sazonalidade ou oferta de produtos específicos.
Uma rede de vestuário que possui lojas em todo o Brasil, por exemplo, se beneficia muito da estratégia para disponibilizar peças de roupas mais adequadas para cada clima. O mesmo pode acontecer com uma franquia de padaria que oferta diferentes pratos e preços a públicos com poder aquisitivo distintos.
Para investir em tecnologia de análise geoespacial, conheça a plataforma da Datlo de inteligência geográfica e trace estratégias mais efetivas para on trade e off trade. A ferramenta é intuitiva e de fácil utilização para você ter acesso ao monitoramento de mercado, análise de concorrentes, encontrar regiões estratégicas para o seu nicho e muito mais.
Conte com a gente para te auxiliar a expandir o seu negócio com o que tem de mais moderno e dinâmico em inteligência geográfica. Continue em nosso blog para aprender mais sobre geomarketing e até a próxima!