Como montar seu próprio negócio com o geomarketing: 7 dicas práticas!

Iniciar um negócio é um desafio para os profissionais que sonham em empreender e tornar-se o próprio chefe. Existem etapas que podem ser cruciais para o seu sucesso e precisam ser aplicadas, assim, os riscos de prejuízos financeiros e até falência em pouco tempo são reduzidos.

Se deseja saber como montar seu próprio negócio e utilizar o marketing geográfico para aumentar suas chances de sucesso, confira nossas dicas abaixo. Boa leitura!

Como montar seu próprio negócio do zero?

Existem algumas etapas necessárias para abrir a própria empresa, como planejamento financeiro, criação de um plano de negócios, legalização e mais. Para isso, é preciso aprender diferentes assuntos, como administração, contabilidade, vendas, análise de dados e os detalhes do nicho que deseja atuar. Confira as dicas abaixo e prepare-se.

Imagem criada por IA referente a explosão de ideia sobre estratégias de como montar o próprio negócio do zero.

1. Defina o nicho que pretende atuar

Coloque no papel todas as ideias de negócio que gostaria de atuar, seja cursos online, alimentos, e-commerce ou artesanato. Analise as possibilidades de investimento entre franquia ou na sua própria ideia — saiba que não existe certo ou errado. Afinal, você vai estudar as possibilidades e agir com inteligência competitiva para aumentar suas chances de sucesso.

Nessa etapa, pense em transformar a sua ideia em um plano de negócios e considere seu nível de conhecimento nesse nicho. Faça pesquisa de mercado e verifique se existe espaço para inovar ou se ele está saturado. Além disso, analise o quanto você precisa investir para abrir o seu negócio e ter capital de giro para manter o funcionamento da empresa nos primeiros meses.

2. Estruture o modelo de negócio e defina os próximos passos

O modelo de negócio é o documento que vai definir as características e quais serão os próximos passos da sua empresa. Nesse arquivo, vai constar todas as fases do seu empreendimento, assim como os produtos e os serviços que você vai comercializar. Os principais pontos que devem constar, são:

  • Quem é o seu público-alvo e a persona;
  • Quem são os seus concorrentes;
  • Quais são os produtos ou serviços que vai oferecer aos seus clientes;
  • Quais são os seus canais de distribuição;
  • Valor necessário para investir no seu negócio.

3. Escolha o ponto comercial ideal com geomarketing

O ponto comercial é o local onde você vai exercer suas atividades. Para escolher o melhor local, é preciso realizar uma pesquisa profunda para entender o fluxo de pessoas, a facilidade de acesso dos seus clientes, a distância dos seus concorrentes e mais.

É nesse momento que o geomarketing auxilia a encontrar o ponto comercial ideal. Com uma plataforma de inteligência geográfica, você consegue fazer diversas análises baseadas em dados geográficos, como encontrar um local estratégico, descobrir novos fornecedores, parceiros comerciais e saber onde seus clientes estão.

Analise referente a plataforma da Datlo, ilustrando domínios de pontos comerciais ideias para serem investidos com acumulo de informações.

4. Encontre seu diferencial competitivo

O diferencial do seu negócio é o que vai destacar o seu empreendimento entre seus concorrentes. Nessa etapa, é importante estudar o seu nicho de atuação, pesquisar as tendências de mercado, o comportamento de compra dos seus consumidores e conhecer seus concorrentes.

Analise o que você pode fazer de diferente e que atenda as dores dos seus clientes, assim como deixá-los satisfeitos e fidelizados à sua marca. Um ponto de partida para entender o seu diferencial competitivo é refletir se você já sentiu falta de algum produto, serviço ou tipo de atendimento no nicho, além de verificar como a sua empresa pode se tornar uma referência no segmento.

Confira também: Como encontrar fornecedores com análise geográfica?

5. Formalize seu negócio para obter as vantagens do empreendimento

Legalizar a sua empresa oferece diversas vantagens para os empreendimentos, como obter empréstimo exclusivo para empresas e autorização para participar de licitações. Além disso, gera credibilidade para o seu negócio, principalmente ao alugar ou comprar um ponto comercial, contratar funcionários e fazer parcerias.

6. Defina metas possíveis de serem alcançadas

Um dos principais pontos a serem analisados ao montar seu próprio negócio é definir metas, afinal, é o que vai impulsionar as suas ações. Por isso, faça projeções reais e estipule metas de curto, médio e longo prazo, ainda, ajuste os objetivos quando for necessário.

Imagem ilustrativa retratando acertos de metas e objetivos

7. Invista em marketing para promover o seu negócio nas fases iniciais

Para os empresários que desejam aprender como montar seu próprio negócio e obter sucesso nessa jornada, é preciso entender a importância do marketing para promover a sua empresa. Utilize o marketing geográfico para traçar suas estratégias de vendas, realizar a segmentação de clientes, fazer a previsão de riscos, criar campanhas publicitárias e aumentar a área de influência do empreendimento. Assim, seus leads vão conhecer a sua marca, seus produtos e seus valores.

Dica bônus: faça networking e participe de mentorias

Criar uma rede de networking ajuda a atingir seus objetivos. Acionar seus contatos é importante e pode ser decisivo para os primeiros passos do seu negócio, desde a indicação de bons fornecedores até entender como conquistar clientes e lidar com os desafios de mercado.

Além disso, participe de mentorias e seja conduzido por profissionais mais experientes para facilitar o seu caminho empreendedor. Assim, você terá uma visão ampla sobre as estratégias que funcionam e o que pode fazer para minimizar os riscos.

Para ajudar seus primeiros passos, conheça o que são mapas de concentração de aquecimento e saiba como utilizá-los para ajudar nas suas estratégias.

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário