Dados demográficos: como utilizar nas estratégias da sua empresa

Os dados demográficos são informações cada vez mais importantes e significativas para as estratégias de uma empresa. Realizar uma segmentação demográfica e mapear as possíveis alternativas podem resultar em aumento das vendas de um negócio.

Por meio do marketing de geolocalização é possível estruturar estratégias mais seguras para impactar o público correto e ter melhores resultados de conversão.

Empresários e empresárias, reunidos para debater ideias sobre novos colegas de projetos de papelada, trabalhando juntos, planejando uma estratégia de sucesso, desfrutam do trabalho em equipe em um pequeno escritório noturno moderno.

Para saber mais sobre a importância dos dados demográficos e a sua importância nas técnicas de abordagem de público, continue a leitura!

O que são dados demográficos?

Dados demográficos se definem como todas as características pertencentes a uma população que está sendo analisada. Nessa análise, são incluídas características como idade da população, raça, sexo, renda, entre outros fatores.

Os dados demográficos podem ser estruturados de maneira mais simples, com poucas métricas para serem analisadas, até estruturas mais complexas. Nesse segundo caso, há maior variedade de informações e características descritas.

Pessoas andando em uma faixa de pedestres, capturadas em movimento, com um efeito de desfoque, dando a sensação de dinamismo e fluxo urbano.

Alguns exemplos de características que podem compor uma análise mais complexa são:

  • Idioma;
  • Estilo de vida;
  • Religião;
  • Educação;
  • Taxas de natalidade e mortalidade;
  • Propriedade de casa.

Tais dados acerca da demografia de uma região podem ser usados para várias finalidades com a intenção de tomar decisões com um objetivo específico e bem definido. Eles são úteis para todo tipo de setor organizacional que dependa de um estudo de comportamento da população.

Áreas como a de ensino, automotivo, construção, alimentício, saúde, transporte, comercial, comunicação e marketing utilizam ferramentas com esse tipo de solução para fazer rastreamentos e mapeamento de necessidades e interesses.

Como os dados demográficos são obtidos?

Os dados demográficos são coletados, inicialmente, definindo um espaço determinado. A partir dessa definição, é feito um recorte para que os dados sejam analisados.

Portanto, a depender do teor da pesquisa e da densidade das informações necessárias, o recorte será variável. Ele pode ser um país, estado, região, cidade, um bairro ou até mesmo uma única rua.

Rua lotada da cidade ao anoitecer, com prédios e ônibus em volta.

Os dados da demografia do recorte escolhido para a pesquisa podem ser coletados de diversas formas, seja ela digital ou física. Para isso, podem ser usados questionários físicos ou via internet, registros administrativos que geralmente são cedidos por órgãos públicos ou pesquisas.

Como usar dados demográficos de forma estratégica?

Incluir os dados demográficos nas estratégias de empresas pode otimizar processos e torná-los ainda mais efetivos, seja lá qual for o nicho de atuação. Veja alguns dos objetivos para os quais os dados demográficos podem ser usados, evidenciando ainda mais a sua importância:

Definir regiões geográficas

A definição da localidade específica de cada consumidor pode otimizar o trabalho de grandes e médias empresas, independente do seu setor de atuação, segmentando ainda mais as mídias que servirão para impactá-los.

Por exemplo, observando diversos dados demográficos como vemos abaixo, você consegue entender em quais áreas de cada município se encontra o seu Perfil de Cliente Ideal, então se por exemplo, o seu público são jovens de 15 a 19 anos que residem no município de Curitiba, por meio de análises com dados demográficos, você conseguiria entender quais setores censitários do município tem maior número de possíveis clientes para a sua empresa, possibilitando uma abordagem direcionada e eficiente.

Exemplo de mapa mostrando como definir suas regiões geográficas com geolocalização, mostrando o censo demográfico por população, aonde o mais claro tem menor número e mais escuro tem maior número.

Como resultado, a possibilidade de causar um impacto positivo se torna muito maior, além de contribuir positivamente para as vendas.

Além disso, esse tipo de análise é extremamente útil no planejamento de estratégias de Go To Market (GTM). Ao entender a distribuição geográfica do público-alvo e identificar os locais com maior potencial de mercado, a empresa pode priorizar as regiões que garantam um retorno mais rápido e significativo. Utilizando o mesmo exemplo que anteriormente no texto, no caso de uma empresa lançando um novo produto para um público mais jovem, como um novo sabor de energético por exemplo, essas análises permitem determinar em quais regiões a introdução do produto terá maior impacto, maximizando o engajamento inicial e o retorno sobre o investimento (ROI).

Com uma abordagem tão precisa, as empresas não apenas aumentam suas chances de causar impacto positivo, mas também garantem uma melhora significativa nas vendas e na eficiência das operações.

Expandir o número de franquias ou lojas

Ao realizar uma pesquisa e analisar os dados demográficos de um recorte específico, a empresa consegue planejar e estruturar as melhores estratégias para impactar o público.

Em outras palavras, ela é capaz de definir uma segmentação demográfica que identifique o público-alvo que se busca atingir. Através desse filtro, as chances de venda aumentam por conta do melhor direcionamento dos produtos.

Esses dados também permitem prever se a região estudada é ideal para a abertura de uma loja ou franquia de um determinado segmento. Dessa forma, eles transmitem muito mais confiança para as aplicações pensadas estrategicamente. Uma forma de fazer essa análise utilizando não somente dados demográficos, mas diversos dados personalizados de acordo com a estratégia de cada empresa, é por meio da análise preditiva de inteligência artificial.

Essa abordagem considera diversos dados personalizados de acordo com a estratégia da empresa, incluindo dados sociodemográficos, indicadores comerciais como vínculos empregatícios e demanda de mercado, fluxo de vias, presença de concorrentes e outros fatores relevantes.

A partir disso, torna-se possível realizar uma análise preditiva que identifica os municípios ou setores censitários ideais para novos pontos de venda. Na prática, como mostrado na imagem abaixo, observa-se recomendações em um mapa, onde as áreas em verde indicam alto potencial de expansão, enquanto as em vermelho sugerem menor viabilidade.

Exemplo de mapa mostrando como expandir o número de franquias ou lojas, aonde o verde é muito bom ou bom, o amarelo é regular e o vermelho é baixo ou muito baixo.

Com essa análise é possível de maneira rápida e intuitiva entender quais municípios ou setores censitários seriam o ideal para expandir sua empresa.

Além disso, por meio dos dados demográficos conseguimos visualizar em quais regiões tem maior quantidade de valor gasto em certos produtos!

Além disso, por meio dos dados demográficos conseguimos visualizar o Índice de Potencial de Consumo (IPC), que ajuda a identificar as regiões com maior poder de compra e valor gasto em determinados produtos ou serviços.

Essa métrica estratégica torna ainda mais preciso o direcionamento de ações de abertura de novos PDVs, garantindo que os esforços estejam concentrados nas áreas com maior viabilidade e retorno potencial.

Leia mais sobre o Índice de Potencial de Consumo aqui!

Definir a persona do negócio

Ao realizar o mapeamento das características da população por meio dos dados demográficos, a equipe de marketing consegue definir aquilo que seria, de maneira fictícia, e o melhor, onde ela se encontra. . A persona do negócio representa o seu consumidor ideal.

O objetivo com o mapeamento da persona do negócio é tornar menos abstrato quais são as motivações do cliente, a forma com que ele pensa e quais as suas dores. Ela ajuda a direcionar melhor o trabalho da equipe de marketing e comunicação, possibilitando o uso de Mídia Out Of Home e outras estratégias de comunicação e presença de mercado de maneira mais personalizada e assertiva.

Realizar pesquisas de mercado

Por meio da pesquisa de mercado, os profissionais que fazem a análise dos dados demográficos são capazes de estudar qual o comportamento dos consumidores daquela região. Eles também conseguem mapear as principais características e entender as principais ações desse público.

A pesquisa de mercado pode ser importante não só para proporcionar ideias melhor direcionadas. Ela também serve para confirmar reflexões e inferidas ou até mesmo para validar algum serviço, ação ou produto.

Pensando também em impactar os consumidores de maneira positiva, é possível analisar qual a necessidade deles que não é atendida e aproveitar essa lacuna. Usando esse artifício, você pode se destacar frente aos concorrentes e obter vantagem com esse diferencial.

Leia também: Market Share: O que é e como aumentar a participação no mercado.

Criar promoções de serviços e produtos

Conhecendo melhor qual o público com maior aderência ao seu produto ou serviço, fica mais fácil movimentar e aumentar os números das suas vendas com mix de produtos personalizados.

Com isso, as promoções planejadas podem ser colocadas em prática com maior possibilidade de ter retorno positivo, já que serão recebidas pelo público correto. Eles serão atingidos pelas promoções por meio da segmentação feita a partir dos dados demográficos e como resultado, eles serão impactados por produtos que eles tenham interesse.

Uma forma de visualizar essas informações por meio de dados demográficos é observando o Índice de Potencial de Consumo, que por meio de dados demográficos, mostra em quais cestas de produtos certas regiões mais gastam.

Por exemplo, na análise abaixo conseguimos ver quais bairros de Curitiba mais gastam com materiais de acabamento, possibilitando assim, que empresas do setor da construção deste município façam estratégias com estes produtos especificamente para os bairros com maior potencial.

Exemplo de mapa mostrando como criar promoções de serviços e produtos personalizados, mostrando o índice de Potencial de Consumo de Materiais de Construção, aonde o mais claro tem menor número e mais escuro tem maior número.

Exemplos de dados demográficos aplicados em estratégias

Os dados e segmentações demográficas podem ser usados, por exemplo, por empresas de marketing para personalizar sua comunicação de acordo com o público-alvo.

Outro exemplo são as empresas da área da saúde, que utilizam esses dados para encontrar áreas com foco de doenças. A partir disso, elas podem desenvolver planos de ação específicos para aquela região.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também utiliza dados demográficos em suas pesquisas. No censo feito em 2022, foram coletadas as seguintes informações:

  • Número de moradores por domicílio;
  • Raça, cor e escolaridade;
  • Sexo e idade;
  • Informações de saneamento básico;
  • Tamanho da população.

Todas essas informações estão disponíveis dentro da plataforma da Datlo, permitindo que médias e grandes empresas tomem decisões por meio de dados geolocalizados.

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre dados demográficos, segmentações demográficas e a importância do uso estratégico deles em uma empresa, confira como utilizar esses dados de maneira estratégica para ações de Go To Market. Até a próxima leitura!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário