O setor farmacêutico nos últimos 5 anos e, especialmente desde a pandemia da Covid-19, teve uma taxa de aumento considerável, ampliando o mercado para as farmácias e o profissional farmacêutico.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o mercado farmacêutico vem apresentando esse aumento pelo “envelhecimento da população e a expansão de tratamentos de saúde”, já que esses indicadores demandam de medicamentos. Dito isso, a equipe de especialistas na análise de dados da Datlo realizaram uma pesquisa detalhada sobre o mercado farmacêutico no Brasil e sua expansão.
Taxa média de crescimento
Para uma ilustração melhor, a pesquisa foi feita com base no porte das cidades, sendo pequeno porte cidades com até 50 mil habitantes; médio porte cidades que possuem entre 50 mil e 500 habitantes e grande porte cidades com mais de 500 mil habitantes.
A partir disso, foi observado que cidades de pequeno e médio porte possuem a tendência de aumento na taxa média de crescimento de abertura de farmácias, analisando a abertura de CNPJs do setor farmacêutico nos anos de 2015 a 2020, como mostra o gráfico abaixo.
Analisando o gráfico, é possível observar que até 2018, cidades de grande porte lideravam a taxa média de crescimento no setor farmacêutico, e, em 2019, houve uma queda nessa taxa, enquanto as cidades de pequeno e médio porte tiveram um aumento considerável a partir desse ano, sendo que a taxa em cidades de médio porte ultrapassou a de cidades de grande porte.
Com relação a farmácias ativas hoje em relação ao porte, observamos uma semelhança nos números, sendo que cidades de pequeno porte estão ativas cerca de 37.500 farmácias; cidades de médio porte estão ativas cerca de 38.800 farmácias e cidades de grande porte estão ativas cerca de 31.000 farmácias. Com isso, podemos concluir que as cidades de médio porte se sobressaem em farmácias ativas.
Marcas farmacêuticas com maior número de aberturas
A pesquisa também reuniu informações das marcas farmacêuticas que possuem maior taxa de abertura nesses últimos anos e reunimos as 5 primeiras.
Rank 5 maiores marcas farmacêuticas:
- Droga Raia, com cerca de 2500 farmácias ativas
- Farmácias Pague Menos, com cerca de 1200 farmácias ativas
- Drogaria São Paulo, com cerca de 1000 farmácias ativas
- São João Farmácias, com cerca de 900 farmácias ativas
- Farmácia Preço Popular, com cerca de 500 farmácias ativas
Observando a taxa de abertura dessas marcas por porte de cidade, podemos perceber que cidades com grande porte são mais procuradas para a abertura das marcas listadas.
Quantidade de farmácias por estado brasileiro
Com relação a quantidade de farmácias ativas no Brasil, catalogamos, para uma melhor visualização, as farmácias ativas por estado brasileiro, mostrando os estados que possuem mais farmácias ativas hoje.
Rank estados com mais farmácias ativas
- São Paulo, com cerca de 17000 farmácias ativas
- Minas Gerais, com cerca de 10900 farmácias ativas
- Rio de Janeiro, com cerca de 7900 farmácias ativas
- Bahia, com cerca de 7600 farmácias ativas
- Rio Grande do Sul, com cerca de 6600 farmácias ativas
- Paraná, com cerca de 6400 farmácias ativas
- Goiás, com cerca de 5000 farmácias ativas
- Pernambuco, com cerca de 4800 farmácias ativas
- Maranhão, com cerca de 4600 farmácias ativas
- Santa Catarina, com cerca de 4000 farmácias ativas
Está pensando em abrir alguma filial ou expandir sua marca no setor farmacêutico? Solicite uma demonstração com a gente e veja como a inteligência geográfica pode te ajudar a encontrar os melhores pontos para você se posicionar e crescer no mercado farmacêutico!