Sicoob: análise de dados em cooperativas de crédito

Sicoob utiliza a DATLO como plataforma de análise de dados. Cooperativismo
Sicoob é a 2ª maior rede de atendimento do Brasil

“Nós estamos onde as pessoas estão. Quanto mais você conhecer aquela comunidade, as pessoas, suas particularidades e características, mais sucesso a gente tende a ter com a instalação de um novo ponto. E é aí que a Datlo entra para nos ajudar nessa missão de divulgar e levar o cooperativismo a mais lugares e pessoas”

Luciana Aparecida Pizaia Sakai, Superintendente de Gestão Estratégica do Sicoob Metropolitano

Atualmente, o Sicoob Metropolitano já conta com mais de 125 mil cooperados, mais de 600 colaboradores, mais de R$ 166 milhões em capital social e, nos últimos 2 anos, juntamente com a Datlo, o Sicoob aumentou suas agências e sua rentabilidade. Contam com mais de 85 pontos de atendimento nos estados do Paraná e São Paulo. Seu propósito é: “Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.”

A Superintendente de Gestão Estratégica do Sicoob Metropolitano, Luciana Aparecida Pizaia Sakai, conversou com a Datlo no nosso Webinar sobre Performance e Expansão – Dados geográficos no mercado bancário e contou um pouco mais como o Sicoob utiliza os dados para alavancar suas metas.

Dados geográficos em cooperativas

Entrando mais a fundo na parte de dados, listamos quatro áreas de como o Sicoob utiliza a análise de dados geográficos:

  • Entender o potencial da comunidade para se abrir um novo ponto de atendimento
  • Identificar o perfil e os melhores produtos e serviços para determinada região, para cooperados ou não
  • Prospectar novos cooperados, obtendo leads mais qualificados
  • Traçar planos de metas para gerentes

Contando com a utilização da plataforma de análise de dados da Datlo, o Sicoob tornou-se mais assertivo, economizou tempo, obteve uma maior taxa de conversão e, consequentemente, mais rentabilidade.

Cooperativismo no mercado financeiro

Luciana Pizaia conversa com a DATLO sobre o cooperativismo no mercado financeiro.
Luciana Pizaia conversa com a DATLO sobre o cooperativismo no mercado financeiro.

Em conversa com a Datlo, Luciana comenta sobre as vantagens e diferenciais do cooperativismo em todo o mercado financeiro. Diferentemente de outras empresas, as cooperativas tomam decisões e ações de forma democrática, se preocupando com a comunidade e fazendo com que os cooperados tracem suas decisões juntamente com a cooperativa. Seu maior diferencial é estar próximo do cooperado.

Democratização na análise de dados

A democratização na análise de dados agiliza tomada de decisões em todas as áreas da empresa.
A democratização na análise de dados agiliza tomada de decisões em todas as áreas da empresa.

A Superintendente de Gestão Estratégica do Sicoob Metropolitano, Luciana Pizaia, foi a precursora da democratização da análise de dados, liberando acesso para todos seus gestores, assim cada gerente pode tomar decisões mais assertivas para cada região onde ele se encontra inserido. A Datlo também acredita na análise de dados de forma democrática.

Quando e para quem é a análise de dados

A análise de dados é importante antes mesmo de abrir sua empresa ou filial.
A análise de dados é importante antes mesmo de abrir sua empresa ou filial.

Ainda em conversa com a Luciana, ela cita que “fatos e dados são extremamente estratégicos para qualquer negócio”. O Sicoob utiliza os dados em todas as áreas e projetos da empresa, obtendo decisões mais assertivas, direcionadas e focadas. 

Analisar os dados é extremamente importante antes mesmo de abrir seu negócio, pois assim você consegue direcionar seus esforços, planejando e definindo uma estratégia ainda mais consolidada.

A Datlo trabalha com empresas de todos os segmentos que queiram expandir seus negócios, ajudando tanto para abrir novos pontos, quanto para aumentar seu negócio já consolidado. Com nossa plataforma, você consegue ter acesso a dados constantemente atualizados, gerar mapas de aquecimento comercial para melhor visualização das melhores zonas para se posicionar, além de visualizar de forma mais clara os setores censitários de cada região.

Nossa conversa com a Luciana Pizaia está disponível no YouTube por aqui!

Quer fazer como o Sicoob e ter uma plataforma de análise de dados ágil e intuitiva? Solicite já uma demonstração com a gente! 

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário