Matrículas em Cursos de Tecnologia

Hoje iremos falar sobre Cursos de Tecnologia e como está o cenário universitário atual

     De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, cerca de 190 mil vagas foram ofertadas no setor de TI em 2021, e acredita-se que esse número pode chegar a mais de 400 mil até 2024. Salários iniciais altos, possibilidade de trabalho remoto e a facilidade de consumir novos cursos por meio do ensino a distância estão atraindo jovens para ingressarem no segmento que cada vez mais se prova ser o hoje. Confira a matéria e descubra quais as novidades do segmento que ofertou mais de 1 milhão e meio de vagas no ensino superior em 2020.

uma mulher sentada em uma mesa usando um laptop

     A graduação na área de tecnologia vem despertando cada vez mais o interesse nos jovens, e para elaborarmos o panorama atual do segmento nossa equipe de pesquisas usou o painel do ensino superior da plataforma de geomarketing da Datlo, onde diversas visualizações evidenciam dados que contextualizam de forma fidedigna sobre as informações do cenário tecnológico nos cursos de graduação. Para essa pesquisa foram elencados os seguintes cursos:

  • Sistemas de informação, Ciência da computação, Gestão da tecnologia da informação, Engenharia de computação (DCN Engenharia), Redes de computadores, Engenharia de software, Engenharia de computação (DCN Computação), Computação formação de professor, Sistemas para internet, Engenharia eletrônica, Jogos digitais, Engenharia mecatrônica, Ciência de dados, Rádio, TV e internet, Segurança da informação, Estatística, Banco de dados, Defesa cibernética, Programas interdisciplinares abrangendo computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Matemática aplicada e computacional, Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em biociências e saúde, Internet das coisas, Agrocomputação, ABI Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Redes de telecomunicações, Inteligência artificial e Engenharia de nanotecnologia.

     Dentre os cursos supracitados, os cinco com maior número de matrículas ativas são, em ordem: Sistemas de informação (209.202 matrículas), Ciência da computação (69.828), Gestão da tecnologia da informação (37.321), Engenharia de computação (30.759) e Redes de computadores (17.695).

uma mulher trabalhando em um laptop em uma fábrica
Foto de ThisIsEngineering

     Graças aos painéis personalizáveis presentes na plataforma, os quais passam por filtros e higienizações pela nossa equipe de cientistas de dados, podemos observar diversas relações entre os matriculados e as Instituições de Ensino Superior (IES). Por exemplo, 62% (mais de 290 mil) dos matriculados assistem as aulas pela modalidade presencial, enquanto 38% (mais de 170 mil) cursam pela modalidade do ensino a distância. Ao todo, são 470.575 matrículas ativas (cursando + formando), dessas, 316.506 alunos estão matriculados na rede Privada de ensino e 154.069 na rede pública.

     São quase mil IES ofertando cursos do segmento de tecnologia, aqui podemos destacar entre sedes e polos mais de 957 bases de ensino superior servindo como local para aulas presenciais e 181 universidades que ofertam cursos por meio do Ead. 50% das matrículas são de grau tecnológico, 47% de grau bacharelado e 2% para o grau de licenciatura. E um dos painéis que mais gostamos de estudar em nossas análises é o já citado painel de Share das IES por Município, onde cada linha representa uma cidade e cada faixa de cor significa a porcentagem de matrículas em cada instituição presente por município, isso a nível Brasil.

um gráfico de barras mostrando o share de IES por cidades brasileiras

     Os cinco estados com maior quantidade de matrículas são: São Paulo (158.598 matrículas), Minas Gerais (40.976), Rio de janeiro (40.287), Paraná (30.264) e Rio Grande do Sul (29.144). A cidade de São Paulo é a que mais forma futuros profissionais, no último senso foram contabilizados mais de 12 mil alunos concluintes, seguido pela cidade do Rio de Janeiro com quase 3 mil alunos, depois Brasília com 2 mil e 400 alunos, Belo Horizonte com 1.726 e Curitiba com 1.239 alunos recém formados.

     A importância dessas análises extrapola os números e passa para aplicabilidades que se tornam possíveis dependendo do foco da pesquisa. Com os dados geolocalizados descobrir onde abrir uma empresa de tecnologia, ou em quais universidades oferecer vagas de estágio se torna mais assertivo, por exemplo. Partindo da contextualização que a localização evidencia se faz possível diagnósticos mais precisos sobre todos os ramos que o setor de tecnologia permeia ainda na fase de ensino.

     A Datlo faz parte da evolução no alcance de cada vez mais brasileiros que ingressam no ensino superior, seja pelo Ead ou pelo ensino presencial, entender as relações entre localidade e planejamento de expansão faz com que universidades que utilizam nossa plataforma estejam mais preparadas para o futuro, afinal, é muito mais claro o caminho de quem possui dados partindo da inteligência de localização. Tem interesse em saber mais sobre como a Datlo ajuda diversos brasileiros a integrarem o setor de tecnologia? Solicite uma demonstração e venha descobrir o onde com a gente!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário