Se você busca recursos para expandir o seu território, ter um domínio preciso e claro sobre a situação da sua empresa e a região em que está inserida, a inteligência de mercado é essencial!
Hoje iremos mencionar brevemente a importância dessa implementação e como ela faz diferença quando bem aplicada! Este conteúdo é baseado em nosso último webinar, onde conversamos com Flávio Tadeu, Market Intelligence Manager da SkyGroup, que nos contou um pouco sobre sua trajetória, visão de mercado e posicionamento nessa área.
Vamos lá?
Inteligência de Mercado, o que é?
Inteligência de Mercado (IM), ou Business Intelligence (BI), é o processo de uso de recursos tecnológicos e ferramentas voltadas para a obtenção de dados. No mercado, essa combinação envolve a coleta de dados e a realização de análises profundas, com resultados claros e objetivos, que podem mudar a direção da empresa.
Isso se dá por meio da interpretação de informações vindas de uma combinação de resultados e estratégias, que o profissional voltado a análises e resoluções dos desafios precisa cumprir ao longo de sua trajetória.
Flávio mencionou algo que evidencia uma importante visualização para determinar se sua empresa realmente precisa da IM, que se dá ao caso de “questionar-se”. A implementação desse recurso se baseia em questionamentos de melhorias para sua empresa ou setor, como:
- De qual área surgiu essa necessidade?
- Qual a necessidade da empresa perante isso?
- Qual meu maior desafio hoje?
Questionar-se sobre isso é necessário, pois Flávio cita que esses desafios têm “vários rostos”, ou seja, “os problemas podem surgir de diversas áreas”, e saber especificar a necessidade torna a área concreta e não apenas mais um projeto de melhoria da empresa.
Áreas comuns onde a IM pode ser implementada são os setores de Growth e Marketing, pois estão relacionados com a expansão, recursos e estratégias de melhoria da empresa. No entanto, a Inteligência de Mercado pode ser aplicada em outros setores, pois não tem um rosto fixo. Sua implementação se encaixa onde sua empresa pode estar estagnada e com pouca visão de recursos para bem direcioná-las.
Para saber mais detalhes sobre a IM, convidamos você a ler um artigo exclusivo em nosso blog: clique aqui para acessá-lo.
Growth e Marketing, por que essa relação?
Focaremos nessas duas áreas, pois são as mais comuns para a implementação de IM. A maior relação que podemos citar é sobre reconhecer e melhorar a relação da empresa com o seu público-alvo. Isso se dá através do desempenho das suas campanhas, além de pensar e inserir novas estratégias de comunicação, ampliar e entender melhor o segmento aplicado dentro do seu mercado atual. Possuindo assim, uma visão mais abrangente sobre a saúde da sua empresa e, claro, para onde a “energia” dos esforços está direcionada.
De onde surgem as necessidades? Como identificá-las?
A necessidade dentro da empresa pode surgir de ambos os lados, como citado anteriormente. Implementar esses recursos não tem um “rosto” certo. Para identificar isso, as áreas da empresa precisam estar claras em suas necessidades. Por exemplo, é na expansão da empresa? É na área de estratégias de novos produtos? É na resolução de identificar o domínio? Fluidez de serviços e carteira de clientes?
Além de identificar esse espaço, coloque as metas no papel de forma clara e concisa: O que a empresa está buscando melhorar atualmente? E o que está impedindo essa melhoria? Basicamente, você estará se perguntando “quando é necessário? Onde é necessário?”. Quando esclarecido, torna-se fácil de ser conduzido. Este recurso não é “milagreiro”, ele conduz para um espaço concreto e visão de amadurecimento que a empresa pode ter dentro de uma “falha” ou “desafio” enfrentado.
“Eu preciso da Inteligência de Mercado agora?”. Se você está pesquisando sobre isso e querendo saber mais, é porque o questionamento surgiu de um ambiente onde você enxergou este problema dentro da empresa. Flávio também cita que um erro comum das empresas é transformar essa área que trabalha com a IM em uma área de projeto, ou seja, usufruir dos benefícios e estratégias de dados como mais uma área de projeto da empresa, dando limites de períodos sobre a implementação e até mesmo tornando algo temporário.
Vale ressaltar que a inteligência de mercado é inserida para auxiliar nos desafios que sua empresa enfrenta atualmente, oferecendo visões concretas sobre visibilidade, potencial, estratégias e dados que a empresa possui hoje em dia.
Inteligência de Mercado combinada com Geolocalização
Você já sabe que IM é a implementação de processos e recursos que combinam dados e tecnologia, permitindo analisar de forma precisa e estratégica as informações geradas. Abrangendo áreas diversas, como pesquisa de mercado, concorrência, segmentações e tendências, a IM permite mudanças que melhoram o setor em que é inserida.
A Geolocalização, implementada nesse meio, está nas “pequenas coisas”. Quando pensada em uma estratégia de inovação para conduzir os processos, ela pode estar ligada ao mapeamento, agilidade, expansão e domínio de mercado. Isso ocorre porque a geolocalização se refere à capacidade de rastrear informações, dando um poder maior a dados demográficos. Ou seja, analisando como um todo, conseguimos entender e interpretar o comportamento da sociedade e do mercado.
Como, por que e por onde?
Essa combinação se dá porque a Inteligência de Mercado usa dados geográficos para entender melhor o mercado. Através das segmentações, a geolocalização permite dividir clientes com base em sua localização, comportamento e preferências.
Através da expansão e domínio de território, permite que as empresas identifiquem a distribuição de seus recursos para melhor otimização. Podendo também estudar e direcionar para novas regiões que ainda não foram exploradas, tendo uma visão estratégica da população, infraestrutura da região e como o mercado já atua naquela área.
Quando falamos de marketing e, mais a fundo, da concorrência, podemos citar o direcionamento das suas campanhas, o alcance do público, market share da região e principalmente a atuação do seu produto comparado aos concorrentes da região! Transformando assim, o simples em algo totalmente único e estratégico.
Exemplo prático:
Imagine que sua empresa deseja abrir um novo PDV (ponto de venda) ou filial. Para isso, o time de inteligência de mercado analisaria dados geográficos para escolher a localização ideal com base na densidade populacional, perfil socioeconômico e concorrência da área. A geolocalização entraria para melhorar a otimização de produtos, alcance de público e monitoramento da área inserida.
Fácil, não?
Trajetória de implementação
O profissional responsável pela implementação da Inteligência de Mercado precisa entender claramente que seu foco principal é trazer visões de negócios sobre estratégias e, claro, retornos e novos investimentos.
Flávio ressalta durante todo o webinar que o profissional dessa área precisa ter o olhar e o desejo de mudança, entendendo a necessidade e a busca por resolução, independente da fase ou dificuldade.
Por isso, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas durante esse recurso.
- Colete dados precisos:
O profissional de IM precisa sempre estar coletando dados relevantes sobre o mercado, concorrentes e consumidores;
- Seja um curioso nato:
Esteja sempre atento às pesquisas de mercado, implementação de novos recursos e análises sobre tendências;
- Conheça, valorize e enriqueça os seus dados:
Entenda a qualidade dos dados disponíveis para você, valorize as informações relevantes e enriqueça no ambiente correto;
- Invista em ferramentas de dados:
Use ferramentas e sistemas para melhorar a coleta dos dados e analisá-los de forma consistente e precisa. Dados de qualidade requerem investimento, e a plataforma da Datlo pode te ajudar;
- Conheça bem o mercado em que está inserido:
Desta forma, saberá como agir em casos específicos e se preparar sempre para as novas tendências;
- Busque o seu diferencial:
O que torna o seu trabalho único? O que faz a sua empresa ser diferente de todas as outras dentro do seu segmento?
- Promova a cultura de dados:
Em toda a organização, não apenas dentro da área necessitada, mas que toda a empresa esteja incentivada a usar dados de forma estratégica.
Lembre-se, a implementação da Inteligência de Mercado é contínua e requer sempre um olhar de adaptação para as mudanças que ocorrem tanto dentro da sua empresa quanto no mercado de atuação. Sempre que necessário, revise e ajuste suas estratégias e mantenha-se atualizado dentro do mercado. Para que isso aconteça de forma constante e contínua, a Datlo está para auxiliar e concretizar a implementação de dados dentro da sua empresa. Com dados precisos, obtenha o melhor da geolocalização e das estratégias que sua empresa pode obter.