Quantos veículos existem no Brasil?

               Você sabe qual a quantidade de veículos registrados no Brasil atualmente?

               Na matéria de hoje queremos, além de responder essa e outras perguntas, traçar um paralelo sobre toda a indústria automotiva e embasar um pouco mais sobre o quão bem estruturado está o setor no país. Coloquem os cintos e acelere com a gente nessa contextualização.

uma vista aérea de um estacionamento cheio de carros

               Para aquecer os motores vamos responder a pergunta, de acordo com os dados disponibilizados pelo Denatran, os quais você e sua empresa encontram todos organizados na plataforma de geomarketing da Datlo. Atualmente o Brasil possui mais de 112 milhões de veículos; destes, apenas 9% são importados e mais, desde 2011 houve uma queda constante na quantidade de veículos fabricados por ano. Em 2011 foram lançados 6.052.431 veículos, já em 2016 a quantidade caiu para 2.882.369 e em 2021 chegamos a quantidade de 1.849.559 utilitários fabricados, menor nível desde 1999.

               Isso vem de encontro com a tendencia atual na cosmovisão global sobre o uso mais consciente de automóveis e sobre estratégias e posicionamentos das grandes montadoras no que diz respeito a sustentabilidade econômica. Houve uma mudança significativa na maneira que o público se desloca, tanto da preferência como no costume. Hoje é muito mais comum ter apenas um carro por família. As montadoras têm sido muito lucrativas, porém com um número menor de automóveis e uma margem maior por carro vendido.

               E onde esses carros estão? Os cinco estados com maior quantidade de utilitários são: São Paulo com mais de 31 milhões, o que corresponde a 28% do total da frota; Minas Gerais com mais de 12 milhões (11% do total), Paraná com mais de 8 milhões (7%) e Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, ambos com mais de 7 milhões de veículos representando 6% cada.

               O Índice de Tráfego TomTom é uma plataforma de dados abertos sobre o trânsito e trafego mundial, eles estão cobrindo 404 cidades em 58 países diferentes e em seu último levantamento (realizado em 2021) apresentou 5 cidades brasileiras no ranking mundial das com maior nível de congestionamento. Recife, ocupando o 24º lugar com 40% de nível de congestionamento, 3% a mais do que em 2020. Rio de Janeiro, em 39º lugar com 36% de congestionamento, 4% a mais que em 2020.

               A cidade de São Paulo ocupa a 68ª posição no ranking, com média de 31%, 1% a mais que o ano anterior. Fortaleza e Salvador fazem a dobradinha em 89º e 90º respectivamente, com 29% na escala adotada pela pesquisa. Apesar de ser a ‘’melhor’’ colocada no ranking, Recife é a 14ª cidade brasileira com maior número de veículos registrados.

               E o quanto o setor automotivo impacta na economia do país? Para essa reposta temos que buscar qual o tamanho real da cobertura que o setor compreende do mercado, na plataforma de geomarketing da Datlo temos dados de bases estruturadas e não estruturadas, todas de forma organizada e filtrada para entregar com mais assertividade e objetividade os dados para que insights facilitem tomadas de decisões, nela possuímos o painel de CNPJs, onde podemos buscar informações como as que utilizamos para embasar a presente matéria.

               Atualmente, o Brasil conta com mais de 790 mil empresas no setor automotivo, em todas as etapas do processo de fabricação de peças, até montadoras e oficinas, de distribuidores de peças a comércio e reparações, borracharias e representantes legalizados. De todas as sessões de CNAEs, as três que possuem maior quantidade de CNPJs ativos são: Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores (mais de 206 mil empresas), Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores (mais de 190 mil empresas) e Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores (mais de 85 mil empresas).

               O segmento foi responsável por movimentar mais de 39 bilhões de dólares no Brasil em 2021 e empregar mais de 100 mil novos funcionários no mesmo ano.

uma rodovia cheia de tráfego próximo a edifícios altos

               Já pensou em ter todas estas informações e muito mais para alavancar a sua marca e ter insights ainda mais precisos? A Datlo tem como o objetivo de encurtar a distância entre empresas e consumidores, oferece uma plataforma de análise de dados com foco nas áreas de vendas e marketing. Por meio de sua solução, as empresas podem mapear oportunidades de negócios pela localização. Criada em 2018 na cidade Maringá, no Paraná, possui uma equipe de 20 especialistas, como Geógrafos, Economistas e Desenvolvedores de Software, dentre outros. Atua em toda América Latina. Já recebeu aportes de investidores da Arabia Saudita, Europa e da Y Combinator, umas das maiores aceleradoras do Vale do Silício.

Avalie este post
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário