Uno Mille: uma análise do compacto mais icônico da Fiat

Uno Mille conquistou 3 prêmios do carro do ano e já apareceu até em jogos de corrida | Foto: Carlider
Uno Mille conquistou 3 prêmios do carro do ano e já apareceu até em jogos de corrida | Foto: Carlider

O Uno Mille da Fiat é um dos queridinhos do Brasil junto com outros modelos como Fusca, Kombi e Gol da Volkswagen que também está bastante presente nas garagens brasileiras. O modelo da FIAT já apareceu até em videogames como no jogo Horizon Chase Turbo, onde é nomeado como “Carro da Firma”. O jogo foi criado pela desenvolvedora brasileira de games Aquiris Game Studio e é considerado o “Top Gear brasileiro”, um jogo japonês da Kemco para Super Nintendo Entertainment System (SNES), console da década de 90 que foi o berço de diversos outros jogos de corrida famosos, como Mario Kart da própria Nintendo e Rock ‘n’ Roll Racing da Blizzard (recentemente comprada pela Microsoft).

Visto a popularidade de um dos carros mais famosos da Fiat, nossos especialistas separaram dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) disponíveis na nossa plataforma para identificar a quantidade de Uno Mille no Brasil bem como a quantidade nas grandes capitais e qual é a sua versão mais popular.

Uno Mille, o queridinho da Fiat

Uno Mille fez 35 anos de história em 2019 | Foto: Carlíder
Uno Mille fez 35 anos de história em 2019 | Foto: Carlíder

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre esse carro tão popular nas ruas brasileiras. O Uno Mille foi desenhado pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro e foi lançado em 1983, na Itália. Um ano depois, o modelo vem ao Brasil e recebe algumas alterações para se adequar a algumas exigências brasileiras. O Uno Mille fez 35 anos de história em 2019 e foram cerca de 4 milhões de vendas durante esse tempo, várias inovações no mercado e ainda recebeu três troféus do Carro do Ano da Revista Autoesporte.

Categoria: Quantidade de veículos por Município

 No Brasil ao total temos mais de 2 milhões de carros desse modelo rodando pelas ruas.
No Brasil ao total temos mais de 2 milhões de carros desse modelo rodando pelas ruas.

Dividindo por capitais brasileiras, na cidade de São Paulo, conforme o gráfico, temos cerca de 160 mil exemplares do Uno Mille, depois temos Rio de Janeiro, com cerca de 51 mil, Belo Horizonte, com cerca de 43 mil, Brasília, com cerca de 39 mil e Curitiba, com cerca de 29 mil exemplares.

Categoria: Quantidade de Veículos por Ano de Fabricação

1996 foi o melhor ano para o Uno Mille, como demonstra o gráfico
1996 foi o melhor ano para o Uno Mille, como demonstra o gráfico

Durante os anos de seu lançamento até 2013 tivemos dois picos, como demonstra o gráfico. O primeiro foi em 1996, onde tivemos quase 200 mil carros do modelo Uno Mille registrados e depois, o segundo pico mais recente foi em 2009, com cerca de 170 mil carros do modelo registrados.

Gostaria de ver outro modelo em nossa análise? Comenta aqui ou entra em contato com a gente no imprensa@datlo.com!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário