Startup cria mapas sobre concentração de aquecimento comercial

Entenda como mapas de concentração de aquecimento comercial podem influenciar na abertura de pontos de vendas

Análise feita através da base de dados denominadas de subcentros consegue identificar na forma de mapa de calor, para facilitar a leitura, as áreas que mais concentram atividades comerciais tanto em centros principais da cidade quanto em bairros (subcentros).

Nesse artigo iremos explicar o por que que analisar dados sobre concentração de aquecimento comercial é importante e para quem esses dados são relevantes.

Inteligência Geográfica e a Inteligência Comercial

Quando o assunto é encontrar clientes e expandir sua marca, é preciso traçar bem uma estratégia de marketing, estudando o onde, como, quando e quem do seu nicho comercial.

A Inteligência Geográfica ajuda na missão de encontrar seus leads, descobrindo onde eles se concentram e analisando áreas onde se pode obter mais resultados, já a Inteligência Comercial ajuda na qualificação desses leads, seguindo seu perfil de cliente ideal, para saber quando é a melhor hora de realizar uma ação e com quem devemos falar para conseguirmos fechar um negócio. 

Utilizando as duas inteligências, é possível traçar uma estratégia mais consolidada, já que se tem mais informações do seu cliente, concorrente e de parceiros comerciais.

Mapas de calor

A escolha por gerar mapas de calor para identificar essas áreas é pela facilidade de ilustrar e analisar as áreas que possuem maiores aquecimentos comerciais, uma vez que esse estilo de mapa foi criado para rastrear maiores concentrações de atividades em uma determinada área. Com isso, é mais fácil enxergar uma área num todo e distinguir a temperatura de cada parte dessa área mais precisamente e detalhadamente.

Por que e para quem é importante analisar o aquecimento comercial?

Mapas gerados pela plataforma de Inteligência Comercial da SIGA Geomarketing permite identificar áreas de maior concentração de atividades comerciais, através desses dados, a análise dessa camada é interessante para duas situações:

1. Abrir pontos na rua
pontos de interesse comercial
Abrir pontos em locais que não sejam em shoppings ou galerias comerciais

Agências bancárias, franqueadoras, farmácias e redes de lojas varejistas em geral podem se interessar em abrir pontos comerciais que não sejam em shoppings ou em galerias comerciais e analisando os mapas gerados pela plataforma, é possível identificar locais onde pode ser mais benéfico abrir um ponto comercial na rua, medindo sua atividade comercial.

2. Encontrar pontos de venda em áreas aquecidas
camadas de calor comercialmente aquecidas
Áreas comercialmente aquecidas são locais com grande potencial para abrir pontos de vendas

Indústrias que atuam no ramo de alimentos, bebidas, roupas e segmentos gerais que distribuam em pontos de venda podem encontrar pontos de vendas em áreas aquecidas, fazendo com que sua performance em vendas melhorem significativamente utilizando dos mapas gerados pela plataforma.

É interessante também analisar e cruzar informações extraídas pelo perfil da população, assim é possível identificar quais zonas são comercialmente aquecidas e onde se encontra seu público alvo.

3. Planejando uma estratégia eficiente
Planeje uma estratégia comercial eficiente
Utilize da Inteligência Comercial para planejar uma estratégia comercial eficiente

Após compreender a situação que sua empresa se encaixa, é importante que você planeje uma estratégia eficiente para qual seja sua decisão. Analise as informações obtidas para entender qual o momento certo para agir.

Está interessado em expandir seus negócios e encontrar novas áreas para atuar? Solicite uma demonstração com a gente!

Avalie este post
Elder Rotta

Elder Rotta | Head of Growth

Apaixonado por vendas, inovação e relacionamentos interpessoais. Ajudo empresas a expandirem, e encontrar as oportunidades certas no lugar certo, através do meu trabalho na startup Datlo.

Deixe um comentário