Como fazer um planejamento estratégico de Go-to-Market com dados geolocalizados.

O planejamento estratégico de go-to-market pode ser um desafio, mas com conhecimento adequado e alguns passos essenciais, ele se torna a chave para alinhar a atuação de sua empresa no mercado atual ou mesmo para ingressar em um novo mercado com precisão.

A geolocalização se torna a base desse conhecimento, pois alinhada ao go-to-market, as médias e grandes empresas podem identificar as áreas promissoras, entender o perfil de clientes locais e otimizar a alocação de recursos.

De acordo com um estudo de Dan Prosser, autor de Thirteeners, 80% das empresas no mercado, não possuem um planejamento estratégico claro e eficaz. Dentre elas, apenas 13% sobrevivem além dos cinco primeiros anos.

“Enquanto cerca de 80% das PMEs chegam à marca do primeiro ano, apenas metade sobrevive para comemorar seus aniversários de cinco anos. Se você deseja que sua empresa supere as probabilidades, precisa investir tempo e esforço significativos para garantir que sua empresa continue crescendo.” – Diz Dan Prosser

Para que sua empresa não entre nessa porcentagem, conheça hoje o que são as estratégias de go-to-market e a implementação desse planejamento, que pode transformar a sua empresa em uma organização sustentável e duradoura, continue a leitura.

O que é um planejamento estratégico de Go-to-Market e sua relevância

Para que o resultado seja concreto, conquistar uma fatia de mercado e atrair o público-alvo requer uma estratégia detalhada. Com um alinhamento estratégico e uma visão ampla das tarefas, cada equipe pode atuar de forma precisa para alcançar objetivos concretos e maximizar os resultados.

Considerado uma estratégia essencial para empresas que desejam conquistar o mercado, go-to-market conecta o produto ou serviço ao mercado-alvo com precisão. Empresas podem realizar estudos sobre público, preço e os melhores canais de vendas e distribuição que faça sentindo naquele momento.

Um estudo realizado pela Harvard Business School, afirma que muitas empresas não alcançam os resultados esperados em seus planejamentos estratégicos. A pesquisa aponta que o desalinhamento entre equipes e a falta de um planejamento claro comprometem o desempenho organizacional, sendo que aproximadamente 95% dos funcionários desconhecem as estratégias e a importância de um direcionamento que oriente todas as áreas e ações da empresa.

Além de um alinhamento amplo em toda organização, há outros benefícios que o planejamento de mercado pode trazer a sua empresa, confira.

Benefícios de um planejamento estratégico Go-to-Market baseado em geolocalização

O planejamento estratégico de mercado integrado a geolocalização permite identificar e direcionar as ações de expansão para regiões com alta demanda, assegurando que toda a equipe utilize dados para otimizar e avaliar o posicionamento da empresa no mercado.

Assim, com o uso da geolocalização sua empresa consegue:

  • Alocar recursos com precisão: significa direcionar esforços e investimentos para regiões estratégicas, onde há maior concentração de clientes ideais, otimizando o orçamento e aumentando a eficiência operacional.
  • Maximizar o ROI: maximizar o ROI é obter o maior lucro possível em relação ao dinheiro investido. Segundo um estuda da Marketing Evolution, empresas que segmentam suas campanhas geograficamente podem aumentar em até 30% a percepção de marca e em 20% o engajamento, devido à relevância dos dados e da mensagem transmitida ao público.

Ou seja, alocar os recursos, investir o dinheiro no local certo, só será possível se você tiver o embasamento dos dados. Esse nível de precisão só é possível com uma plataforma de geolocalização. Ferramentas adequadas podem transformar o direcionamento estratégico da empresa, fortalecendo a tomada de decisão e otimizando resultados ao reduzir riscos.

Você pode conferir mais sobre esse estudo da Marketing Evolution neste link

Principais etapas para um planejamento estratégico de Go-to-Market com geolocalização

Explore as principais fases do processo de um planejamento GTM com dados de geolocalização:

1. Análise do mercado-alvo

Analisar o mercado-alvo regionalmente permite identificar áreas de alto potencial de crescimento, mostrando como o mercado se comporta atualmente, destacando oportunidades e regiões menos favoráveis para investimento.

Você pode aprofundar seus conhecimentos sobre gestão territorial, clicando nesse link

2. Segmentação geográfica e demográfica

Com o mercado-alvo já sinalizado, a excelência ocorre ao segmentar o mercado em micro-regiões, possibilitando uma análise detalhada e específica. Com essa abordagem é possível explorar perfis de consumo e demandas locais, garantindo maior eficácia nas estratégias de marketing.

Uma das formas de aperfeiçoar as métricas e foco da campanha é utilizar o índice de potencial de consumo (IPC), um recurso implementado a geolocalização com dados sociodemográficos.

3. Ferramentas de geolocalização e tecnologia SaaS

Com o uso de ferramentas tecnológicas baseadas em dados geolocalizados e serviços SaaS, sua empresa obtém informações em mapas interativos, facilitando a identificação de novas oportunidades e fortalecendo a competitividade. A Datlo vai além de um software, para nossos clientes, somos uma plataforma essencial ao crescimento de receita e um diferencial estratégico no mercado.

O uso de métodos e ferramentas para otimizar o planejamento go-to-market (GTM), evidencia como os dados geolocalizados são eficazes na criação de estratégias de marketing territorial, gerando maior retorno sobre investimento (ROI)

Leia mais sobre as estratégias de marketing, clicando nesse link

Principais erros a evitar em um planejamento Go-to-Market

Ao implementar uma estratégia go-to-market (GTM), algumas empresas cometem erros que podem comprometer os resultados. Entre os principais, destaca-se a ausência de segmentação e a falta de uma definição precisa do perfil de cliente ideal (ICP). Esses fatores são fundamentais para direcionar campanhas e aumentar a eficiência das ações, já que a análise do ICP direciona as estratégias de vendas e o planejamento para o público com maior probabilidade de conversão e fidelização. De acordo com uma pesquisa realizada pela Balance Marketing Group, empresas que adotam uma estratégia clara alcançam até 12% mais rentabilidade, devido a um planejamento detalhado.

Como a Datlo ajuda a planejar o Go-to-Market usando dados geolocalizados

A Datlo oferece mais do que uma ferramenta de geolocalização! Proporciona à sua empresa a capacidade de identificar oportunidades estratégicas no mercado.

Com análises geográficas e segmentações demográficas, é possível ajustar as estratégias go-to-market e alinhar o planejamento ao perfil ideal de cliente. Conheça nossas soluções para ampliar a visão sobre o mercado e aumentar a precisão nas decisões de expansão.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Isabela Cambiati

Isabela Cambiati | Especialista de Conteúdo

Apaixonada por comunicação, tecnologia, inovação e conhecimento. Ajudo empresas e pessoas a entenderem e encontrarem oportunidades de expandir os seus negócios através do meu trabalho na Datlo.