Geomarketing: entenda tudo sobre o assunto!

Se você deseja aumentar suas vendas, abrir novas filiais ou ainda segmentar o seu público-alvo, certamente já ouviu falar sobre o termo “geomarketing”, mas afinal, o que ele é e como traz resultados? Alguns especialistas chamam de conceito, outros de técnica. Na prática, esse termo analisa dados de modo que você consiga entender onde está a sua persona, qual a melhor localização para uma nova loja e muito mais.

Preparamos este post com todas as informações sobre o assunto para você implementar no seu negócio e conquistar suas metas. Se deseja saber mais, confira o artigo abaixo.

O que é e como funciona o geomarketing?

Conhecido como marketing geográfico ou inteligência geográfica de mercado, o geomarketing é uma técnica que utiliza uma infinidade de dados para traçar as melhores estratégias e identificar novas oportunidades relacionadas à localização. Seja para segmentação de mercado, expansão do seu negócio e mais.

Imagine que você tenha uma confeitaria, qual seria a localização ideal para abrir sua loja? Onde está o seu público-alvo e como direcionar campanhas de marketing para alcançá-los? Com o geomarketing, é possível identificar esses pontos para você ter novos insights e alcançar os melhores resultados.

Imagem colorida do mapa do município de Belo Horizonte com a logo preta no canto direito inferior. O mapa está com em cinza, e pontos circulares azuis do mais claro ao mais escuro, e alguns pontos rosas referente ao mapa de calor sobre a analise de geomarketing do segmento de confeitaria.

Qual a importância do geomarketing?

Com os avanços tecnológicos e as pessoas cada vez mais conectadas, a coleta de dados ganhou seu espaço sendo um meio eficaz de entender a forma de consumo do seu público, sua localização e como se comunicar para conquistá-los.

Voltando ao exemplo da confeitaria, se você entende que a sua persona gosta de consumir um doce após o almoço, onde você abriria sua loja? Quais tipos de doces você poderia produzir para vender mais?

As estratégias baseadas em marketing geográfico permitem uma abordagem certeira no seu consumidor ou, ainda, ajudam a atrair novos leads. Assim, é um diferencial competitivo para sua empresa, que pode investir em anúncios, e-mails, mensagens e outros.

Confira também: Inteligência de mercado: como transformar informação em poder de decisão

Qualquer pessoa pode utilizar o geomarketing?

Todas as pessoas desejam expandir o seu negócio, aumentar as vendas, segmentar seu público e direcionar suas campanhas publicitárias, certo? Desde pequenas até grandes empresas de todos os segmentos.

É importante ter profissionais capacitados que saibam coletar, filtrar e manusear os dados para conseguir informações corretas. Existem startups especializadas em inteligência geográfica, como a Datlo, que podem potencializar o crescimento da sua empresa.

Vantagens do marketing geográfico

Utilizar as técnicas de geomarketing trazem diversos benefícios, confira os principais abaixo:

Segmentação de clientes

A segmentação de mercado é um dos grandes benefícios de utilizar essa técnica. Com a precisão dos dados, você sabe exatamente quem é a sua persona, o que ela gosta, como é sua forma de consumo, lugares que frequenta, gênero, faixa etária, faixa salarial e mais.

Imagem colorida com o logo da Datlo no canto inferior direito, imagem composta pelo mapa de Belo Horizonte, onde está realçado os traços da cidades/bairros de BH, com tons de verde do mais fraco até o mais forte simbolizando áreas com potencial de consumo da segmentação doo mercado de confeitaria.

Geração de novos leads

Segmentando seu público-alvo, você consegue criar campanhas e diferentes formas de comunicação de modo preciso, atraindo novos leads conforme suas características e preferências.

Imagem colorida do mapa de Belo horizonte, mais aproximado, com o logo da Datlo no canto inferior direito. Imagem composta por cores rosa, verde separando Belo horizonte por setores comerciais e residências, e com círculos grandes, médios e pequenos tons azuis em degradê simbolizando a atuação da área, a imagem também é composta por via de fluxo, da cor amarela simbolizando a alta intensidade e a vermelha simbolizando muito alta para geração de novos leads dentro do geomarketing

Aumento da taxa de conversão

As taxas de conversão aumentam como resultado de campanhas e ações bem direcionadas que vão de encontro aos seus consumidores, além de criar novas oportunidades para conversão de leads.

Imagem colorida, com o logo da Datlo preto no canto inferior direito. A imagem é composta por um mapa cinza e pontos rosas, mostrando a intensidade que a confeitaria atua, e a taxa de conversão dentro do geomarketing

Você também pode se interessar: Dados demográficos: como utilizar nas estratégias da sua empresa

Principais setores que utilizam o geomarketing

Como dissemos anteriormente, qualquer pessoa pode utilizar o geomarketing. Atualmente, existem setores que se tornaram cases de sucesso utilizando essa técnica e obtendo ótimos resultados, como:

  • Ensino: a captação de novos alunos é um dos grandes desafios desse setor, desde o ensino infantil até o superior. Utilizando o marketing de localização, as instituições conseguem analisar as regiões em crescimento que precisam de colégios, escolas ou faculdades;
  • Alimentação: comércios alimentícios, como bares, restaurantes, lanchonetes e cafés, conseguem identificar potenciais clientes. Assim, como saber qual o perfil do delivery para aumentar as vendas;
  • Varejo: para abrir novas lojas, o geomarketing é essencial para saber onde estão o público-alvo e analisar dados como concorrentes, potencial de consumo e mais;
  • Farmácia: para esse setor, além da localização para a abertura de novas lojas, analisando profundamente o perfil de consumo, gênero, faixa etária e renda, é possível direcionar os produtos que serão oferecidos em cada filial.

Estratégias de geomarketing

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas baseando-se nesses dados, confira as principais:

  1. Demanda de mercado: entendendo a demanda de mercado da região ou do produto, você consegue buscar melhores soluções para aumentar as suas vendas, além de saber quais são os melhores locais para atuar e abrir novas filiais;
  2. Direcionar promoções: direcione promoções para onde você sabe que há grandes chances de consumo, otimizando a quantidade de vendas;
  3. Analisar a concorrência: analisando seus concorrentes, você consegue traçar seus diferenciais e identificar novas oportunidades de mercado.

Por fim, conseguimos entender que o geomarketing é uma técnica valiosa e que pode ser utilizado por todos, independentemente do seu setor ou empresa. Mas somente os dados não trazem resultados, é preciso utilizá-los em estratégias e ações que condizem com as suas metas e mercado.

Se você está planejando a abertura de novas filiais, confira riscos e particularidades e pontos a considerar. Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Datlo

Autor: Datlo

Deixe um comentário