Geomarketing: como encontrar novos clientes na pandemia

Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram que se reinventar de diversas formas, seja no âmbito pessoal ou profissional. De acordo com uma pesquisa feita pela revista Forbes, 551.153 novos microempreendedores foram registrados comparando com o mesmo período de 2019. Isso se deu por conta do alto índice de desemprego no Brasil, que levou o povo brasileiro a aproveitar oportunidades dentro das redes sociais e no mercado digital. Bancos como o Nubank, aumentaram em 50% o número de abertura de contas, atingindo um total de 30 milhões por conta da expansão digital na pandemia, como diz a pesquisa feita pelo Estadão em outubro de 2020.

Tendo em vista essa nova era que estamos vivendo, precisamos pensar em novas formas de buscar novos clientes e, com esse artigo, queremos te apresentar como o Geomarketing ajuda a encontrar esses novos clientes e qual a importância dos dados para uma melhor estratégia comercial.

O que é o Geomarketing?

O termo Geomarketing surgiu em 1950, através de estudos feitos com base em dados geográficos com o objetivo de encontrar as melhores localidades para pontos de vendas observando como diversas variáveis de marketing se espalharam geograficamente.

Com o crescimento do marketing digital, o conceito se ampliou, e hoje o Geomarketing consiste em toda e qualquer estratégia de marketing que inclui inteligência de localização.

Pensando nisso, vamos agora entender como o Geomarketing ajuda a melhorar sua estratégia comercial para atingir novos clientes.

1. Entenda o tamanho do público consumidor

A análise feita por ferramentas do Geomarketing permite encontrar onde existe maior concentração do seu público consumidor, seja ele já pensado anteriormente ou quem consome mais seu produto. Com essa análise, é importante buscar detalhar o tamanho desse público nesses locais e identificar características específicas a fim de encontrar as atividades comerciais mais comuns nessa localidade. A área de busca do público pode ser feita por estado, município, bairro e por setor censitário.

2. Onde seu público consumidor se concentra

Depois de entender o tamanho do público, procure estar onde seu público consumidor mais se concentra. Analisando dados sobre a população como faixa etária, renda, dados de consumo e pesquisa de orçamentos familiares (POF), é possível observar e identificar os padrões comerciais e quais os perfis de consumidores do seu público.

3. Direcione campanhas

Quando você busca entender o tamanho do seu público e onde ele se concentra, é possível ter campanhas mais personalizadas e direcionadas, fazendo com que você saiba aonde você pode investir mais seu esforço de venda, qual seu potencial máximo de efetividade pelo consumo daquela localidade e também te ajuda a planejar melhor onde de qual maneira distribuir verbas nesses diferentes locais.

4. Busque por parceiros comerciais

Com os dados extraídos pelo Geomarketing, também é possível encontrar parceiros comerciais por meio de dados de empresas e pessoas jurídicas.

Os principais segmentos observados são:

  • Pontos de vendas;
  • Distribuidores;
  • Fornecedores.

É importante que você possua uma base de dados atualizada e completa para estruturar uma estratégia efetiva de abordagem para cada parceiro.

5. Analise o impacto da pandemia nos parceiros comerciais

Como dito anteriormente, a pandemia teve um impacto muito grande em todo o setor financeiro, e com a inteligência geográfica é possível analisar os dados de parceiros comerciais como o ritmo de abertura e fechamento de atividades e tempo de vida médio, para entender qual seria o melhor momento para efetuar ações em conjunto com esses parceiros e também, se vocês estiverem no mesmo mercado, procurar estratégias de proteção para superar dificuldades que o parceiro passou e que a sua empresa possa vir a passar.

6. Encontre novos perfis de potenciais parceiros

Através do cruzamentos de dados internos com base no mercado, é possível identificar perfis de clientes que não seriam o foco principal da sua empresa e que estão se saindo melhor. Entendendo isso, vale a pena pensar em novas estratégias para buscar novos parceiros a fim de ajustar melhor o foco da sua empresa.

Agora que você entende melhor como o Geomarketing funciona e como ele pode te ajudar a encontrar novos clientes no seu mercado, que tal colocar esse conhecimento em prática hoje mesmo?

Solicite uma demonstração com a gente e encontre mais clientes com Inteligência Geográfica!

Avalie este post
Datlo

Autor: Datlo

Deixe um comentário