Qual a cidade mais universitária do Brasil?

               Pesquisando em nossa plataforma de geomarketing cheguei a seguinte indagação, ‘’qual será a cidade mais universitária do Brasil?’’. Separe sua carteirinha de estudante e venha comigo em mais uma matéria com base em dados

               Primeiramente irei me ater a explicar como extraímos os dados utilizados na relação entre habitantes por número de matriculados em instituições de ensino superior, ou IES. Em nossa plataforma possuímos de forma organizada e higienizada diversos dados de domínio público, isso quer dizer que cruzamos e correlacionamos diversas bases de dados (estruturadas e não estruturadas) e exibimos em diversos painéis personalizáveis para atender diversos focos de pesquisa.

um grupo de pessoas andando pela calçada com mochilas nas costas

               Retiramos então uma planilha de dados com todas as cidades brasileiras que contam com ao menos um ou mais matriculados em alguma IES; elencamos em escala decrescente e separamos para análise as 30 cidades com o maior número de universitários. Posterior a essa primeira coleta dividimos com a quantidade de habitantes de cada cidade para chegarmos na porcentagem de alunos por habitantes. Por exemplo, a cidade de Curitiba consta com 1.715.049 habitantes pelo ultimo senso realizado, destes, 162.981 estão ingressados no ensino superior, o que representa um valor próximo a 10% da população.

               Também utilizamos nosso painel avançado de CNPJs para verificar quantas IES estão presentes em cada uma das cidades que obtiveram melhor destaque na pesquisa. Logo após o resultado irei comentar sobre os parâmetros que podemos observar quando cruzamos todas as informações coletadas; em nossa plataforma de geointeligência é possível diagnosticar diversas análises para gerarmos os mais contextualizados insights. Quanto mais direcionada for a pesquisa e mais segmentados forem os parâmetros melhor será a clareza nos resultados.

               Dos 30 municípios analisados, 5 se destacam no índice adotado: São Luís do Maranhão ficou como terceira cidade mais universitária do Brasil, 11% da população de 931.674 habitantes estão cursando o ensino superior. As cidades de Niterói – RJ, Florianópolis – SC e Maringá – PR empatam em segundo lugar com 14% de suas respectivas populações matriculadas em IES. E a cidade que responde a indagação inicial que originou esta matéria é o municio de Vitória – ES, com 327.657 habitantes segundo o último senso realizado, a capital do Espirito Santo conta com 55.451 estudantes matriculados em universidades, o que representa 17% da população total.

um pôster azul e branco com diversas informações sobre as cidades mais universitárias do Brasil

               Nas cinco cidades destacadas pela nossa equipe de pesquisa constam 361 CNPJs ligados ao ensino superior divididos em três sessões de CNAEs ligadas a educação: Educação Superior Graduação (41%), Educação superior Graduação e Pós Graduação (36%) e Educação Superior Pós Graduação e Extensão (23%). A cidade de São Luís – MA conta com 123 bases, as cidades de Vitória – ES e Florianópolis – SC possuem 72 polos cada, Maringá – PR conta com 53 unidades e Niterói com 41.

               Ao todo são mais de 300 mil matrículas ativas (levando em conta apenas as cinco cidades já destacadas), 24% das matriculas são por meio da modalidade do Ead e 76% pelo ensino presencial; o que evidencia mais uma vez a força do ensino a distância nos dias de hoje. 62% dos alunos estão em IES da rede privada de ensino e 38% pela rede pública. Os 5 cursos com maior taxa de matrícula são, em ordem: Direito (30.495) / Administração (20.343) / Pedagogia (17.306) / Psicologia (11.750) / Contabilidade (11.646).

um mapa de uma cidade com muitas áreas roxas

               Um ultimo painel que vale a pena destacarmos em nossa matéria hoje é o já comentado Share das IES por Município. Nele podemos ver as porcentagens de matrículas por município segmentado por IES, no infográfico a seguir cada espectro de cor corresponde a quantidade de alunos por universidade. Comparamos três momentos, no primeiro com todos os alunos, no segundo apenas com os alunos da modalidade presencial e no terceiro apenas com os alunos que estudam por meio do ensino a distância.

               A Datlo é uma startup brasileira de inteligência geográfica e análise de dados na nuvem, onde a equipe de engenheiros aplica uma série de higienizações, processamentos e enriquecimentos para que o usuário tenha informações muito mais assertivas e muito mais operacionais. Facilitando o encontro de novos parceiros, mapeando a concorrência ou sabendo posicionar o produto certo na região correta. Ficou interessado em como a Datlo pode apresentar o real potencial expansivo da sua empresa? Solicite uma demonstração e venha descobrir o onde com a Datlo.

Avalie este post
João Pedro Ruiz

João Ruiz | Especialista em Inteligência Geográfica

Apaixonado por inteligência geográfica, inovação e relacionamento interpessoais. Ajudo empresas a resolverem problemas de negócio com foco em dados de forma eficaz através do meu trabalho na Datlo.

Deixe um comentário