A educação à distância vem se consolidando cada vez mais pelo mundo, ainda mais depois da necessidade de ficar em casa devido a pandemia causada pelo Covid-19. Empresas investiram mais no modelo híbrido ou total home office, escolas tiveram que se reinventar para manter um ensino de qualidade para crianças e adolescentes de forma online e universidades investiram mais ainda no ensino superior a distância – seja no ERE ou em cursos EaD.
Visto isto, nosso time de análise de dados reuniu as cidades que mais apresentaram matrículas em cursos superiores à distância e os cursos mais procurados nesta modalidade no Brasil.
Número de matrículas x População
Observando a taxa entre matrículas em cursos de ensino superior e a população de cada cidade brasileira, notamos que cidades de pequeno porte apresentam maior procura nesta modalidade de estudo.
As cidades que mais possuem alunos de curso superior EaD por população são: Rio Bom/PR, Capivari de Baixo/SC, Herval D’Oeste/SC, Valença do Piauí/PI e Taió/SC, sendo que, a cada 10 pessoas na cidade, uma está matriculada em um curso superior EaD.
Na pesquisa, a cidade Rio Bom, localizada no estado do Paraná, apresenta a maior taxa de matrícula por população no Brasil, chegando a quase 2 alunos de curso superior EaD a cada 10 pessoas.
Cursos superiores mais procurados na modalidade à distância
A pesquisa realizada pelo time de especialistas em análise de dados da Datlo ainda apresenta os 5 cursos superiores mais procurados na modalidade à distância e o número de matrículas em cada um deles.
Top 5 cursos mais procurados na modalidade EaD
- Pedagogia, com cerca de 550000 matrículas
- Administração, com cerca de 259000 matrículas
- Educação Física, com cerca de 166313 matrículas
- Ciências Contábeis, com cerca de 152000 matrículas
- Gestão de Recursos Humanos, com cerca de 117000 matrículas
Curso mais procurado: Pedagogia
De acordo com a pesquisa, o curso superior com mais matrículas na modalidade à distância é Pedagogia. O curso é voltado para profissionais que buscam estudar os processos de educação e orientação educacional, podendo exercer atividades como: professor em escolas públicas ou privadas na educação infantil, administração e gestão do sistema escolar escolar, educação especial e pedagogia empresarial e hospitalar. O curso possui diversas bolsas em diferentes instituições de ensino no Brasil, possuindo mensalidades em torno de 60 a 150 reais.
Quer instalar novos polos educacionais e investir ainda mais em educação à distância? Solicite uma demonstração com a gente e saiba exatamente como começar.